VOU CONTAR PRA VOCÊS: PAULISTINHA, AGORA, JÁ SÃO 23!!!

Mais gostoso do que ganhar o Estadual é saber que quem o perdeu foram “eles”

Meus amigos.

Quando escrevo neste espaço, sei que o faço apenas para alviverdes, e por isso me permito deixar vir à flor da pele a paixão clubística. E é por isso que eu afirmo, sem nenhum medo de errar: o futebol é um troço muito estranho.

Em 52 anos de vida e quase 32 de Jornalismo, já vi o Palmeiras perder inúmeras classificações e títulos, assim como, graças a Deus, vi o Palmeiras ganhar outras inúmeras vagas e levantar “n” taças. Muitas destas alegrias e tristezas se referiram a campeonatos infinitamente mais importantes do que o Paulistinha, mas o fato de termos nos sagrado campeões neste sábado foi uma das maiores felicidades que eu já pude sentir, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Aliás, por isso, tenho que mais uma vez agradecer a Wanderley Luxemburgo.

Se a competição não é lá essas coisas e hoje não tem nem 1/10 da importância que teve no passado, só mesmo ganhar “deles” pode tornar esta festa muito maior do que ela de fato deveria ser. E o detalhe é que tal conquista poderia ter sido muito, mas muito menos complicada se o idiota do Gustavo Gómez não tivesse cometido, no último minuto dos acréscimos, um pênalti absurdamente infantil (havia pelo menos dois jogadores à frente de Jô). Graças a Deus, e para sorte do paraguaio, conseguimos reverter nos penais um clima de abatimento natural – e total – após termos deixado escapar a vitória.

Por falar nas cobranças, é impossível não citar Patrick de Paula. Um jovem recém-saído da adolescência, há pouco chegado a São Paulo/SP e vindo das camadas mais baixas, socialmente falando, jamais deveria ter a petulância de cobrar o último pênalti, e com o detalhe de ser o decisivo. E mais: diante dele não estava qualquer goleiro, mas sim o goleiro que mais pênaltis pega no futebol brasileiro. Mas o garoto nem deu bola pra isso: cobrou com personalidade, com categoria, e o excelente Cássio não conseguiu nem mesmo chegar perto da bola.

Ah, sim, não poderia me esquecer de Weverton. É claro que os cobradores corintianos foram mal e que um dos nossos, Gustavo Scarpa, deu uma sorte-monstro quando realizou a sua cobrança. Mas o nosso goleiro, ao defender duas batidas, acabou por escrever seu nome na história do clube – menos, como disse acima, pelo título conquistado (aliás, o 23º Paulistinha de nossa história), e mais por ter sido sobre quem foi.

E para finalizar, mesmo extasiado com mais esta festa, gostaria de ser aquilo que sempre fui, sou e continuarei sendo: um crítico positivo do Verdão. Por isso, deixo público agora um apelo à nossa diretoria: não permitam que o fato de ser sido campeão paulista impeça a contratação de reforços para o restante da temporada, pois ainda temos três torneios muito mais importantes – Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil – e nós, os palmeirenses, queremos ganhar apenas… todos!

Parabéns, torcedor do Palmeiras: ninguém merece mais este título do que você!   

ANÁLISES INDIVIDUAIS

 


WEVERTON – 10
DIVINO

MARCOS ROCHA – 10
DIVINO

FELIPE MELO – 10
DIVINO

GUSTAVO GÓMEZ – 10
DIVINO

VIÑA – 10
DIVINO

GABRIEL MENINO – 10
DIVINO

PATRICK DE PAULA – 10
DIVINO

RAMIRES – 10
DIVINO


ZÉ RAFAEL – 10
DIVINO

LUIZ ADRIANO – 10
DIVINO

WILLIAN BIGODE – 10
DIVINO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 10
DIVINO

RONY – 10
DIVINO

BRUNO HENRIQUE – 10
DIVINO

 

GUSTAVO SCARPA – 10
DIVINO

 

RAPHAEL VEIGA – 10
DIVINO

 

ANGULO – 10
DIVINO

ATENÇÃO: TAMBÉM PARTICIPARAM DE PELO MENOS UMA PARTIDA DESTA COMPETIÇÃO E, PORTANTO, TAMBÉM SÃO CAMPEÕES OS SEGUINTES ATLETAS:

DUDU – 10
DIVINO

MAYKE – 10
DIVINO

LUAN – 10
DIVINO

VÍTOR HUGO – 10
DIVINO

DIOGO BARBOSA – 10
DIVINO

LUCAS LIMA – 10
DIVINO

GABRIEL VERON – 10
DIVINO

LUAN SILVA – 10
DIVINO

WESLEY – 10
DIVINO

VICTOR LUÍS – 10
DIVINO

OBS.: FIZERAM PARTE DO ELENCO, MAS NÃO ATUARAM EM NENHUMA PARTIDA DESTE PAULISTINHA, OS SEGUINTES ATLETAS:

JAÍLSON – 10
DIVINO

VINÍCIUS – 10
DIVINO

ÉMERSON SANTOS – 10
DIVINO

LUCAS ESTEVES – 10
DIVINO

ALANZINHO – 10
DIVINO

Base Palmeiras on Twitter: "quem saiu machucado foi o Gabriel Menino,  volante. Esse que estou falando é o Gabriel Silva, atacante, 17 anos.… "

GABRIEL SILVA – 10
DIVINO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

28 Responses to VOU CONTAR PRA VOCÊS: PAULISTINHA, AGORA, JÁ SÃO 23!!!

  1. Vou ser bem sincero com vocês, alegria por mais um título, decepção pelo resultado. Queria ter sido campeão com uma vitória avassaladora em cima deles como em 93.

  2. Juan Fábio Frade

    Como falei para você pessoalmente, já vi o palmeiras ganhar muito deles e agora tive a oportunidade de compartilhar com os meus filhos como é gostoso acabar com os gambas!!!!Que momento!!!!

  3. Boa noite, Márcio.

    Como escrevo esta mensagem no domingo do Dia dos Pais, desejo a você e a todos os Palmeirenses papais um Feliz Dia dos Pais.

    Agora que estou recuperado do que o Palmeiras me fez passar, percebo que meu coração está saudável e que não morrerei tão cedo de infarto do miocárdio. Nenhum torcedor merece viver isso que o Verdão nos faz passar. É muito sofrimento! Por que as coisas não podem ser mais fáceis? Pelo amor de Deus!

    Sou fã do GG e admiro seu futebol, mas como um zagueiro profissional pode fazer um pênalti dessa forma no último segundo de jogo de uma decisão? Eu não sei o que passa na cabeça do cidadão em uma hora dessas.

    Os Deuses do Futebol quiseram que o Verdão fosse campeão. Ao ver os pênaltis cobrados por BH, Scarpa e LL – que foram de péssima qualidade técnica – percebo que se estivéssemos em uma situação normal Cássio não teria defendido um, mas três pênaltis e, mais uma vez, estaríamos chupando o dedo e vivendo um dos piores dias de nossas vidas palmeirenses. Será que é tão difícil cobrar um pênalti com a qualidade técnica requerida para ter maiores chances de sucesso de conversão? Falta treinamento ou controle emocional?

    Sinto que o PP pode vir a ser uma grata surpresa para a torcida alviverde. Tem uma personalidade e uma vontade diferente dos demais do elenco, só não sei se fica muito tempo. Daqui a pouco vem um clube europeu e leva o rapaz por alguns poucos milhões de euros.

    Temos problemas – isso é um fato – e como você bem disse, que o título não os esconda. Se queremos títulos mais expressivos este ano, precisamos nos reforçar, trazendo gente mais “cascuda” para mesclar com a juventude da base.

    Que aproveitemos mais esse título e nos preparemos para aquilo que ainda vem por aí. Que esse seja o segundo de muitos esse ano (afinal, não nos esqueçamos da Florida Cup, onde aliás eles também ficaram com o vice campeonato).

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: agradeço pelo cumprimento referente ao Dia dos Pais.

      Concordo com absolutamente tudo o que você disse.

      Apenas corrijo-o no que disse sobre a Copa Disney: dela “eles” não foram nem vices, mas sim terceiros (ou penúltimos) colocados.

      Abs.

  4. Caro amigo Trevisan, gostaria também de dar os parabéns a todos os Palmeirenses e parabenizar os pais Palmeirenses pelo dia dos pais. Vi alguns curintianus dizendo que agora que ganhamos não é mais paulistinha e sim paulistão. Me permita explicar essa confusão, na minha humilde opinião entendo que quando o Curintxa ganha no apito amigo como vem ganhando nos últimos anos, é Paulistinha, mas quando qualquer time ganha SEM a ajuda da arbitragem é sim Paulistão.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: para mim, enquanto a FPF não voltar a respeitar o Palmeiras como o Palmeiras merece, continuará a ser Paulistinha.

      Abs.

  5. Trevisan e amigos não adianta Nós não somos o melhor elenco não somos o melhor time e não temos o melhor técnico mas desde 2017 eu peço a volta do Luxemburgo por quê a Áurea que ele tem dentro do Palmeiras é uma coisa impressionante mesmo com todas as dificuldades e não jogando um bom futebol nós somos campeões e nós vamos beliscar coisa grande ainda porque Luxemburgo e Palmeiras é sinal de sucesso

    • Márcio Trevisan

      De fato, Bergo, o retrospecto de Luxa no Verdão é amplamente favorável.

      Mas se quisermos ganhar algo mais do que apenas este Paulistinha, teremos de nos reforçar.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan e nossa magnifica torcida, muito boa sua crônica e a maneira como foi.

    Gostaria de Parabenizar o Palmeiras pela mais uma conquista histórica e a determinação de todos.

    Bem que o Luxemburgo gritou no lance do Gustavo Scarpa que não segurou a bola e deu o
    lance Infantil do Gustavo Gomes.

    Parabéns Patrick de Paula você é ouro, não teve receio de bater o decisivo, valeu.

    Abraço.

  7. Que alegria !
    Que alivio !
    Nenhum Palmeirense merece passar pela suprema tristeza de ver o time dos marginais ter sequer a possibilidade de comemorar um tetracampeonato em nossa sagrada casa !
    Senhor Mauricio Galliotti o Senhor esta PROIBIDO de continuar a cometer a sequencia absurdo de ERROS a frente da Administração deste GIGANTE a nível mundial chamado Sociedade Esportiva Palmeiras !
    B A S T A !
    - O sr. vendeu as joias preciosas da base entre outros o lateral esquerdo Luan Candido e o atacante Fernando. Deveria dar chance pros meninos amadurecerem no Palmeiras, jogando no time principal e depois sim, fazendo uma análise criteriosa da qualidade deles, se deveriam ficar no elenco ou ai sim serem negociados.
    - O Sr. deixou de vender o TÉTRICO Deyverson pros chineses por inacreditaveis R$ 80.000.000 de reais.
    -O Sr . deixou de vender o ex jogador em atividade Bruno Henrique por uma quantia enorme também pros chineses.
    -O Sr. contratou o SEPTUAGENÁRIO Ramirez a peso der ouro, e com a saída do Dudu, este ex-jogador é o maior salário do elenco.
    B A S T A !
    Por que estou fazendo este comentário em tom de desabafo ?
    Por que quero o NOSSO PALMEIRAS COMO UM GIGANTE A NÍVEL MUNDIAL !
    E … GANHANDO TUDO !

    Abçs

    BASTA !

    • Márcio Trevisan

      Jair: em relação às negociações de jovens valores, nem sempre é culpa do presidente.

      Por vezes, empresários e até mesmo pais dos atletas forçam uma saída.

      Agora, no que diz respeito a Ramires, de fato é dinheiro demais para um jogador já em fim de carreira.

      Abs.

  8. José Aparecido-Mogi das Cruzes

    Bom dia a todos!
    Valeu muito esse título.
    E o melhor, em cima deles.
    Tirou um peso enorme das costas de vários jogadores.
    Mas convenhamos, sufoco desnecessário.
    Como não fazemos o 2 gol? Tivemos várias chances de matar os caras.
    Incompetência??
    Medo??
    Quando GG fez aquele pênalti estúpido eu quase infartei.
    Nossa sorte que eles são horríveis e wewerton tava iluminado (até quando falhou no 1 tempo).
    Vamos comemorar, mas sem muitas ilusões.
    Avante Palestra!!!

    • Márcio Trevisan

      Falou tudo, Zé.

      Temos de comemorar, sim, mas temos de ter a noção que de nosso time está longe do que pode e precisar ser.

      Tomara reforços cheguem o mais breve possível.

      Abs.

  9. Olha o que o Palmeiras anda nos proporcionando nos últimos anos chega a ser inacreditável, se fosse um filme eu diria “que mentira, isso jamais aconteceria na vida real”. A conquista além do sabor gostoso de vencer eles teve também uma das maiores sensações de alívio que senti na vida pois teria sido um dos maiores vexames da história estar ganhando até o último segundo e não levar a taça. Parabéns Luxemburgo, tenho certeza que nem que seja de vez em quando entra aqui no site e dá uma olhadinha nos comentários, você nasceu para treinar o Palmeiras. Que estrela, toda vez que vem pra cá ganha ao menos um título. Parabéns aos jogadores pela dedicação, reconheço o esforço embora ainda pequemos muito tecnicamente principalmente do meio pra frente. Parabéns Weverton, calou minha boca (que bom, adoro quando o jogador cala minha boca, triste é quando não calam). Agora foco no brasileiro, Luxemburgo costuma se dar muito bem em pontos corridos, deixem ele trabalhar em paz, o problema do Palmeiras não é treinador (só não escale mais o Diogo Barbosa por favor pofexô).

    Abraços.

    • Desculpe o texto corrido, acabei esquecendo de colocar a vírgula em várias partes, mas lendo com calma dá pra entender.

      • Márcio Trevisan

        Ed: ficou claríssimo.

        E depois de ganhar mais um título em cima “deles” quem é que liga pra vírgula?

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: tudo o que vc escreveu está certo.

      Mas precisamos de reforços, é certo.

      Abs.

  10. Tô muito louco e Feliz

    Nem sei o que escrever …. Que delícia

  11. Amigos alviverdes, que Vitória!
    Mas tenho que vir acrescer o comentário do grande Márcio, o que o Patrick de Paula dez é notável. Que personalidade e coragem
    Garoto vai longe

    • Márcio Trevisan

      Obrigado pelo elogio, Nelson.

      Patrick de Paula tem tudo para ser um craque, mas levará alguma tempo para que isso aconteça.

      Seu estilo me lembra César Sampaio.

      Abs.

  12. António Manara

    Amigo, eu quase infartei no último segundo do jogo. Mas vencer”eles” e mais saboroso, que passa de Paulistinha a campeão da Champions League. Acho que agora nosso elenco aprendeu o que é jogar pelo Palmeiras. Pena que o COVID-19 atrapalhou nossa festa.

    • Márcio Trevisan

      Manara: sinceramente eu pensei que iria morrer quando o imbecil do Gustavo Gómez cometeu aquele pênalti.

      Mas estou por aqui. Pelo menos por enquanto.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>