Em seu 1.500º jogo pelo Brasileirão, Verdão vence e é quase campeão. E a joia começa a brilhar.
Meus amigos.
Todos nós somos privilegiados, e o motivo é simples: nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2022, vimos (senão ao vivo, ao menos poucos minutos depois), a primeira grande atuação daquele que, ao que tudo indica, será o próximo super craque do futebol brasileiro: Endrick. E se isso já não fosse motivo mais do que suficiente para nos encher de orgulho, eis que nos tornamos testemunhas oculares do primeiro dos inúmeros gols que este garoto de apenas 16 anos fará pelo Palmeiras e por todos os clubes opor onde atuar em sua carreira.
Justamente naquela que foi a partida número 1.500 do Verdão em toda a história do Campeonato Brasileiro, o menino foi o grande responsável pela virada sobre o Atlético/PR e garantiu – e que se dane quem ainda pensa o contrário – a conquista do hendecacampeonato. Foi preciso um primeiro tempo abaixo do que se esperava do nosso time e o 1 a 0 contra no placar para que Abel Ferreira não pensasse duas vezes e colocasse o menino já na volta para a etapa final. E o resultado, claro, não poderia ter sido outro que não mais uma vitória: 3 a 1.
É claro que a expulsão (infantil, por sinal), de Cuello, assim como a decisão de Scolari (acertada, por sinal) de escalar somente reservas, facilitaram nossa vida, mas é inegável que o futebol apresentado pelo nosso time na etapa final não só tornou o placar final justíssimo como também provou que, se fora de campo Endrick ainda é adolescente, dentro do gramado ele age a atua como um homem. Sua personalidade, sua ousadia e seu faro de gol apontam que mais um craque está surgindo, e que não demorará muito para que todo o planeta passe a aplaudi-lo de pé.
Com a mais do que garantida conquista do título (que pode ser concretizada nesta quarta – se Inter/RS e “eles” não vencerem Ceará/CE e Fluminense/RJ, respectivamente – , no sábado – se “eles” vencerem hoje mas não ganharem do Goiás/GO – ou só na quarta que vem, se nós ganharmos do Fortaleza/CE -, chegou a hora de já começarmos a pensar em 2023, quando novos desafios nos surgirão.
Mas sabe o que é melhor, prezado palmeirense? Com Endrick tudo ficará bem fácil.
O MELHOR: ENDRICK
Excelente – Nota 8,5
Ele foi o cara do jogo. Fez um gol, talvez tenha feito outro – mas o árbitro o concedeu a Scarpa – e mudou a partida com seu talento. Que Deus o mantenha assim.
MERECE DESTAQUE: GUSTAVO GÓMEZ
Ótimo – Nota 7,5
Mesmo tendo um trabalho dos infernos com o ótimo Vítor Roque, Gómez não perdeu a chance de comandar nossa defesa e de mais uma vez balançar as redes. Já pode ser considerado, sem dúvida alguma, um dos melhores zagueiros de toda a nossa história.
PALMAS PRA ELE: GUSTAVO GÓMEZ
Ótimo - Nota 7,5
Ele meio que dividiu o primeiro gol com Endrick, mas o que melhor o define neste jogo é a sua dedicação tática e seu apuro técnico nas bolas paradas. Que pena que prefere ir embora.
Confira abaixo avaliações e notas de todos os demais profissionais que participaram do jogo de hoje:
Abel Ferreira e Dudu – Ótimo: nota 7
Weverton, Murilo, Piquerez, Rony e Gabriel Menino - Muito Bom: nota 6,5
Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Mayke - Bom: nota 6
Atuesta – Satisfatório: nota 5,5
Breno Lopes e Brunoi Tabata - Sem Avaliação: Sem nota
FOTOS: CESAR GRECO/AG.PALMEIRAS
26/10/2022 at 14:15
3- Não escrevo com alegria, mas quero parabenizar Giuliano Bertolucci. É surreal, mas depois de td que o Endrick mostrou nestes anos, se o endrick e família entenderem que já cumpriram a gratidão, até por toda humilhação e “plano de carreira 2023″ do semi-deus, Endrick sai do clube em julho 2024 com zero, isto mesmo, zero ganho para o Palmeiras.
Negócios a parte, a responsabilidade de uma tragédia desta tem nome e sobrenome: Abel semi-deus.
27/10/2022 at 2:18
Jurandir: Endrick tem contrato até o fim de 2025 e multa rescisória de 60 milhões de euros. Seria muita ingenuidade acreditar que o Palmeiras não irá negociá-lo em julho de 2024, quando ele completará 24 anos. Talvez não pelo valor da multa, mas com certeza por um altíssimo valor.
Abel tem defeitos, muitos dos quais eu mesmo já descrevi aqui, mas seu ranço com ele parece ser algo pessoal.
Abs.
26/10/2022 at 14:09
2- Jogo contra o Chelsea: Que fique claro, somos campeões mundiais 51 e ponto. MAS, nosso Abel semi-deus, que tanto se vangloria de ser exímio administrador de elenco, um dia ainda terá que se explicar. Independente se as coisas de gmenino e ppaula fossem assim tão graves, o semi-deus poderia ter administrado a situação por mais um mês. O semi-deus optou por destroçar um meio de campo hiper-vencedor (vide jogo conta o River lá) e nos obrigou a jogar com o indescritível atuesta galetinho que, com todo respeito às jogadoras, mal seria reserva no time feminino. Não existe o “se” no futebol, mas restará para sempre a dúvida de um segundo tempo com danilo, gmeninino e ppaula. A triste e melancólica realidade é que fomos de …. atuesta. Deu no que deu.
27/10/2022 at 2:15
Jurandir: mesmo que nosso meio-campo fosse formado por Dudu, Leivinha e Ademir da Guia dificilmente teríamos vencido.
Os caras eram muito melhores.
Abs.
26/10/2022 at 13:58
1- Endrick: Será Abel o nosso novo saudoso Oswaldinho de Oliveira? Pois não é que o nosso semi-deus Abel já está chamando para ele o lançamento do menino. Depois da performance do Endrick todos estes anos, incluso a copinha, pois não é que Abel o semi-deus fez absoluta questão de humilhar o endrick mandando o mesmo ir para a disney visitar o pateta! Não levou o menino, mesmo que como convidado, para o mundial! E que o plano de carreira dele, semi-deus, era por o endrick para jogar em … 2023! A ponto de despacha-lo de volta para o sub20!
27/10/2022 at 2:14
Jurandir: como eu disse aí embaixo, conheço bem como trabalham técnicos de futebol.
Há aqueles que não gostam de jogadores jovens (Scolari, por exemplo) e aqueles que não têm medo de dar chances a revelações (Luxemburgo, por exemplo).
Mas todos, sem exceção, são vaidosos e só fazem o que têm de fazer quando querem, e não quando a torcida quer.
Abs.
26/10/2022 at 13:44
Caro Trevisan, boa tarde. Como sempre, digo que sou testemunha do quanto a diretoria do clube acompanha de perto tuas ponderações. Como tenho mais de um tema, vou dividir para não ficar cansativo. Abç.
27/10/2022 at 2:19
Pois não.
26/10/2022 at 13:31
Boa tarde caro Trevisan, que beleza e de virada com a jóia do Endrick é bem melhor, agora falta pouco para o grito de Campeão.
Vai Palmeiras mostra sua força.
Abraço.
27/10/2022 at 2:11
Olá, Alfano.
Ao que tudo indica, seremos campeões na quarta-feira, diante do Fortaleza/CE (aliás, como eu previ).
E se o Inter/RS não ganhar do América/MG em BH, levantaremos a taça mesmo que percamos o jogo.
Ou seja: pode preparar os rojões.
Abs.
26/10/2022 at 12:31
1°) Sr. Oswaldo de Oliveira. !!!
Quantas vezes este cidadão berrava no banco de reservas do Palmeiras “vou colocar o Gabriel Jesus !, vou colocar o Gabriel Jesus !, mas a torcida do Palmeiras não deixava !!!
Néh Sr. Oswaldo de Oliveira ???
2°) Sr. Abel Ferreira, “Arquiteto e criador do Universo”, queria por que queria inscrever o Endrick no mundial interclubes !!!
Mas, mas e mas a torcida do Palmeiras, a diretoria não permitiram e em coro uníssimo gritavam ” Não, Não e Não !.Endrick vai pra Disney brincar com o Pateta !!!, queremos a inscrição e o ATUESTA pra enfrentar o chelsea no mundial”
Néh Sr.Abel Ferreira ? que contrariado mandou Endrick pra Disney e foi VIOLENTAMENTE obrigado a escalar o ATUESTA contra o chelsea. !!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como dizia John Ford, o maior Diretor do cinema dos Estados Unidos em TODOS os tempos :_
” Quando a LENDA se torna REALIDADE publique_se a LENDA !!!”
Abçs.
27/10/2022 at 2:10
Olá, Jair.
Conheço bem como trabalham técnicos de futebol.
Há aqueles que não gostam de jogadores jovens (Scolari, por exemplo) e aqueles que não têm medo de dar chances a revelações (Luxemburgo, por exemplo).
Mas todos, sem exceção, são vaidosos e só fazem o que têm de fazer quando querem, e não quando a torcida quer.
Infelizmente, é assim.
Abs.
26/10/2022 at 10:14
O futuro ataque do Palmeiras Geovanne Endrick e Dudu com Veiga no meio e uma correção é Bruno Tabata e não Rodrigo.
27/10/2022 at 2:06
Olá, Berti.
Acho que sua escalação é a que teremos a partir de 2023. Aliás, um grande ataque, não?
Em relação ao Tabata, a memória me traiu: agradeço a correção.
Abs.
26/10/2022 at 10:04
Bom dia Marcio e amigos,
Já está saindo na imprensa, e eu já ouvi isso em mais de um programa esportivo, que este título do Palmeiras será um premio de consolação, já que perdemos nas copas.
Vejo também vários recortes de títulos, e de maneira absurda, começam a contar somente a partir de 2019, ou seja, ano que o VARMENGO começou ganhar alguma coisa.
Pra mim, o título brasileiro é importantíssimo, pois além de fortalecer o Palmeiras como maior campeão Nacional, garante para essa fase do Palmeiras, um título que consagra o melhor time do Brasil, devido ao formato de pontos corridos.
Abs
27/10/2022 at 2:05
Olá, Rodrigo.
Vou lhe dar um conselho de jornalista: não perca seu tempo com programas e/ou páginas que reconhecidamente tentam diminuir os feitos do Palmeiras, até porque são muitos.
E por um motivo simples: a inveja é mesmo uma grande m….
Abs.
26/10/2022 at 8:57
Bom dia, Márcio.
Que carne de pescoço esse Athletico/PR! Seja com titulares ou reservas, esse time nos deu trabalho esse ano e fico feliz por termos saído daqui de Curitiba – afinal, resido aqui – com mais três pontos, as duas mãos e os dois pés na taça do Brasileirão 2022.
O Endrick é realmente uma promessa, mas precisa ser blindado e trabalhado. É muito novo, tem grande potencial e justamente por isso precisa de cuidados para não cair nas armadilhas que o futebol e o dinheiro trazem (mulheres, festas, bebidas, aproveitadores, etc.). Tem um futuro brilhante pela frente e só precisa de um bom direcionamento de carreira.
Quanto ao Verdão, é comemorar mais um título e pensar no planejamento de 2023.
Um forte abraço.
Valter
27/10/2022 at 2:03
Valter, salve!
Também me preocuparia com Endrick pelos motivos que vc citou, e também porque já vi algo mais ou menos parecido acontecer com Gabriel Veron – e hoje sabemos no que deu.
Mas é aí que está a diferença: ao contrário de GV, Endrick tem estrutura familiar e, mesmo que com o tempo mude um pouco seu comportamento, não creio que cometerá os mesmos erros do antigo companheiro de time.
Abs.
26/10/2022 at 7:36
Opa, ó nós aqui ó, de novo, em primeirão, tal qual o Palmeiras. Caros Sangue VERDE, como é bom ganhar desses time do Atlético PR que tem complexo de grandeza. Eu assisti o jogo pela TV dos caras, que nojo de narração, os caras narram como se o Atlético PR fosse de fato um gigante do futebol brasileiro. E quer saber, de virada foi mais gostoso ainda, pois quebrou a soberba e trouxe os caras um pouco de volta à realidade deles. E a cera do goleiro enquanto eles estavam ganhando ? Vai golerão, faz cera agora, depois que o Palmeiras virou o jogo (hehehehe). Fomo eliminados para esses caras na liberta pq fomos garfados, mesmo assim vou torcer para esse timéco na final contra o Flamengo, mas aconteça o que acontecer não vou sofrer não. Dá-lhe Verdão.
27/10/2022 at 2:01
Olá, Tadeu.
Vc tem razão: fomos eliminados na Libertadores porque o árbitro, obviamente orientado pela Conmebol, impediu um gol certo de Gabriel Menino, que levaria a decisão para os penais.
Mas é claro que também erramos, pois vencíamos por 2 a 0 e permitimos o empate dos caras.
Em relação à narração na TV Furacão, nada a estranhar: você esperava que eles fossem isentos? Por acaso alguma rádio e/ou TV segmentada age desta forma?
Abs.