Com apenas um titular, Palmeiras joga mal de novo e dá vexame dentro de casa
MARCELO LOMBA – 6
BOM
Sem culpa alguma nos dois gols que levou, ainda fez uma ótima defesa e impediu que a vergonha fosse ainda maior.
GIAY – 4,5
RUIM
Espero que tenha sido em razão do nervosismo da estreia, mas é inadmissível que um jovem de 20 anos perca todas – repito: todas! – as disputas para um veterano de 37 anos, inclusive a que resultou no primeiro gol dos caras. Só melhorou, e ainda assim um pouquinho, quando Oswaldo foi substituído.
NAVES – 5
REGULAR
Começou bem, inclusive com bons lançamentos na saída de jogo. Mas, aos poucos, foi caindo de produção, talvez pela falta de ritmo.
VÍTOR REIS – 6
BOM
Mais um bom jogo deste rapaz que, ao menos aparentemente, parece ter futuro. Foi muito bem no jogo aéreo.
CAIO PAULISTA – 5,5
SATISFATÓRIO
Pode não ter sido brilhante, mas fez dois ótimos cruzamentos para Rony no primeiro tempo, e o atacante – claro – desperdiçou ambos. Pareceu ter voltado cansado do intervalo e foi substituído.
GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO
Atuou um pouco mais recuado, como primeiro homem de marcação, onde não costuma render muito. Mas ajudou no que pôde.
RICHARD RÍOS – 5
REGULAR
Deu um bom chute de fora da área que, por pouco, não abriu o placar. Mas, como sempre, exagerou na retenção da bola e nos toques de letra.
MAURÍCIO – 4,5
RUIM
Como substituto de Veiga, deveria realizar a mesma função – ou seja, armar nossas jogadas ofensivas. Mas não tem bola para tudo isso e fez apenas número durante todo o jogo. Só não saiu antes do fim porque havia outros que estavam tão mal ou ainda piores do que ele. Espero estar enganado, mas me parece o típico jogador nota 5 – e olhe lá.
ESTÊVÃO – 5,5
SATISFATÓRIO
Não jogou nem a metade do que sabe e pode e, mesmo assim, foi nosso principal atacante. Pena ter se contundido de novo.
RONY – 5
REGULAR
Muita luta, muita entrega e pouquíssima qualidade nas finalizações. Mas ele é isso aí, e não se pode esperar muita coisa a mais.
LÁZARO – 4
MUITO RUIM
Se o Palmeiras tivesse começado com um jogador a menos nem teríamos notado. Uma atuação que beirou ao ridículo, de tão ruim que foi.
ABEL FERREIRA – 5,5
SATISFATÓRIO
Meus amigos.
Não vou responsabilizar nosso treinador pela vergonha que passamos neste sábado à noite. Em primeiro lugar, eu teria escolhido 10 dos 11 jogadores que ele mandou a campo inicialmente – a exceção seria Estêvão que, por ser nosso principal atacante, deveria ter ficado como opção no banco. Afinal, na quarta-feira começaremos a definir uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil diante do melhor time do País – e fora de casa.
Além disso, ele não tem culpa se a qualidade de nossos atacantes beira a indecência e que, justamente por isso, de nada adianta ao Palmeiras ser o time que mais finaliza nas competições que disputa se apenas uma pequena parte delas se converte em gol. E o portuga pode treinar Rony, Flaco e que tais o quanto quiser, pois de nada adiantará – os caras perdem cerca de 70% das chances que têm. É uma questão de falta de qualidade, e isso não tem treinamento que dê jeito.
Nas substituições, só não concordei com a saída de Caio Paulista, que havia feito um razoável primeiro tempo, já aos 9 da etapa final. O jogador poderia ter tido pelo menos mais uns 10 minutos para ver se repetira ou não o futebol da etapa inicial. As demais trocas ele as fez visando deixar o time mais ofensivo – não deu certo, é verdade, mas pelo menos ele tentou, e em minha opinião um treinador pode errar, mas jamais pode ser omisso.
De qualquer forma, prezado palmeirense, a verdade é que com titulares ou com reservas, jogando mais ou menos ou jogando mal, perdemos três dos últimos quatro jogos que disputamos. Ainda não estamos longe da briga pelo tridecacampeonato brasileiro (longe disso, por sinal), mas é claro que derrotas para equipes pequenas, que lutam contra o rebaixamento, esfacelam o ânimo de qualquer um.
Cabe, portanto, a Abel Ferreira fazer com que seus comandados virem rapidamente esta chave e comecem a recuperação o quanto antes e, embora seja muito, mas muito difícil, preferencialmente já na quarta-feira.
FLACO LÓPEZ – 4,5
RUIM
Entrou e e única coisa de positivo que fez foi ter recebido o amarelo após ser agredido com uma cotovelada no início do lance que culminou no segundo gol dos caras. Graças a esta advertência, não atrapalhará o Palmeiras no jogo de domingo que vem, contra o Internacional/RS.
VANDERLAN – 4,5
RUIM
Um cara que entra no lugar de Caio Paulista e consegue jogar menos do que ele tanto defensiva quanto ofensivamente é porque deve ter problemas, certo?
FELIPE ÂNDERSON – 5
REGULAR
Ou está fora de posição ou, então, não joga tudo o que se falava que ele joga. Só não leva nota e avaliação ainda piores porque, no último minuto dos acréscimos, acertou um chutaço na trave direita.
DUDU – 4,5
RUIM
Sei que levará um tempo até jogar pelo menos um pouco do que jogava antes de se contundir, mas está tão mal que parece ser não ele, e sim um irmão gêmeo bem ruim de bola. Não tenta um drible e não acerta um cruzamento.
ANÍBAL MORENO – 5,5
SATISFATÓRIO
Entrou para dar uma melhor qualidade na saída de bola e também diminuir os espaços. E cumpriu o que lhe foi determinado.
29/07/2024 at 12:09
Boa tarde
O Atuesta e o Pedro Lima eram infinitamente melhores que o Meniono e o Rios e o Merentiel dava de 10 a zero no Rony sem contar que o Garcia colocava o Marcos Rocha no Bolso questão de escolhas
30/07/2024 at 0:14
Olá, Berti.
Pedro Lima realmente é muito bom. Mas ele ainda é do Palmeiras e, portanto, poderá voltar. O mesmo vale para o Garcia.
Ríos não é mau jogador, mas prende muito a bola e parece não ser muito humilde. Tomara que possa mudar neste sentido.
Mas, me perdoe: Atuesta e Merentiel são ruins de dar ódio. Mais até do que o ódio que Rony dá.
Abs.
28/07/2024 at 13:14
Boa tarde caro Trevisan, confesso que quando vi a escalação não entendi o que o Sr Abel iria fazer, me desculpe mais uma falta de respeito aos mais de 39 mil Torcedores em campo para ver Aquilo!!!
Agora quero ver nos próximos mata-mata durante o mês de Agosto!!!
Abraço.
29/07/2024 at 1:08
Olá, Alfano.
Como eu disse, em minha opinião nosso treinador acertou ao escalar 10 suplentes (eu escalaria 11), pois o adversário é fraco, o jogo era em casa e na quarta-feira teremos uma pedreirta de arrepiar os cabelos. Não deu certo, é verdade, mas ele pensou no futuro do time.
Em relação aos mata-matas que teremos, só lhe digo uma coisa: que os deuses do futebol nos ajudem.
Abs.
28/07/2024 at 8:34
Olá Marcio
Em todas as décadas que você acompanha futebol, você já viu alguma Diretoria de Futebol do Palmeiras que fosse EXTRAORDINÁRIA pra vender nossos melhores jogadores por TROCENTOS bilhões de Libras Esterlinas, mas fosse ao mesmo tempo CATASTROFICA na aquisição de verdadeiros PEREBAS !
Atuesta, Jailson, Navarro, Tabata, Flaco Lopes, Merentiel, Lazaro, etc..
Será que Mauricio e Felipe Anderson vão tambem entrar nesta lista de “craques” ?
Abçs
29/07/2024 at 1:06
Olá, Jair.
É preciso esclarecer uma coisa: uma diretoria pode vender atletas por decisão própria, mas quando os contrata só o faz com a anuência da Comissão Técnica.
Em relação a Maurício e Felipe Ânderson (e pode coloca ro Giay nessa também), é preciso lhes dar mais tempo. O começo de ambos está abaixo do que esperávamos, mas as “décadas que acompanho futebol” me ensinaram que com o passar dos jogos é que teremos a exata noção da realidade dos três.
Abs.
28/07/2024 at 7:00
Bom dia,
Precisa-se:
Um goleiro, dois laterais, um meia esquerda e um centro avante de verdade.
29/07/2024 at 1:04
Olá, Eduardo.
Tudo isso? Rs…
Em minha opinião…
1 – Weverton ainda está rendendo e Lomba nunca vai mal quando joga.
2 – Assustei-me com a estreia de Giay, mas pode ter sido exatamente por isso: uma estreia. Na esquerda, de fato, não estamos muito bem, pois Piquerez e Vanderlan são, no máximo, esforçados.
3 – Temos dois meias esquerdas no grupo – Veiga e Rômulo. Além disso, Maurício e Felipe Ânderson também podem fazer esta função.
4 – Já para o comando do ataque, não acho que precisamos de um reforço. Acho que precisamos de dois.
Abs.