Sob fortíssimo calor, Palmeiras deixa vitória escapar no último lance diante do Novorizontino/SP
Meus amigos.
Em primeiro lugar, é muito bom poder voltar a conversar com todos vocês.
Começo esta primeira crônica pós-jogo de 2024 lhes fazendo uma pergunta: alguém aí já esteve em Novo Horizonte/SP em uma tarde de verão? Eu já, e lhes garanto: não é uma sensação nada agradável. Imaginem, então, correr atrás de uma bola por mais de 90 minutos sob um Sol quase escaldante e tendo pela frente um adversário que, além de possuir boa qualidade, ainda por cima tem também duas semanas a mais de preparação física, técnica e tática.
Daí que o empate por 1 a 1 que obtivemos hoje diante do Novorizontino/SP em nossa estreia no Paulistinha foi um resultado que eu esperava. Aliás, se não o tivéssemos cedido já aos 51 minutos do segundo tempo (algo que, claro, deixa irritado qualquer um de nós), diria até que nem deveríamos lamentá-lo, pois se analisarmos friamente o que foi o jogo veremos que nosso adversário nos foi superior em boa parte dele. Claro que, como sempre, perdemos boas chances – Rony e o estreante Bruno Rodrigues que o digam -, mas se não fosse mais uma boa atuação do nosso goleiro…
Por isso, vamos dar tempo ao tempo. Em quase todo começo de temporada o Verdão leva algumas rodadas até pegar a velocidade que conhecemos. E, afinal de contas, estes quatro primeiro jogos do ano nada mais serão do que treinamentos de luxo para nosso primeiro desafio que realmente interessa nesta temporada, certo?
WEVERTON – 6
BOM
Bateu roupa no gol anulado dos caras, mas fez pelo menos duas grandes defesas e, assim, impediu uma derrota logo na estreia.
MARCOS ROCHA – 6,5
MUITO BOM
Mais uma vez improvisado como zagueiro, não se saiu mal defensivamente. Mas foi melhor ao dobrar o apoio com Mayke. De seus pés saiu a bola que foi à cabeça de Veiga no lance do gol.
GUSTAVO GÓMEZ – 5
REGULAR
Vinha tendo uma boa atuação, mas errou no lance do gol que levamos ao tentar sair jogando em vez de se livrar da bola.
MURILO – 5,5
SATISFATÓRIO
Os atacantes do Novorizontino/SP lhe deram um trabalho danado. No lance fatal, não esperava o erro de Gómez e deixou Willian Farias livre.
MAYKE – 5
REGULAR
Por termos jogado no 3-5-2, deveria ter apoiado muito mais. Para piorar, deixou muitos espaços em nosso campo de defesa.
ZÉ RAFAEL – 6,5
MUITO BOM
Não deu muito as caras no ataque, mas defensivamente foi bem demais ao anular várias jogadas no meio-campo adversário.
RICHARD RÍOS – 6
BOM
Tocou bastante na bola, sobretudo no primeiro tempo. Porém, mais destruiu do que construiu.
RAPHAEL VEIGA – 7
ÓTIMO
O melhor do Palmeiras. Caçado durante todo o tempo, ainda assim fez boas jogadas individuais e marcou nosso primeiro gol em 2024.
VANDERLAN – 5
REGULAR
Deveria aproveitar melhor as chances que recebe. Hoje apoiou bastante, mas errou muitos cruzamentos. Não à toa, foi substituído já no intervalo.
RONY – 5
REGULAR
Não vou dizer que jogou mal, mas também esteve longe de jogar bem. Não conseguiu prender a bola no ataque e nem realizar jogadas individuais. Para piorar, perdeu boa chance após ótimo lançamento der Bruno Rodrigues.
BRENO LOPES – 4,5
RUIM
Entra ano, sai ano e ele continua sendo o que quase sempre é: o pior do time. Hoje, não fez nada que prestasse e deixou o jogo logo após o fim do primeiro tempo. Mas continua titular…
ABEL FERREIRA – 5
REGULAR
Como já era esperado, nosso treinador não fez nada de novo na primeira escalação do ano. Taticamente, manteve o esquema com três zagueiros, responsável direto pela conquista do dodecacampeonato brasileiro no ano passado; tecnicamente, repetiu 10 dos 11 titulares que terminaram a temporada de 2023 – a única exceção foi Endrick que, servindo à Seleção Olímpica, cedeu seu lugar a Rony. Justamente por isso, o futebol apresentado pelo Palmeiras foi, também, bastante parecido com o que vimos até dezembro último – nada brilhante, mas muito eficaz. Seu único senão foi, em minha opinião, não ter relacionado Estevão para o banco de reservas. Mas se não estreamos em 2024 com uma vitória, não se pode culpar Abel Ferreira – afinal, ele foi apenas e tão somente o que sempre é: coerente.
BRUNO RODRIGUES – 6
BOM
Boa estreia. Perdeu, é verdade, uma boa chance de gol, mas colocou Rony em ótimas condições para concluir com um lindo lançamento.
CAIO PAULISTA – 6
BOM
Outro que teve um bom “debut”. Apareceu pouco no apoio, mas foi bem na marcação.
ANÍBAL MORENO – 6
BOM
Este novo reforço também merece elogios, sobretudo por se tratar de sua estreia. Melhorou a marcação à frente da nossa área, mas deverá jogar ao lado de Zé Rafael, e não no lugar dele.
JHON JHON – 5,5
SATISFATÓRIO
Foi de seus pés que saiu o passe para Bruno Rodrigues marcar logo em sua estreia. Pena que o atacante desperdiçou.
ATUESTA – 5
REGULAR
Jogou apenas 16 minutos, sem tempo para se destacar – positiva ou negativamente.
FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS