CAP. 4 – NASCE UMA ESTRELA

Os sete dias entre a primeira e a segunda reunião de fundação do novo clube mais pareceram sete séculos para Ragognetti, Cervo e Marzo. A ansiedade pela chegada da histórica data de 26 de agosto de 1914 era acompanhada, paralelamente, pelo temor de um novo fracasso. E se poucos aparecessem? E se ninguém aparecesse? E se…

As dúvidas e os medos tornavam os corações dos três rapazes do bairro do Brás acelerados e descompassados. A boca, seca, nem mesmo o vinho tinto, sorvido em sôfregos goles, parecia conseguir molhar. Mas assim, como sempre aconteceu e sempre há de acontecer, o Sol nasceu naquela fria manhã de quarta-feira, em que São Paulo/SP timidamente iniciava mais um dia de trabalho. Contudo, aquele haveria de ser diferente, pois marcaria o nascimento de um de seus mais importantes filhos.

À hora marcada, 46 pessoas – incluídos aqui Ragognetti, Marzo e Cervo – se reuniram no mesmo Salão Alhambra. Se comparado ao que se havia visto uma semana antes, este número era irrisório. Mas se era com o que se podia contar naquele momento, então seria com aqueles italianos e “brasilianos” que se fundaria o Palestra Itália. Eram poucos, e isso se admitia, mas ao menos estavam unidos, já que todos que ali se encontravam concordavam sobre o ponto crucial daquele primeiro momento: o novo clube seria apenas e tão somente de “calcio” ou, como os brasileiros já o chamavam por aqui, de futebol.

Um dos 46 presentes que assinaram a ata de fundação da Società Palestra Itália era – vejam só! – Caetano Tozzi. Já há alguns anos no Brasil, não é que nosso primeiro protagonista havia progredido? Funcionário de carreira das Indústrias Matarazzo, tornou-se um dos fundadores oficiais do novo clube. Mas não viveria muito tempo para vê-lo brilhar – 15 anos depois, em 1929, faleceria de causas naturais. Mesmo assim, ainda pôde comemorar a conquista de três títulos paulistas – em 1920, 1926 e 1927.

1ª bandeira do Palestra Itália (fonte: site “Palestrinos”)

Voltemos, porém, à fundação do Palestra. Nossos três rapazes não continham a alegria. Enfim, o sonho se concretizava e a colônia já tinha uma agremiação só sua para jogar futebol.

O tilintar dos copos repletos de vinho tinto ecoou pelos arredores, e no ar se respirava um novo tempo, repleto de esperança e certamente de futuras alegrias.

Mas, após o tradicional brinde e a alegria pelo nascimento de mais um “uriundo”, rapidamente o sorriso se desfez na face de todos os 46 homens. O motivo? Muito simples: onde conseguir o dinheiro suficiente para a efetiva criação do Palestra? Quem pagaria por todos os documentos oficiais necessários para que o novo clube fosse reconhecido, oficialmente, como uma entidade esportiva? E o aluguel da sede, quem bancaria? Aliás, onde seria a sede?

Foi então que Vincenzo, Luigi e Emanuelle perceberam que, dentre tantas preocupações e decisões que tiveram e tomaram, haviam se esquecido deste detalhe. Todos trabalhavam, claro, mas ninguém tinha condições de assumir tamanha responsabilidade financeira.

A única maneira de o Palestra Itália não vir ao mundo como natimorto seria oficializá-lo o mais rapidamente possível e, por isso, em meio às conversas paralelas que se seguiram, nas quais cada um tentou achar uma solução para o problema, pediu a palavra um homem já maduro, na faixa dos seus 40, 45 anos. Elegantemente vestido, usava um vasto bigode e tinha a postura de um verdadeiro “signori”. Percebia-se facilmente que se tratava de alguém importante. Assim que o silêncio se fez, ele se pronunciou:

“Senhores, boa noite. Meu nome é Ezequiel Simone, sou um italiano que encontrou no Brasil as condições necessárias para progredir na vida. Não sou rico, apenas um empresário que aprecia o futebol e que não poderia deixar de estender a mão a compatriotas num momento como este, em que juntos decidimos pelo nascimento de um clube que, certamente, há de nos unir e de orgulhar a nós e a nossos descendentes. Desta forma, ofereço-me para patrocinar todos as despesas necessárias para o bom andamento do nosso processo de oficialização junto aos órgãos competentes, sem que com isso tenha de ser ressarcido futuramente e nem exija qualquer vantagem ou posto de liderança na primeira diretoria que teremos de escolher”.

Uma grande salva de palmas e gritos de vivas se seguiram assim que Simone acabou o seu rápido discurso. Ao fundo, os primeiros brados de “Presidente!” começaram a ser ouvidos. Vincenzo Ragognetti, então, pediu que todos se mantivessem em silêncio e declarou:

“Prezado senhor Ezequiel Simone: humildemente, aceitamos a sua oferta e por gesto tão amável, em nome de todos os presentes, agradecemos. Em contrapartida, reconhecendo no novo amigo que ora se apresenta figura de destaque na sociedade paulistana, e acreditando ser possuidor de vasta experiência administrativa, oferecemo-lhe o posto de primeiro presidente da Società Palestra Itália, cargo que certamente ocupará com talento e dedicação”.

Ezequiel Simone bem que tentou, mas não conseguiu evitar tamanha honraria. Afinal, a proposta de jornalista do Fanfulla foi aceita por unanimidade, com todos os outros 45 fundadores a apoiando sem ressalvas. Ao mesmo tempo constrangido pelo fato de sua ação ter enveredado por um caminho que lhe era inesperado, aquele senhor de meia idade não escondia, também, o orgulho que tomava conta de seu peito. Certamente, naquele momento ele sequer imaginava, mas acabava de entrar para a história do futebol brasileiro.

Na próxima vez em que nos encontrarmos, relembraremos os primeiros dias da gestão de Ezequiel Simone como presidente do Palestra Itália. E se alguém pensa que eles foram fáceis, então deve se preparar para o pior.

Quer comentar este texto? Escreva para [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 05/03/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>