PERDEMOS PARA “ELES”. MAS SÓ POR WO.

Torcedor pergunta sobre um clássico em 1923, o qual deixamos de jogar como forma de protesto contra a APEA.

“Olá, Márcio Trevisan.

Minha dúvida é bem antiga: alguns sites e almanaques dizem que o Palmeiras perdeu um jogo para o Corinthians por WO, se eu não me engano em 1923. Em outras fontes, porém, essa informação não aparece. O que você me diz?”.

Marcus Vinícius Marciel, de São Paulo/SP

O que eu te digo, amigo, é o seguinte: de fato, deixamos de comparecer a um derby que valeu pelo Campeonato Paulista de 1923. E a decisão de não entrar em campo nos custaria “apenas” o título daquele torneio.

Esta decisão, inadmissível nos dias de hoje, teve origem no jogo do dia 9 de setembro daquele ano, quando o Palestra Itália derrotou o Germânia por 3 a 2. O resultado foi bastante contestado pelos jogadores do clube de origem alemã devido a um gol marcado, segundo eles, ainda no tempo normal, e que faria com que a partida terminasse empatada. Contudo, o árbitro Sebastião Cravallos, alegando ter apitado o fim do encontro antes que a bola tivesse ultrapassado a linha fatal, decretou a vitória palestrina.

Decisão de não entrar em campo no derby de setembro de 1926 foi do presidente Francisco De Vivo

Inconformada, a diretoria do Germânia levou o caso para a APEA (a FPF da época), que decidiu marcar um julgamento para a questão. Esta posição tomada pela entidade que organizava o Paulistão causou um profundo mal-estar entre os palestrinos. Não havia chance alguma de o resultado do jogo ser alterado, mas somente o fato de ter uma vitória obtida no campo de jogo discutida nos tribunais já arranhou a superioridade que nosso dirigentes de então julgavam ter.

A fim de mostrar a sua força e provando confiar totalmente na capacidade de sua equipe, a diretoria alviverde comunicou à APEA que, em represália ao fato, deixaria de comparecer à partida seguinte, perdendo desta forma por WO. Assim, diziam, o clube comprovaria sua grandeza e, mesmo desperdiçando dois pontos (na época as vitórias valiam apenas isso), ainda haveria de conquistar o título.

O que ninguém se lembrou é de que o jogo seguinte seria contra o Corinthians, justamente a equipe que mais próxima estava da taça. Diante da decisão de não entrar em campo, o Palestra ficou três pontos atrás do rival quando faltavam só três rodadas para o fim do Paulistão.

Cumprindo aquilo que prometera, nossa equipe venceu os seus três últimos jogos, enquanto o Corinthians perdeu sua última partida, para o Sírio, por 3 a 2. Ou seja: se tivesse jogado o clássico marcado para o dia 16 de setembro e se o tivesse vencido, a festa do título paulista de 1923 teria sido alviverde, e não alvinegra.

Quando os dirigentes palestrinos fizeram as contas, já era tarde demais.

Atenção: tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o Palestra/Palmeiras? Então, aproveite o espaço abaixo e envie sua pergunta. Ela será respondida nesta seção.

Obs.: Esta seção será atualizada em 08.09.2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>