TRISTES TRIKAS

Apenas 15 minutos de bom futebol. E o Palmeiras vence o São Paulo/SP no Morumbi.

Meus amigos.

Se vocês assistiram ao jogo ou, pelo menos, aos melhores momentos dele certamente concordarão comigo: a bola que o Palmeiras jogou nesta noite foi bem mais simplória do que vinha apresentando na maioria das partidas desta temporada. Com exceção dos 15 minutos iniciais, em que nosso time engoliu o São Paulo/SP e não só fez o gol como poderia ter marcado outros dois, no restante da partida apenas assistimos ao adversário tentar o empate.

Não que isso tenha sido uma grande novidade. Como sabemos, quase todas as vezes em que o Verdão abre o placar ele passa a dar a posse de bola ao oponente, na tentativa de lhe roubar uma e, num contra-ataque, matar o jogo. Tal tática quase sempre dá certo, e por duas razões: a primeira é que nossos jogadores de mei0-campo e de ataque são muito rápidos, o que costuma envolver e complicar a marcação adversária; e a segunda é que nosso sistema defensivo é quase perfeito, pois ao mesmo tempo em que permite que os jogadores da outra equipe fiquem rodando a bola, impede que os mesmos consigam o arremate.

Weverton: três ótimas defesas e o melhor em campo no Choque-Rei do Morumbi

Quase sempre dá certo, e hoje mais uma vez isso aconteceu. Só que com muito mais dificuldades, pois se a nossa “cozinha” esteve de novo muito bem – com exceção, claro, do sempre fraquíssimo Piquerez -, nosso meio-campo e nosso ataque deixaram bastante a desejar, sobretudo na etapa final. Aliás, se houvesse a obrigatoriedade de o resultado de uma partida ser justo, a esta altura não estaríamos comemorando mas uma vitória, mas sim lamentando o empate. Não à toa, o melhor em campo no Morumbi foi Weverton, com três grandes defesas e duas delas no mesmo lance.

De qualquer forma, amigo palmeirense, este 1 a 0 sobre nosso tradicional rival valeu não apenas pela satisfação de vencê-lo mais uma vez – por sinal, a 107ª na história do clássico e a 27ª no Morumbi – como também para garantir de vez a classificação do Palmeiras às quartas de final do Paulistinha, quando enfrentaremos na Arena Palestra Itália (pois já garantimos também a liderança da chave) uma desta equipes: Mirassol/SP, Botafogo/SP ou Ituano/SP.

Como se vê, para deixar as trikas tristes nem é preciso jogar bem 90 minutos; 15 deles bastam.

Confira abaixo a nota de todos os profissionais que participaram do Choque-Rei

Weverton e Gustavo Gómez – nota 6,5
Marcos Rocha, Danilo e Rony – nota 6
Murilo, Zé Rafael, Jaílson, Wesley e Abel Ferreira – nota 5,5
Rafael Veiga, Dudu, Atuesta, Breno Lopes e Gabriel Veron – nota 5
Piquerez – nota 4,5
Rafael Navarro – sem nota

FOTOS: CESAR GRECCO/AG. PALMEIRAS

18 Responses to TRISTES TRIKAS

  1. Caro Trevisan, é público e notório tua consideração ao futebol do Piquerez.
    Realmente, ontem ele foi muito mal.
    Mas é só observar o que ocorreu: Piquerez jogou completamente abandonado e sozinho.
    Veiga, ZéGordo e Wesley andaram em campo. Depois, nosso stein trocou por AtuestaDVD, Jailson (um aloprado em campo) e o morto Veron. OU seja, ninguém para encostar e ajudar o Piquerez.
    Do outro lado, MRocha joga ao lado de Danilo, enorme diferença! O Murilo até tentou ajudar na cobertura, mas também estava em má situação com o ZéGordo na frente dele.
    Ceni, que não é trouxa, percebeu a solidão do Piquerez e foi jogar lá. Nosso stein creio que não percebeu esta situação.
    Mas fiquemos tranquilos. Em breve Piquerez cai fora, como o Vina, e assim seremos muito felizes com Jorge ou Vitor Luis.

    • Márcio Trevisan

      Jurandir: vc está enganado a meu respeito.

      Não tenho opinião formada a respeito de jogador nenhum do time atual do Palmeiras – apenas analiso o que vejo, e o que vejo é um lateral que precisa de ajuda na marcação e que não ajuda no apoio.

      Pelo que vi do Jorge no Flamengo/RJ e no Santos/SP, ele é umas 100 vezes superior. Porém, por alguma razão que ainda não detectei, está muito abaixo do que pode render e ainda não disse a que veio.

      Por fim, não creio que nos livraremos de Piquerez tão cedo, pois o cara é reserva na seleção uruguaia e, mesmo que a Celeste vá à Copa, ele dificilmente terá destaque.

      Abs.

      P.S.: Victor Luís não faz mais parte do elenco do Palmeiras. Foi cedido por empréstimo ao Ceará/CE até 31.12.2022, quando terminará seu vínculo com o Palmeiras.

  2. roberto alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito boa está vitória por ser na casa deles e garantir nas quartas jogar em casa.

    Muito boa atuação da nossa defesa como um todo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Nossa defesa foi bem, mas bem que nosso ataque também poderia ter ido melhor, certo?

      Abs.

  3. Bom dia, Márcio.

    O futebol que o Verdão jogou foi o suficiente para deixar cerca de 46.000 torcedores São Paulinos frustrados. Jogou pro gasto, e nada mais.

    Se – jogando pro gasto na casa do adversário – não levamos gols e saímos com três pontos, imagine se o Portuga resolve colocar gasolina no fogo? O SPFC não ia ver a placa do caminhão. Aliás, esse time do São Paulo é bem fraquinho.

    Valeu pela classificação à próxima fase do campeonato. O Paulista, para mim, começa a valer nas quartas de final.

    Um abraço.

    Valter

    P.S. Li sua publicação sobre o Abel no site https://www.futebolemrede.com.br/blog/categories/marcio-trevisan.

    Muito boa, parabéns.

    • Márcio Trevisan

      Valter, salve!

      Cada jogo é um jogo, mas talvez o português tenha utilizado a tático do esconderijo – ou seja: não mostrou todas as armas numa partida que pouco valia para ter alguma surpresa num eventual jogo mais importante contra “elas” mais à frente.

      Em relação à matéria sobre o Abel Ferreira no “Futebol em Rede”, fico feliz que tenha gostado.

      Abs.

  4. Caros, a filosofia ontem foi fazer um gol nos trikas e, a partir daí, contar com a nossa competência defensiva, com a incompetência ofensiva do adversário, com o Weverton, e com a sorte. Um detalhe, ontem o Piquerez foi mal mas gosto dele.

  5. Que figura o Atuesta !
    Nos tempos em que eu jogava na várzea (muitas e muitas décadas passadas) nós tinhamos um apelido pra esse tipo de jogador “CERCADOR DE GALINHAS”.
    Abçs

    • Caro Jair, com certeza você tem bom coração.
      Atuesta “cercador de galinhas”? Muita bondade de tua parte.
      O “craque” exigido pelo nosso stein desde junho 2021, não é um cercador de galinhas. Ele seria perfeito como as crianças que … ficam dando voltas correndo atrás das pombas na Praça de San Marco em Veneza. Bem abaixo de cercador de galinhas.

      • O mais incrível desta história de horror, é que o craque DVDatuesta jogou em uma partida de mundial pelo nosso amado Palmeiras, em detrimento de PPaula e/ou GMenino.
        Aliás, é o Palmeiras sempre se superando. O curíca teve o DVDêrico. Nós temos o DVDatuesta, que foi para um jogo de mundial porque … solicitou ao stein uns dvd”s dos jogos do palmeiras para ter a mínima noção e com isto encantou o stein. Que enfiou o punhal do coração do PPaula.

    • Márcio Trevisan

      Jair: as informações que eu tinha sobre Atuesta era de que se tratava de um ótimo segundo volante e que possuía uma saída de jogo muito veloz.

      Talvez seu problema seja o de adaptação. Vamos dar mais alguns meses pra ver no que vai dar.

      Abs.

  6. Gustavo Cantieri

    Bom dia, Márcio.

    Apesar da tática do Abel dar certo muitas vezes, ela atrai demais o adversário e o time fica tomando sufoco. Sendo um time melhor taticamente e tecnicamente, acabamos levando o empate. Se temos uma defesa sólida, não poderíamos jogar um pouco mais à frente?

    • Márcio Trevisan

      Gustavo: também penso desta forma.

      Mas uma das coisas que aprendi nestes meus mais de 33 anos de carreira: quando um técnico começa a ganhar jogos e títulos montando o time de uma forma, segue assim até o fim da sua carreira.

      Portanto, mesmo que contratemos Messi, Neymar, Mbappe e o escambau, continuaremos a jogar desta forma, pode apostar.

      Abs.

  7. Antonio Manara

    Assisti o jogo e acho que jogamos bem, aliás enfrentamos um dos quatro grandes de São Paulo. Na maioria do jogo, fomos melhores e mereceríamos ter vencido por uma contagem mais dilatada.

  8. JORGE MARCOS TEIXEIRA FARANI

    Caro Márcio,

    Gostaria de ver o nosso time jogando um centro-avante matador para ver se o esquema de jogo será esse mesmo ou outro.
    Quanto ao Piquerez da pra notar que você “pega no pé”, só que o tal do Jorge que jogava tudo do Flamengo não consegue nem fazer sombra a ninguem. Então, ainda assim prefiro o Piquerez, pois será pior sem ele!!!!

    • Márcio Trevisan

      Farani: se um dia, por graça divina. conseguimos ter um centroavante de verdade, creio que o esquema não será alterado, até porque a presença de um “matador” deixará nosso ataque mais forte, obviamente.

      Em relação a Piquerez, não pego no pé dele e nem de ninguém – apenas analiso o que vejo. E o que vejo é um jogador extremamente limitado, que apoia mal e marca ainda pior. Ele é bem mais fraco do que o Viña, que já não era grande coisa.

      Quanto ao Jorge, ele é umas 100 vezes superior ao uruguaio, mas concordo que até agora não disse a que veio. Mas também não teve uma sequência na equipe titular.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>