HORA DE PENSAR NO AMANHÃ

Com o acesso garantido, Palmeiras tem, agora, outra obrigação:
montar um time condizente com a sua grandeza no ano do seu centenário.
 

Cá entre nós, palmeirense amigo: chega de “mais ou menos”, de terminar no meio da tabela, de ser eliminado nas oitavas ou nas quartas-de-final. Ultimamente, com exceção do Paulistão de 2008 e da Copa do Brasil de 2012 (que, confesso, só mesmo a grandeza da nossa camisa pode explicar como ganhamos), o Palmeiras tem sido uma equipe meia-boca, e olhe lá.

Por isso, agora que já voltamos à elite e sabemos com bastante antecedência quais os três desafios que teremos pela frente – Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão – chegou o momento de nossa diretoria arregaçar as mangas e montar uma equipe que possa representar o clube da maneira como ele merece no ano em que se comemorará o nosso centenário.

A boa notícia é que não serão necessárias tantas contratações quantas foram em 2013. Se é verdade que nosso time atual não tem “bala” para uma Série A, também é verdade que em nosso elenco existe, sim, uma espinha dorsal de muita qualidade e que seria titular em quase todos os clubes que disputam o atual Brasileirão: Fernando Prass, Henrique, Wesley, Valdivia, Leandro e Alan Kardec mostraram competência, ficarão em 2014 e formarão a nossa base.

Outros bons nomes também podem e merecem ficar. Ananias (melhor ele aqui e Souza no Cruzeiro/MG do que vice-versa), André Luiz (boa opção para a reserva, bem superior ao seu antecessor, Maurício Ramos), Charles (volante que mostrou boa condição técnica, sobretudo chegando ao campo de ataque), Eguren (precisa ser mais testado, mas parece ter qualidades – só precisa evitar as constantes faltas frontais), Léo Gago (tem um ótimo chute de fora da área e também é bom marcador. Pena ter se contundido com gravidade.), Mendieta (não é o craque que a diretoria tentou socar goela abaixo da torcida, mas provou ser útil, vez ou outra), Ronny (se as contusões diminuírem certamente aparecerá mais), Serginho (seu ponto forte é a personalidade, pois não sentiu o peso da camisa), Tiago Alves (outro que a contusão atrapalhou bastante, mas que merece ser mais bem observado) e Vílson (zagueiro que às vezes oscila, mas que quase sempre vai bem e ainda é uma boa opção ofensiva nos escanteios). O mesmo se aplica a Vinícius e Wendel, dois jogadores tecnicamente limitados mas que podem compor o elenco sem o enfraquecer em demasia.

E ele, merece ficar? Em breve, uma matéria tratará do assunto.

Por outro lado, o goleiro Bruno, o centroavante Caio Mancha, o meia Felipe Menezes, o lateral e também meio-campista Fernandinho, o lateral-esquerdo Juninho, o polivalente Marcelo Oliveira, o zagueiro Marcos Vinícius e o meia Rondinelly já deveriam estar arrumando as malas – seja por que tiveram “n” chances e nunca conseguiram convencer por completo, seja porque nas poucas oportunidades que receberam decepcionaram demais.

Mas… E Márcio Araújo? E Luís Felipe? Bem, estes dois merecem uma análise em separado. Meu xará é o mais odiado jogador do time, mas ao mesmo tempo cumpre uma função tática importantíssima, já que muitas vezes é o único marcador no meio-campo – e olha que nem cabeça-de-área é, mas sim segundo volante. Se fosse escalado em sua real posição, como no começo do Paulistão deste ano, certamente a opinião da galera alviverde a seu respeito seria diferente. Já o jovem lateral-direito, que começou com pinta de que seria um novo Cafu, caiu na mesmice e parece, agora, que quer deixar o clube. Neste caso, é muito simples: se ficar, precisa de um puxão de orelhas, a fim de não se acomodar (como agora, por exemplo); mas se a proposta for vantajosa, pode vender sem medo.

Vale lembrar, também, que alguns dos jogadores que voltarão de empréstimos também devem ser mais bem observados, sobretudo no primeiro semestre. São os casos do goleiro Deola (em minha opinião no mesmo nível de Prass), do lateral-direito Ayrton, do cabeça-de-área João Denoni, do meia Tiago Real e dos atacante Patrick Vieira e Mazinho. Mas, pelo amor de Deus: Maikon Leite, Leandro Amaro e Souza nunca mais!!!

Para finalizar, e antes que você espume de raiva, é claro que precisamos de reforços. Um lateral-direito e um lateral-esquerdo para serem titulares absolutos, um meia-armador para jogar ao lado de Valdivia ou em seu lugar, nas inúmeras vezes em que certamente ele ficará de fora, e um segundo atacante com qualidade para fazer Leandro não se sentir o dono do time.

Como se vê, para se montar em 2014 uma equipe à altura do gigantismo do Palmeiras parece ser mais necessário ter inteligência do que o dinheiro. E este é o meu maior medo.

Obs.: Os goleiros Raphael Alemão e Fábio, o lateral-direito Bruno Oliveira, o lateral-esquerdo Victor Luiz, o zagueiro Thiago Martins, o volante Renatinho e os meias Bruno Dybal e Edílson não foram analisados porque não atuaram em nenhuma partida, pelo menos até agora, desta Série B. 

20 Responses to HORA DE PENSAR NO AMANHÃ

  1. Jorge Farani

    Caro Marcio,

    Concordo com muitos pontos comentados por você. Só não achei correto o tecnico não ter dado oportunidade a alguns jovens valores emergentes que foram emprestados.
    Quanto aos jogadores Deola, Luiz Gustavo e Ayrton que estão emprestados ao Vitoria, posso garantir que de todos apenas o Deola não está jogando por conta de uma contusão ocorrida no inicio do Brasileirão, porem os outros dois estão fazendo excelente campeonato. Falo isso porque moro aqui em Salvador e estou muito perto dessas informações.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Farani.

      De fato, Kleina poderia ter olhado com mais apreço a vários dos jogadores que acabou dispensando, ainda que temporariamente.

      Foi uma escolha que ele teve e que, temos de admitir, acabou dando certo, já que subimos e certamente ganharemos o campeonato.

      Agradeço seu depoimento e lhe dou as boas-vindas ao nosso site.

      Escreva sempre, ok?

      Abs.

  2. Mauricio Mahfud

    Prezado Marcio, como sempre um prazer participar deste espaço! Tenho algumas reflexões sobre teu texto e sobre os comentarios dos amigos aqui:

    1) Excelente como sempre e concordo com tudo

    2) Sobre o Kleina: na minha opinião, o Palmeiras merece sempre o melhor, pois é um gigante. Mas não adianta fazer loucuras. Pra apostar em algum técnico em crescimento, acho melhor deixar o Gilson, apesar de alguns pontos fracos demonstrados este ano, como falta de liderança e mobilização nos momentos decisivos da Libertadores e da Copa BR. Mas acho que ele pode sim evoluir nisso. No mais, no dia a dia, ele tem o grupo na mão e me parece um profissional que tenta se manter atualizado, é transparente e honesto. tem uma leva de treinadores hoje em dia que ganharam espaço dos tradicionais “boleiros”, eles vem com mais preparo, mesmo não tendo sido craques ou ex-jogadores. Eu queria um técnico a altura do nosso time, não em formação, mas quando olho o mercado, não vejo esse cara por ai, pelo menos eu não percebi.

    3) entrevista do Mustafá: ridicula.

    4) Paulo Nobre: dificil ser 100% justo, não sabemos de tudo. Ele herdou um legado horrivel. O que posso dizer é que como torcedor, não me sinto envergonhado do meu presidente como no ano passado. Eu sou favorável de se dar tempo ao tempo. Se ele não for o presidente dos sonhos, creio que também não será dos pesadelos do Tirone e do Mustafá. tem muito trabalho a ser feito, e não se muda tudo em 9 meses. O palmeiras é como uma grande empresa doente, com a diferença que numa grande empresa se tem manos cornetas, menos democracia, o presidente pode assumir algumas posições que num clube não pode, precisa de mais consenso (é como ser sindico de um condominio, vc precisa de consenso, não são administrações simples).

    4) Jogadores: Urgentemente precisamos de 2 laterias e um atacante que sejam incontestáveis, de preferencia de nivel de seleção e nos livrar dos jogadores que sabemos que não vão resolver nada, pois já demonstraram, que não tem bala na agulha pra isso, como o juninho, O proprio Luis Felipe, Felipe Menezes, Bruno, Fernandinho, Marcelo Oliveira etc. Sobre nossa espinha dorsal, ela existe e caras como Prass, Henrique, Valdivia e Kardec, jogam em qqer time no Brasil.

    Abraços,
    Mauricio

  3. Verdade Márcio. Mas ouvindo o que o presidente Nobre anda falando fico desanimado, fica dizendo que não vai fazer loucura. Um time ou um presidente vive e fica marcado por títulos, esse pensamento deke me deixa triste e desanimado.

  4. Ananias, Charles, Juninho, Araújo, Caio, Os 2 Vinicius, A.Luiz e F.Menezes… Thau! Não tem condições de jogar no palmeiras.

  5. bom dia marcio, achei frustante a entrevista do mustafa, na uol, parecia jogada ensaiada, eu me pergunto o que seria do palmeiras, sem a parmalat na admmistraçaõ mustafa? um abração canuso

  6. Boa noite Marcio, Paulo Nobre esta há nove meses no poder, pois vejo que pouca coisa mudou, a administração sempre inibida pela argumentação do estamos sem dinheiro, afinal onde esta o “profissionalismo´´, onde esta a ´´competencia´´, enfim, onde esta o Palmeiras vencedor?

  7. Puts, e essa do Pirlo aí que disse o amigo? Caraca, seria uma opção fenomenal. Nossa, já vou encomendar a camisa, sou fã do futebol desse cara, tá velhão, mas é ídolo. Seria a jogada de marketing mais genial que já ví por aqui. Gostei da sua análise Trevisan, mas tu acha que com esses reforços que faltariam disputaríamos pelo menos uma final de paulistão? Faltou um reforço somente. Um técnico. E outra coisa, sempre critiquei o Marcio Araújo, mas não me desfaria dele, seria um ótimo reserva segundo volante, mas ouça bem, segundo e não primeiro, se for pra ser primeiro, então não cabe nem no banco. O denoni é melhor. Ouvi algo tbm sobre o ALEX do coxa.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Osni.

      Se o Alex quisesse jogar no Palmeiras o teria feito neste ano. Portanto, esqueça.

      Quanto ao técnico, aguarde matéria para a semana que vem.

      Abs e obrigado.

    • O M.Araújo nunca jogou nem de 2º volante. Se o fosse, a torcida nunca pediria a saída dele. E cá entre nós, manter um cara que ganha R$ 170 mil por mês pra ser um reserva, melhor trazer um moleque de 16 anos do fraldinha para ser reserva. Custa no máximo 700 reais. Não tem dinheiro, então diretoria, gaste com parcimônia.

  8. Gostei do lateral direito do Icasa Neílson. É veloz e chuta como poucos.Só duvido que alguém do Palmeiras tenha visto isso.Esse Neílson voou em campo e deu uma canseira danada na nossa zaga. Não se esqueçam que Rosemiro veio do Remo e o Eurico veio do Botafogo de Ribeirão Preto. Temos que descobrir fora do eixo Rio-São Paulo, bons jogadores, pelos menos são baratos. Já que o Nobre não vai fazer loucuras, então, a saída é ir buscar atletas desconhecidos e bons de bola.Assim foi com Tupãnzinho, Ney, Rinaldo, Baldochi, Roberto Carlos etc. Carlão-Perobal Pr

  9. Olha Marcio, gostei de sua análise, mas não concordo com o que vc disse a respeito do Vinícius. Ele já teve todas as oportunidades necessárias e não mostrou nada. Não sabe cruzar, não sabe driblar e não ousa driblar seus marcadores, enfim, ele é um zero à esquerda. Não dá! Precisamos de um volante xerifão, dois pontas e mais um meia, além é claro, de dois alas que sejam melhores que os atuais. Agora precisamos de um bom técnico. Dorival Jr tem a minha preferência, pois o Kleina deixa muito a desejar.Carlão-Perobal Pr

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlão.

      Agradeço seu depoimento e lhe dou as boas-vindas a este espaço.

      Escreva sempre, ok?

      Abs.

      P.S.: Obrigado também pelo depoimento que inseriu na matéria sobre Ademar Pantera.

  10. Robinson - Poços de Caldas

    Bom dia Márcio!

    Concordo com a espinha definida por voce!

    Ouvi numa rádio que o Palmeiras estaria atrás do Pirlo, o que voce acha?

    Puxa vida, laterias estão cada vez mais escassos, voce destacaria algum lateral direito ou esquerdo?

    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Oi, Robinson.

      Pirlo é veterano e certamente demoraria um tempo para se adaptar. Não sei se seria uma boa.

      Quantos aos laterais, deixo duas dicas: Picachu, do Paysandu, e Léo Jaime, do Bragantino.

      Abs.

      • concordo com os laterais, tenho visto alguns jogos do papão, e esse picachu joga bem, anteriormente era pra ter vindo pro palmeiras, mas os caras sempre dão pra trás. igual o luiz ricardo da lusa, joga bem, e não fizeram esforço por ele.

  11. Júnior Colletti

    Bom dia Márcio!

    Estive fora uns dias, pois, estou curtindo, babando e paparicando a mais nova Palmeirense da família… rssrrs!

    Não escrevi esses dias também, pois, agora só discuto o que dirá respeito ao próximo ano. Sinceramente, pra mim pouco importa o título ou não desta coisa chamada Série B.

    E pra resumir, no meu modo de pensar, toda essa discussão sobre montagem de elenco e comissão técnica para o centenário, só precisamos deste termo que você utilizou: inteligência!

    Por que? Vejamos Cruzeiro, Grêmio, Botafogo e pasmem, Atlético-PR. Quais possuem mais de um craque? Ou, melhor, quais os tem?

    Não vejo o futebol brasileiro tão nivelado por baixo quanto a grande mídia esportiva nacional nos quer fazer crer. Mas, não é fácil montar um elenco campeão.

    Hoje, acredito na ideia de que técnico ganha campeonato, sim. Talvez não ganhe um ou outro jogo. Vejamos os casos do Marcelo e Oswaldo de Oliveira: quanto ao primeiro, desde o Coritiba, seus times sempre jogam um futebol envolvente, pra frente. “Ah, tomam bastante gols!” Mas, fazem o dobro ou o triplo deles.

    E, posição por posição, entre os titulares, de quanto será que perdemos para eles? Ok, não vamos comparar com o já campeão brasileiro da série A. Então, com os imediatamente 2º, 3º e 4º colocados. Será que tomamos um banho de qualidade individual de Botafogo e Atlético-PR?

    Logo, chego à conclusão de que precisamos de um técnico com essa visão de jogo. O Palmeirense não quer ganhar de um a zero. O Palmeirense não se preocupa em sofrer gols. O Palmeirense quer um futebol bem jogado, pra cima deles, ganhando, fazendo gols e comemorando.

    Hoje, já revejo até aquela minha opinião sobre o Abel Braga. Será que nos adaptaríamos ao seu estilo? Penso o mesmo sobre Tite, Dunga, Muricy… Talvez o Mano e Dorival sejam deste estilo mais ousado dos disponíveis no mercado.

    Enfim, quem tem o poder de decisão é o Nobre. Então, que ele tenha essa inteligência nas escolhas.

    Ah, e pra apanharmos juntos: Márcio Araújo deve renovar, sim. Não digo que deva ser titular ou que o acho o SEGUNDO volante dos meus sonhos, mas, seria um bom reserva para o Wesley. COMO SEGUNDO VOLANTE!!!

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      Ótimo vê-lo de volta e parabéns pela nova palmeirense na família. Que ela cresça com saúde e muito feliz com as futuras vitórias do Verdão (até porque já perdemos demais, certo?).

      Abs e muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>