Mesmo dependendo ainda de suas próprias forças, permanência do Palmeiras na elite do futebol está nas mãos do time do “pofexô”.
Meus amigos.
Começo esta crônica lhes pedindo desculpas. Neste fim de semana, além dos compromissos que, como sabem, muitas vezes me impedem de dar em nosso site a atenção que vocês merecem, um outro problema me atrapalhou muito: fui acometido por forte gripe, que me gerou dores de cabeça e febre alta. Resultado: enquanto o Palmeiras – em Curitiba/PR – mais uma vez nos fazia passar vergonha, eu – em um leito hospitalar – tentava fazer baixar minha temperatura – algo que, para ser sincero, até agora (escrevo esta crônica às 23h46 de domingo) não consegui por completo.
Fiz este enorme preâmbulo, na linguagem jornalística conhecido como “nariz de cera”, para lhes explicar o motivo da ausência das análises tática e técnica de cada jogador. Afinal, não assisti à partida e à sua gravação, neste momento, também não me sinto em condições de assistir.
Porém, se pensarmos com frieza, elas nem seriam necessárias, já que nossa situação é muito simples: se vencermos o Inter/RS e o Atlético/PR, permaneceremos na Série A em 2015. Mas aí pergunto: como conseguiremos isso?

Júnior berra com o time. Mas em casa que falta pão – ou seja: bons jogadores -, todo mundo grita e ninguém tem razão.
Internauta amigo: não lhes mentirei. Não vamos somar seis pontos nas próximas duas partidas. Embora, como diz o antigo jornalista esportivo, “o lambari seja pescado e o jogo seja jogado”, a verdade é que não temos time, não temos técnico, não temos Comissão Técnica, não temos diretoria e não temos presidente para ganhar dois joguinhos seguidos que sejam.
Assim, neste momento, mais até do que torcer por uma vitória do Palmeiras em Porto Alegre/RS, sábado que vem (algo quase inimaginável), temos é que torcer (ou melhor: temos é que rezar) por uma vitória (ou, ao menos, um empate) do Flamengo/RJ no próximo domingo, em Manaus/AM, diante do Vitória/BA. Neste caso, ainda que percamos no Beira Rio, chegaremos à última rodada dependendo apenas de nossas forças em um jogo em casa (seja na Arena Palestra Itália ou em outro local).
Claro que a matemática aponta que Bahia/BA e até Botafogo/RJ ainda nos podem ultrapassar, mas o futebol que estes times vêm jogando afirma que já carimbaram o passaporte para a Série B.
Os baianos não podem, de jeito nenhum, ganhar do time do “Pofexô”, pois se o fizerem muito provavelmente colocarão o Verdão na ZR justamente na última rodada. E mais: passarão a depender, eles sim, de uma simples vitória sobre o Santos/SP, em seu estádio, na última rodada, para escaparem. E alguém aí acredita na possibilidade de nosso rival dar o sangue apenas para salvar a nossa pele?
Como se vê, palmeirense amigo, o bom é que, pelo menos por enquanto, o Palmeiras depende de suas próprias forças para evitar o mal maior.
E o ruim também.
25/11/2014 at 18:59
Márcio, veja a matéria com a entrevista do Valdívia.
(sobre jogadores em final de contrato)
É um verdadeiro puxão de orelha no fraquíssimo Dorival Jr.
Além do Palmeiras depender desse jogador em campo, agora precisa dele também fora para alertar o juvenil Dorival sobre erros grosseiros de opção dentro do elenco.
Os jogadores em final de contrato não são Garrincha, Pelé, Ademir da Guia, Leivinha, Evair ou qualquer um desse tipo, são jogadores comuns, perfeitamente substituíveis, mas que o nosso amador treinador não enxerga.
25/11/2014 at 3:46
em primeiro lugar lhe desejo pronta recuperação Marcio
Marcio como profundo conhecedor das entrelinhas palmeirenses gostaria de lhe fazer uma pergunta:
qual seria o melhor presidente ??
Nobre foi um desastre ,,,Pescarmona é um maluco …
se eu fosse sócio não saberia em quem votar
O Belluzo é um palmeirense de respeito mas fez muitas trapalhadas financeiras
confesso que não sei a quem torcer
quem seria o menos pior ???
25/11/2014 at 19:58
Olá, Pedro.
Não posso declarar meu apoio porque isso poderia influenciar algum eleitor.
Mas sua análise sobre os candidatos é corretíssima.
Abs.
25/11/2014 at 2:51
Nem tenho mais ânimo pra comentar nada. Sabado descobrirei se vou continuar acompanhando futebol ou vou aposentar minhas camisas. Mais 2 anos com esse playboizinho eu to fora. Já basta ter que aguentar a Dilma. Do Brasil eu não posso sair mas do Palmeiras eu posso. É só não ligar a tv em jogo e nem ler a página dos esportes no jornal.
24/11/2014 at 21:17
Márcio mais como essa diretoria do Palmeiras é burra e incompetente, vai jogar no sábado as 19:30 hrs enquanto o Flamengo e Vitória jogam as 21:00 hrs, ou seja o Vitória joga SABENDO DO RESULTADO DO Palmeiras, os dois jogos deveriam ser no mesmo horário, a tv que se dane. abraços.
25/11/2014 at 19:56
Pois é, Maciel.
Isso pode nos complicar muito.
Abs.
24/11/2014 at 18:10
Márcio sempre tem a conversa fiada que não tem dinheiro né? Porque então o Paulo Nobre quer se reeleger??? vai enganar outro que não sou idiota de acreditar nessa conversinha, se não tivesse dinheiro ele cairia fora. Nota zero para os vagabundos mariquinhas. abraços.
24/11/2014 at 16:12
Caro Marcio,
Primeiramente gostaria de desejar pronta reabilitação da sua saúde.
No que diz respeito a esse time que chamam de “Verdão”, gostaria de mais uma vez de ratificar aquilo que venho comentando no seu blog, que o Palmeiras vinha dando sorte quando as “mediocridades” que estavam abaixo dele não decolavam e por isso mesmo não incomodavam. Agora, as “mediocridades Coritiba e Chapecoense” decolaram, passaram ele para traz, complicando a vida do clube, que embora dependa exclusivamente dele, ainda assim não tenho confiança, pois independente de ser um velho freguês do Internacional ainda tem contra si o fato do colorado precisar de pontos para chegar a Libertadores e ainda ter que ir jogar contra o Atlético PR pressionado pela vitoria de qualquer jeito e aí nós já sabemos o que sempre dá.
No que diz respeito ao Flamengo, mesmo achando que o jogo será realizado fora do Rio, o Flamengo negociou a cota e normalmente quando isso acontece quem compra os direitos exige a presença dos titulares. O único problema que vejo em tudo isso, e eu conheço muito bem, pois moro em Salvador, é o Vitoria que é conhecido como um time tão instável e irregular quanto o Palmeiras. Quando você faz fé nele, ele brocha. E quando você nada espera dele, ele se supera e apronta.
É isso aí! O Palmeiras não procurou, então achou.
25/11/2014 at 19:55
Obrigado, Farani.
Conheço o Luxa, trabalhei com ele, e não acredito que ele entrará em campo para perder. Daí minha esperança.
Porque perder do Inter é quase uma certeza, infelizmente.
Abs.
24/11/2014 at 15:14
A justiça vem mesmo á cavalo !!!Nobre colocou os preços 80–150–250–500 contra o esporte um time que ainda ta lutando pra não descer pela terceira vez !!!Quantas pessoas o Jênio do Nobre e mustafá acham que vai dar na ARENA no ultimo jogo ???????
24/11/2014 at 13:41
Márcio, espero que melhore rápido, assim como o nosso time.
O que foi feito de errado, todo mundo está cansado de saber.
Tanto neste blog, quanto em outros locais, torcedores e editores de blog já detalharam tudo que de absurdo ocorreu neste ano.
Terminado o campeonato, ai sim, muita coisa precisa ser discutida em termos de futebol no clube.
O momento agora é de tentar de todas as maneiras tirar o Palmeiras dessa situação critica, pois tenham certeza de que no time do Vitória, todos estão empenhados em salvar sua equipe e acreditando que irão conseguir, mesmo tendo a noção de que o time deles é horrível e quem viu jogos deles sabe disso.
Felizmente o jogo contra o Atlético PR é depois das eleições e ai teremos finalmente, com qualquer resultado, a possibilidade de todos torcerem pela permanência do time na série A.
Outro ponto favorável é que o Flamengo joga no Amazonas e tem que dar o mínimo de satisfação ao seu torcedor de lá que vai lotar o estádio.
Com o Flamengo não perdendo, o Palmeiras dependerá de seu resultado para se salvar e se tiverem o mínimo de vergonha na cara e brio, podem conseguir.
Vale lembrar que o Flamengo deve muito ao Palmeiras de Mustaphá, pela viagem de ônibus que o então presidente forçou o time fazer, antes de jogar a partida que decidia a sorte dos cariocas na competição.
25/11/2014 at 19:53
Marco: grato pela força.
Vc está corretíssimo. Mas algo me diz, acredite, que escaparemos.
Abs.
24/11/2014 at 12:54
Que situação chegamos!!!!
Desejo a você caro Trevisan miutas melhoras em primeiro lugar a Saúde, pronto atendimento e muito descanço.
Só as vitórias interessam ao Verdão para não dizer verdadeiros milagres, só rezando mesmo.
Abs.
25/11/2014 at 19:51
Obrigado, Alfano.
Fica a dica: reze para o Flamengo não perder do Vitória.
Só assim teremos chances.
Abs.
24/11/2014 at 12:35
Marcio, bom dia.
Eu não assisti o jogo, mas ao contrário de você foi porque me senti envergonhado de ver mais uma derrota deste time que nem medíocre é, mas sim é vergonhoso e indigno de vestir o nosso manto e jogar com nosso escudo no peito.
Se formos mesmo rebaixados – o que, embora todos torçamos para que não aconteça, esse time não nos dá esperança – a diretoria e os jogadores terão que aguentar os bandidos das torcidas uniformizadas e, quando se trata de bandidos só pode vir coisa tenebrosa.
Ocorre que o próprio clube e seus diretores criaram, alimentaram e paparicaram esses monstros então agora vão ter que aguentá-los. Agora mesmo o presidente tenta uma reaproximação com eles por causa das eleições, o que é uma vergonha.
Só nos resta rezar.
Um grande Abraço e breve restabelecimento.
Gleimar.
25/11/2014 at 19:51
Gleimar: agradeço os votos.
A tentativa de reaproximação de PN com as uniformizada é enojante.
Abs.
24/11/2014 at 11:58
Márcio, bom dia e que você melhore rápido.
Esse time, que veste nossa camisa, tem medo, perdeu a confiança. Por isso não agride e nem peita o adversário. Juninho, em entrevista após o jogo, deu a entender que perderemos para o Inter…tá, sabemos disso, mas não precisava escancarar.
Avanti, Palestra!
25/11/2014 at 19:50
Joab, vi a entrevista.
O cara já adiantou, mesmo. Meus Deus! A que ponto chegamos!
Obrigado pela torcida.
24/11/2014 at 11:32
Marcio,
Estimo as melhoras para você, que com certeza em breve estará prontamente restabelecido. Quanto ao nosso time não há remédio que dê jeito. Só espero que uma coisa aconteça: Após ler a enxurrada de críticas à gestão PN, espero que essas críticas se traduzam em uma derrota esmagadora nas eleições do dia 29, pois, quem sabe, a partir daí, a cura do Palmeiras estará a caminho. Belluzzo teve seus erros, mas atualmente, julgo que seja o melhor para recuperar a auto-estima do palmeirense há muito tempo abalada pelas seguidas gestões catastróficas pelas quais passamos nos últimos tempos.Além do que ele pensa o Palmeiras como deve ser sempre pensado – GRANDE. Exemplos para isso não faltam, entre eles: Co-gestão Palmeiras/Parmalat, Acordo com WTorre para construção do Allianz Parque, que nos próximos anos será grande fonte de receitas para o clube. Um grande Sonho para o futuro do Palmeiras seria que os Grandes Palmeirenses se unissem em prol do clube para trazê-lo de volta ao seu protagonismo habitual.
25/11/2014 at 19:49
Oi, Hélio.
Belluzzo foi mal, muito mal na presidência, pois fez besteiras absurdas.
Mas nem de longe pode ser comparado à atual gestão.
Quanto a união dos palmeirenses de bem, esqueça: se italiano fosse unido, o Império Romano existiria até hoje.
Abs e obrigado pelo votos.
26/11/2014 at 16:01
Marcio,
Besteiras absurdas todos os presidentes de uns tempos para cá fizeram. No entanto não lembro de qualquer atitude destes outros comparáveis as ações que eu descrevi acima, o que por si só já bastaria para divulgar nossa imagem ao mundo como uma das potências do futebol brasileiro. Além disso trouxe e trará muitos recursos ao clube.Além do que, creio que essas besteiras feitas na gestão Belluzzo foram sempre no intuito de pensar o Palmeiras Grande conforme sua história mostra. Já os outros presidentes marcaram suas passagens pelo clube, disseminando a política do bom-e-barato, mas que, na verdade, é ruim-e-caro. Quanto a União dos Palmeirenses disse que era apenas um sonho, e creio que sonhar é a única coisa que ainda podemos fazer considerando o estágio de incompetência absoluta de nossos dirigentes atuais, além do que hoje o Palmeiras já não é mais um clube só de italianos. Existem muitos Grandes Palmeirenses Brasileiros que poderiam iniciar uma revolução administrativa no clube.
26/11/2014 at 19:22
Oi, Hélio.
Nesta semana conversei com importantíssima figura política do Palmeiras (da Velha Guarda, claro) e ele me confirmou algo que eu já previa: a jovem guarda dos conselheiros palmeirenses é quase tão ruim quanto a atual.
Ou seja: estamos numa situação muito complicada não só dentro do campo, mas também fora dele.
Abs.
24/11/2014 at 11:26
Pergunta que não quer calar?
Qual é o mistério de Juninho Pompers ser titular absoluto com todos os técnicos que passam pelo Palmeiras?
Paulo Nobre o Palmeiras só tem duas salvações, chamam-se Flamengo e Santos! Entendeu ou precisa DESENHAR?
24/11/2014 at 10:59
Sabe o que é pior Márcio, ver palmeirenses defendendo o Nobre. Ele realmente conseguiu cuidar bem da própria imagem, coisa que nem de longe fez ao nosso amado clube.
Se fosse qualquer outro presidente já estaria sendo escorraçado por 100% da torcida, mas tem alguns sites palestrinos, como b……… que defendem ele no dia que praticamente encaminhamos nossa 3º queda e o pior em pleno centenário.
25/11/2014 at 19:47
Oi, Tiago.
Se alguém defende PN, ou é porque sabe que Pescarmona é ainda pior ou então, por outras razões. Entendeu?
Abs.
24/11/2014 at 10:50
bom dia marcio
melhoras pra você
já que o brunoro é tão amigo do luxemburgo, pede pra ele ligar pro mesmo
e implorar pra que o flamengo jogue pelo menos com vontade contra o vitoria,
porque se jogar o que jogou contra o criciuma, não sei não….
agora, tanto flamengo, como santos, acho que vão querer disputar a sul-americana,
então não podem dar mole..
quanto a nós, se pudesse, não iria-mos a porto alegre e perderia-mos por w-o. e ja começamos a preparar o time, quer dizer, o amontoado, psicologicamente para
poder enfrentar o atletico paranaense, e que não seja na arena, porque esses pseudo-jogadores do palmeiras não tem um pingo de personalidade para jogar um jogo dessa responsabilidade naquele campo…
25/11/2014 at 19:46
Oi, Antônio.
Grato pelos votos de melhoras.
Pois é: neste momento, também não tenho certeza se uma Arena lotada com 40 mil pessoas diante do Furacão será bom ou ruim.
Melhor levar o jogo pro Interior?
Abs.
26/11/2014 at 17:07
Mas que pensamento de JIRICO heim Marcio Trevisan, o Parceiro leva quase 5 anos pra contruir uma Jóia como o Allians parque, e vc quer jogar no pantanal ou outo lugar qualquer??Não precisa de mais gente pra nos apequenar !!!Ja temos nossa própria DIRETORIA !!!!
26/11/2014 at 19:25
Oi, Sérgio.
Vamos por partes:
1 – Creio que o fato de termos atuado na Arena Palestra Itália contra o Sport/PE atrapalhou alguns jogadores, sobretudo os mais jovens. Daí não querer correr o risco de sermos rebaixados em nosso novo estádio logo em sua segunda partida.
2 – O espaço aqui é democrático. Você pode concordar comigo ou discordar de mim à vontade. Mas não pode – e garanto: não irá – ofender a mim, como fez neste comentário mal-educado, ou mesmo a qualquer outro internauta desta página. Assim, sugiro usar da boa educação das próximas vezes pois, se mais uma opinião ofensiva for inserida, serei obrigado a bloquear seu acesso a este espaço.
Abs.
24/11/2014 at 9:58
Márcio, primeiramente gostaria de lhe desejar melhoras.
Em segundo lugar gostaria de explicitar a minha insatisfação com o indivíduo que agora ocupa o cargo de técnico do Palmeiras, repito o que já havia falado no momento de sua contratacao, colocaram um especialista em rebaixamento para salvar o time do rebaixamento, meses depois vemos o resultado: o time é um bando, o técnico está apegado há alguns atletas que não apresentam qualquer resultado e isiste em mante-los equanto outros estão largados ao banco de reservas, eu me pergunto, porque Felipe Menezes e não Allione? Mazinho e não Mouche? Henrique e não Cristado? para que insistir no Wesley?
Realmente agora só nos resta uma opção no campeonato, contar com Flamengo e Santos e quando digo isso não falo em apenas torcer, a mala branca precisa voar, principalmente para o Flamengo, o Palmeiras não pode cair novamente, a história prova que o descenso não traz nada produtivo ao clube, fora o enorme prejuízo financeiro. Portanto digo com conviccao, diretoria do Palmeiras, prepare uma polpuda mala branca ao Flamengo, é a história e principalmente o futuro do clube que estão em jogo.
25/11/2014 at 19:44
Lucas: como o dinheiro é pra vencer, acho válido.
É vergonhoso para um time com a grandeza do Palmeiras, mas na hora do sufoco, meu amigo, vale tudo (desde que dentro da ética).
Agradeço seus votos.
Abs.
24/11/2014 at 9:16
Prezado Marcio, espero que voce se recupere rapido !!!
Analisando o elenco do Palmeiras e suas limitações ,realmente nao havia solução para a substituição do Valdivia, o time é horrível, o que realmente lamento mais e de forma profunda é a insistência e a arrogância do Paulo Nobre em não demitir o Brunoro, o que é uma afronta !!! , creio que incompetentes em certos estágios de erros e de poder, ao invés de abaixarem a cabeça e repensar suas vidas , agem de forma mais arrogante, casos de Felipão e agora PAULO NOBRE !!! votarei com muito prazer no PESCARMONA , um voto de vingança !!! mas também de esperança pois você Paulo Nobre não está a altura deste cargo , o que você fez em nosso centenário não é adimissivel é coisa de filinho de papai brincando paixão de 15 milhoes.
25/11/2014 at 19:43
Olá, Marcos.
Ao saber em quem você votará confesso uma certa tristeza de não ser sócio.
Abs.
24/11/2014 at 9:11
Bom dia Márcio e amigos…
Também não assisti o jogo… e isso me fez um bem danado. Ou pelo menos, não me fez mal. Fui saber da derrota aos 35min do 2º tempo.
Conferi a escalação inicial, e percebi que o Palmeiras é o único time do mundo que perde 3, 4 jogos seguidos e ninguém mexe no time. Enquanto Juninho, Diogo, Mazinho, e esse pereba desse Henrique estiverem em campo.. não assisto mais jogos do Palmeiras, por respeito à Edmundo, Evair, Zinho, R. Carlos, Rivaldo, Djalminha.. entre outros… porque foram estes que me apresentaram o verdadeiro Palmeiras!
25/11/2014 at 19:42
Pois é, Rodrigo.
Pelo que vc escreveu, só uma nova Parmalat dá jeito neste time.
Abs.
24/11/2014 at 8:56
Márcio,
bom dia.
Tenha uma pronta recuperação. O que lhe aconteceu é culpa do time que nós torcemos. Ficamos totalmente atordoados que esquecemos até de nos cuidar.
Ontem, como não saiu gol no primeiro tempo e o Valdivia não pode continuar, o Dorival colocou o super-astro “Diogo” pra ser o armador, afinal, pra atacante ele não serve, defensor também não, então o homi arrumou lugar no meio. Me expliquem como um time que entra pra jogar no contra-ataque, coloca o “velocista” Henrique? Aliás, porque ele joga todo jogo? Ele sempre substitui o Juninho, que na minha opinião nem deveria jogar, então porque entrar com ele?
O Dorival já se igualou ao Gareca em derrotas, sendo que uma delas foi humilhante. Não podemos nos esquecer que no ano anterior ele levou 02 à bancarrota.
Os maiores culpados do rebaixamento: PN, Mustafá, Brunoro, GK, Dorival.
Cuide-se e quando estiver forte, escreva nos sobre boas notícias.
Abs
25/11/2014 at 19:41
Oi, Édson.
Obrigado pelos votos.
Mas, na boa: se cairmos o Júnior terá culpa, assim como teve em relação ao Flu. Mas com o Vasco, não, pois dirigiu a equipe apenas por cinco jogos.
24/11/2014 at 8:12
Me desculpe, esqueci de um detalhe. Será que seremos um mendigo residindo em uma mansão?
25/11/2014 at 19:39
Espero que não, amigo.
Abs.
24/11/2014 at 8:11
Marcio amigo Palestrino
Desejo que vc melhore, nem vamos falar do futebol comandado pelo nosso nobre amigo presidente. Com ele é impossível que o Palestra melhore.
25/11/2014 at 19:38
Obrigado, Carlos.
Pois é: e o cara ainda quer mais dois anos.
Abs.
24/11/2014 at 8:04
Marcio, estimo suas melhoras. E para não lhe cansar, darei as notas. Excetuando-se o Prass, ninguem pode receber mais do que satisfatório (sendo a maioria ruim e muito ruim). Quanto ao técnico, gente boa, mas não servirá para o nosso amado Palestra se permanecermos na série A. O que está quase impossivel. SERÁ QUE VOU CHORAR OUTRA VEZ?
25/11/2014 at 19:38
Agradeço os votos, Bibanco.
Infelizmente sou obrigado a concordar; Júnior é palmeirense, havia acertado a equipe, mas sabe-se-lá por que mudou o esquema e tudo se complicou.
Neste momento, meu coração diz que não cairemos. Mas se o Vitória/BA vencer o Flamengo e nós não venceremos o Inter/RS, aí acho que não dará mais.
Abs.