PALESTRA 5 x 1 ‘ELES’: FREGUÊS É FREGUES EM TODO TORNEIO

Logo na estreia de ambas as equipes na história do Rio-São Paulo, Verdão aplica uma inesquecível goleada.

Desde que o futebol aqui aportou, no fim do século 19, começou a rivalidade entre paulistas e cariocas. Por isso, alguns anos depois, começou a ser disputado o que foi chamado de Título Honorário de Campeão do Brasil.

Mas a rixa entre as duas unidades da federação foi, aos poucos, ganhando proporções inimagináveis, o que fez com que a CBD decidisse criar, em 1933, o Torneio Rio-São Paulo. Com o calendário apertado – sim, já naquela época este era um grande problema do futebol brasileiro -, a solução foi fazer com que os jogos que envolvessem os clubes paulistas valessem tanto pelo campeonato regional quanto pela nova competição.

Por isso, a estréia do Palestra Itália no torneio do qual viria a se sagrar pentacampeão muitos anos mais tarde aconteceu justamente contra o seu então já maior rival, o Corinthians/SP. A partida foi disputada na casa adversária mas, mesmo assim, o alviverde não esboçou nenhum gesto de educação: com espetacular atuação de Romeu Pellicciari no primeiro tempo e de Gabardo na etapa final, aplicou históricos 5 a 1 em pleno Parque São Jorge e estreou com o pé mais do que direito no campeonato do qual viria a ser o grande campeão.

Agora, cá entre nós: se o jogo terminou 5 a 1 para o Palestra e valeu por dois campeonatos, não seria justo considerarmos que, na verdade, vencemos por 10 a 2 (rs…)?


TORNEIO RIO-SÃO PAULO/1933
CAMPEONATO PAULISTA/1933


1 x 5


07/05/1933


15h00


ESTÁDIO ALFREDO SHURIG – PARQUE SÃO JORGE, EM SÃO PAULO/SP

ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA

PÚBLICO NÃO DIVULGADO


VIRGÍLIO FREDRIGH/SP

ROMEU PELLICCIARI AOS 21 E AOS 32 MINUTOS DO PRIMEIRO TEMPO. GABARDO AOS 7, CARAZZO AOS 23, GABARDO AOS 25 E RATO II AOS 38 DA ETAPA FINAL.

REDE
-
JAÚ
NASCIMENTO (NICOLAU)
-
BRITO
GUIMARÃES
MUNHOZ
-
BOULANGER
BAIANINHO
FEITIÇO
CARLITO
RATO II

TÉCNICO: PEDRO MAZZULO

NASCIMENTO
-
CARNERA
JUNQUEIRA
-
ADOLPHO
TUNGA
CAMBON (GARCIA)
-
AVELINO
GABARDO
ROMEU PELLICCIARI
CARAZZO
LUIZ IMPARATO

TÉCNICO: HUMBERTO CABELLI

Obs.: Esta seção será atualizada em 02/09/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>