1994
Há 30 anos, o Palmeiras vencia o Santo André/SP, no Estádio Bruno José Daniel, por 1 a 0, gol marcado por Evair.
Este resultado garantiu à equipe a conquista do bicampeonato paulista com uma rodada de antecedência, já que naquele ano o Paulistão foi disputado no sistema de pontos corridos.
Treinado por Wanderley Luxemburgo, o Verdão jogou com Gato Fernandez; Cláudio, Tonhão (Alexandre Rosa), Ricardo (Amaral) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho; Edílson e Evair. O árbitro foi o gaúcho Renato Marsiglia.
1999
Há 25 anos, o Palmeiras era derrotado pelo Corinthians/SP por 2 a 0, na segunda partida válida pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América.
Como havia ganhado o primeiro jogo, uma semana antes, pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis. Nela, a estrela do goleiro Marcos brilhou como nunca e garantiu nossa equipe na fase semifinal do torneio.
Confira a equipe, dirigida na época por Luiz Felipe Scolari: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; César Sampaio, Galeano (Euller), Alex (Rogério) e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Evair).
13/05/2023 at 19:33
Nesta data a 40 anos atrás, o Palmeiras estreava no paulistão/83 jogando contra a Ponte Preta. O assunto do momento era a contratação, ou não, do atacante Juary, que naquele ano jogava pela Inter de Milão. Fato que acabou não acontecendo. Época do presidente Paschoal Giuliano, Marcio Papa, Hugo Palaia.
12/05/2017 at 10:05
Bom dia, Márcio. Vi hoje nas notícias do MSN uma reportagem sobre Lucídio Batista da Silva – também conhecido pelo apelido de ‘Cabeção’. Ele teria sido o primeiro brasileiro que disputou uma partida oficial pelo Barcelona. A reportagem afirma que ele também jogou no Palmeiras, sendo campeão em paulista em 1942. Não encontrei muitas informações sobre ele. Você já registrou algo aqui no site? Outra coisa: viu a nova camisa do Palmeiras? Achei horrível! Qual a dificuldade em se fazer uma camisa verde tradicional com o escudo do time?
12/05/2016 at 0:57
Lembro da conquista do bicampeonato Paulista em 1994, como se fosse ontem…
Lembro que após uma vitória de virada por 3 x 2 contra o SPFC no dia 01/05/1994, o dia do falecimento de Senna, colocamos a mão na taça!
No meio de semana, vencemos o Mogi, também por 3 x 2, dentro do Palestra Itália…No fim de semana, vencemos o Ituano, com um golaço de Rincón, resultado esse, que com o empate entre SPFC e Gambás, nos garantia virtualmente o título do estadual! Houve muita festa nessa vitória contra o time de Itu, mas apesar da certeza da conquista, não éramos “matematicamente” campeões!
Eis que chegou o dia 12/05…Liguei no trabalho da minha mãe…Pedi pra faltar aula, pois estava muito ansioso…Inacreditávelmente, ela deixou…Creio que pelo fato de que já estava com a transferência encaminhada para outro colégio (acabaria me mudando cerca de duas semanas depois)!
Quando começou o jogo no ABC, o SPFC estava jogando no Morumbi, contra o Novorizontino e precisava vencer para se manter respirando por aparelhos na briga pelo título do returno, que forçaria a disputa de um quadrangular decisivo! Chegaram a estar vencendo por 3 x 0, mas permitiram a reação do time do interior, cedendo o empate por 4 x 4, nos dando de bandeja a taça! Fomos campeões ainda antes do fim do primeiro tempo…O resto foi só festa!
No domingo ainda bateríamos nosso maior rival no Pacaembu por 2 x 1, em uma tarde fria, como aquela de 12 de Junho de 1993, com as mesmas meias brancas e as camisas de mangas longas! E novamente um gol de pênalti de Evair! Vale lembrar que o time lá do Parque São Jorge era o único adversário que não tínhamos vencido dentro da competição, no primeiro turno fomos derrotados por 1 X 0, gol do zagueiro Henrique!
Já nesse jogo de 1999…Que sufoco…Tinha tudo para ser uma classificação tranquila, mas a postura do time para o segundo jogo, foi extremamente arriscada, prova disso foi que o rival acabou revertendo o placar e por pouco não conseguiu a classificação no tempo normal…Nos pênaltis, São Marcos começaria a escrever seu nome em nossa história!!!
Eu tinha 18 anos quando esse jogo aconteceu e confesso que pela primeira vez na vida, tive medo de ter um ataque cardíaco, tamanho era o nível de tensão da partida!!! Ao fim do jogo minha pressão estava tão alta, que passei a madrugada com dor de cabeça!!! Coisas de torcedor apaixonado!!!
Curioso é que sou muito ligado a essa questão de datas e nunca tinha me atentado ao fato de que disputamos esse jogo contra os gambás pela Libertadores, exatamente 5 anos após a conquista do bicampeonato paulista!!! Obrigado Trevisan por enriquecer ainda mais meu “banco de dados” sobre o Palmeiras!!!
12/05/2016 at 1:21
Marcelo: seu banco de dados sobre o Palmeiras é impressionante.
E eu é que agradeço pela honra de ter um leitor como vc.
Abs.
12/05/2017 at 11:16
Bom dia,
Meu xará respondeu minha dúvida que pesquisei anteriormente e não encontrei o que queria, mas ainda faltou um detalhe. Estava no Pacaembu neste último jogo contra o Corinthians. O segundo gol foi do Edílson capetinha, certo? Se sim, salvo engano, foi um gol antológico que me lembra um do Sampaio contra o SPFC no Morumbi, pois o Edílson pegou a bola no meio campo e fez um belo gol. É isso?
Abraço, bom final de semana com vitória Palestrina e um feliz dia das mães para quem for comemorar.