1965
Há 59 anos, o Palmeiras faturava o tricampeonato do Torneio Rio-São Paulo ao vencer o Botafogo/RJ por 3 a 0, no Pacaembu.
Vivia a Primeira Academia, então, seus tempos de maior glória, e o time jogava de forma tão contundente que foi apelidado de “Acadêmicos Tremendões”, numa alusão a um dos líderes do movimento musical Jovem Guarda, o cantor e compositor Erasmo Carlos.
O time que entrou para a história foi o seguinte: Valdir de Moraes; Djalma Santos (Nélson), Djalma Dias, Valdemar Carabina e Geraldo Scotto; Dudu (Germano) e Ademir da Guia; Gildo, Servílio, Tupãzinho (Dario) e Rinaldo. Técnico: Filpo Nuñes.
O Divino Ademir da Guia, Tupã e Dario fizeram os gols do jogo.
1932
Há 92 anos nascia, em São Paulo/SP, Dino Sani, um dos mais clássicos volantes da história do futebol brasileiro.
Embora revelado nas categorias de base do Verdão, jogou muito pouco no time principal – apenas 12 partidas – e acabou se destacando, mesmo, no São Paulo/SP, no Boca Juniors/ARG e, já no fim de carreira, no Corinthians/SP. Foi o reserva de Zito na Copa do Mundo da Suécia, em 1958.
Como técnico, iniciou o trabalhos que levaram o Palmeiras à conquista do título do Campeonato Paulista de 1976 (esteve em 11 dos 28 jogos daquele torneio), sendo substituído por Dudu.
1956
Há 68 anos nascia, no Rio de Janeiro/RJ, Milton da Cunha Mendonça, o meia Mendonça, jogador que despontou como craque no Botafogo/RJ, clube pelo qual chegou à Seleção Brasileira.
Após defender a Portuguesa de Desportos/SP, foi contratado em 1985 pelo Verdão para ser o maestro do time. Não chegou a tanto, mas mesmo assim teve um bom desempenho, sobretudo no vice-campeonato paulista do ano seguinte. Pelo nosso time, disputou 104 partidas e marcou 19 gols.
Mendonça deixou o Plano Físico em 05.07.2019, aos 63 anos, por complicações decorrentes de uma queda sofrida dois meses antes em uma estação de trem na capital fluminense.
23/05/2015 at 12:27
Márcio o Mendonça e o Bacharel não jogaram a segunda partida da final do paulista de 1986 né? ou estou enganado. abraços.
24/05/2016 at 14:30
Oi, Maciel.
Vágner Bacharel não atuou porque estava machucado.
Já Mendonça ficou no banco e entrou no decorrer da partida, no lugar de Lino.
Abs.