1999
Há 25 anos, deixava o plano físico, aos 78 anos, o ex-técnico Ernesto Filpo Nuñes, um dos mais folclóricos e talentosos treinadores de toda a nossa história.
Seu esquema tático preferido, que visava ao envolvente toque de bola, foi curiosamente batizado por ele próprio como “pim-pam-pum”.
1980
Há 44 anos, nascia o ex-jogador Rodrigo Taddei.
07/03/2015 at 22:55
Rodrigo Tadei, o Tijela como era conhecido esse “ponta direita” dos nossos time de base.
Ridicularizado pela torcida e que foi fazer sucesso na Itália.
No campeonato paulista de 1999, foi protagonista de uma situação que a imprensa esportiva escondeu e não explorou.
Foi quebrado intencionalmente por um tal Vampeta, que não foi expulso pelo circense Oscar Godoi.
Aconteceu na primeira partida da final do Paulista de 99, jogo que decidiu o titulo, arrumado pelo tal Godoi.
Galeano e Evair foram expulsos e o resultado de 3×0, contra o Palmeiras, formado no final do jogo impediu que a segunda partida fosse decisiva.
Na imprensa, tudo foi normal e a arbitragem criminosa de Godoi não teve destaque, nem a grave contusão do Taddei, sofrida devido a entrada violenta do Vampeta teve repercussão.
Por consequência dessa entrada criminosa, Taddei teve que operar o joelho e não se questiona o título de 99 “ganho” pela gambazada.
06/03/2014 at 0:21
Filpo Nuñez, “El Bandoneón”. Em 1980, em sua segunda passagem pelo Verdão, inventou um tal de “quadrado mágico”, chamado “ciclone” no meio-campo com uma arma mortífera que era o Wagner Bacharel escorar no segundo pau e surpreender a defesa adversária. Daí nasceu o famoso “pim-pam-pum, gooooooooool!”. Ele se orgulhava de ser o único técnico estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira, isso em 1965, quando derrotou o Uruguai no Mineirão por 3X0, com o time inteiro do Palmeiras envergando e representando a Seleção.
06/03/2014 at 18:46
Oi, Roberval.
A memória, às vezes, nos trai.
Filpo Nuñes jamais comandou Vágner Bacharel, que só estreou no Palmeiras em 1983.
A inesquecível jogada do zagueiro, que após os escanteios cobrados por Jorginho subia no segundo pau e cabeceava para o meio da área, responsável por vários gols do Palmeiras, foi criada por Rubens Minelli.
O tal “ciclone” de fato existiu, mas alguns anos antes.
Forte abraço e muito obrigado pelo post.