QUE DIA É HOJE: 30.04.2024?

1932

Há 92 anos nascia, em São Paulo/SP, Mário Travaglini, treinador que mais vezes assumiu o comando do time principal do Palmeiras – oito, no total.

Antes, porém, de se tornar um dos mais respeitados técnicos do País, Mário foi um zagueiro de boa qualidade, que despontou no Ypiranga/SP e chegou ao Parque Antártica em 1955 – no Verdão, atuou por apenas 29 partidas.

Dirigindo o nosso time, Travaglini ganhou os títulos do Campeonato Paulista de 1966 e da Taça Brasil (hoje Campeonato Brasileiro) de 1967, que classificou a equipe à Copa Libertadores do ano seguinte. Foi, também, vice-campeão paulista em 1971.

Mário faleceu em 20/02/2014, aos 82 anos.

Obs.: Com muita honra, escrevi sua biografia.

1970

Há 54 anos, o Palmeiras realizava a primeira das duas únicas partidas que até hoje disputou na Grécia.

Jogo inicial de uma excursão à Europa, ele aconteceu no Estádio Nacional, em Salônica, foi disputado contra o ASO Aris e terminou com a vitória palmeirense por 2 a 1, gols de César Maluco e Cardoso.

O time: Neuri; Neves (Eurico), Luís Pereira, Nélson e Dé; Dudu e Ademir da Guia (Zé Carlos); Copeu (Edu), Jaime (Cardoso – foto acima), César e Pio. Técnico: Rubens Minelli. 

1979

Há 45 anos, o Palmeiras vencia o Grêmio Sãocarlense/SP, num amistoso disputado em São Carlos/SP, por 2 a 1.

O jogo marcou a estreia de um dos melhores jogadores do Verdão em todos os tempos: o ponta e também meia Jorginho Putinatti.

5 Responses to QUE DIA É HOJE: 30.04.2024?

  1. O Palmeiras dos anos 80 era infinitamente melhor do que o Palmeiras pós era Parmalat.
    Naquele época, eramos considerados um time de ponta, de tradição, que brigava por títulos. Mesmo em fase ruim, qualquer jogador sonhava em vestir a camisa do Palmeiras. Os títulos não vieram, mas bons jogadores passaram pelo clube, a exemplo do Jorginho, Baroninho, Mirandinha, Edu Manga, Mario Sérgio, Leão, Luis Pereira, Carlos Alberto Borges, Wagner, Diogo, Edmar, etc..
    Atualmente, o Palmeiras é time que briga pra não cair pra segunda divisão. Briga que por duas vezes não fomos capaz de vencer, e fomos jogar a série B.
    Ninguém quer jogar no Palmeiras. Hoje em dia, qualquer moeda tira jogador do Palmeiras. O clube tem um clima ruim, pesado, político, de brigas internas.
    Tenho quase certeza que toda essa fase ruim do Palmeiras pode ter o dedo sujo de uma ala de oposição. O clube é desunido. E lamentavelmente corremos um sério risco de retornarmos a série B em 2015. Seria uma vergonha histórica sermos rebaixado no ano do centenário. Uma mancha que jamais seria apagada na história do clube.

  2. PALESTRINO NATO

    VERDADE SENHOR RICARDO, PENA QUE FEZ PARTE DE TIMES HORRIVEIS … OU SEJA, QUASE COMO O DE HOJE.

  3. Ricardo Santo André

    O Jorginho foi meu primeiro ídolo no Palmeiras. Lembro-me de escutar os jogos no radinho, quando o inesquecível Gigliotti o chamava de “o moço de Marilia”. Pena ter feito parte dos times sofríveis, que não ganharam nenhum título.

    • Márcio Trevisan

      Ricardo: sabe o que é mais incrível?

      Jorginho jogou em outros grandes clubes, como Grêmio/RS, Fluminense/RJ, Santos/SP, Corinthians/SP e Nagoya Grampus/JAP – e nunca, jamais conseguiu um título sequer.

      Ironias do futebol, pois ele foi um craque sem títulos.

      Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ricardo: sabe o que é mais incrível?

      Jorginho jogou em outros grandes clubes, como Grêmio/RS, Fluminense/RJ, Santos/SP, Corinthians/SP e Nagoya Grampus/JAP – e nunca, jamais conseguiu um título sequer.

      Ironias do futebol ele foi um craque sem títulos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>