Palmeiras enfrenta o Santos/SP pela quarta vez em 2021… e ganha pela quarta vez!
Meus amigos.
Tudo começou no 1 a 0 de 30 de janeiro, quando Breno Lopes marcou o gol que garantiu o bicampeonato da Libertadores da América, no Maracanã.
Depois, em 6 de maio, na Arena Palestra Itália, pela fase de classificação do Paulistinha, foi 3 a 2, com gols de Willian Bigode, Viña e Lucas Esteves. Pois é: até do Esteves.
Em seguida, mais uma vez em nossa casa, outro 3 a 2, desta vez valendo pelo 1º turno do Brasileirão, com Bigode – olhe ele aí de novo! -, Breno Lopes – olha ele aí de novo! – e Gustavo Gómez.
E hoje, mesmo atuando no campinho dos caras, 2 a 0. Com gols de Raphael Veiga e Rony. E nem dá para eles reclamarem, pois poderia ter sido bem mais.
Quatro jogos contra o Santos/SP em 2021, quatro vitória sobre o Santos/SP em 2021.
Se isso não se chama “freguês”, então não sei que nome tem.
O MELHOR: RAPHAEL VEIGA
O que esse cara tá jogando chega a ser uma sacanagem. Hoje, além de ter dado o passe, mais do que perfeito, para Rony abrir o placar, ainda por cima marcou um golaço que só quem sabe muito de bola consegue marcar. E se já não fosse o bastante, ainda por cima deu uma de falso 9 quando o Palmeiras não teve a bola nos pés. Deus queira que repita uma atuação como esta daqui a 20 dias (nota 8,5).
MERECE DESTAQUE: RONY
Ele precisou marcar três gols para que um fosse confirmado. Aliás, tenho pra mim que se o árbitro não se chamasse Claus o toque involuntário de Dudu não teria sido considerado irregular. Mas o que vale é que, durante todo o jogo, Rony foi um inferno para a frágil defesa santista, com direito até mesmo à assistência para o golaço de Veiga (nota 8).
PALMAS PRA ELE: PIQUEREZ
Se você está surpreso por ver o uruguaio por aqui, saiba que eu me sinto da mesma forma. Até que enfim Piquerez apresentou um futebol realmente elogiável, tanto na defesa – e olha que teve um trabalho dos diabos com o Marinho – como no ataque, aparecendo não uma, mas várias vezes no apoio e – incrível! – acertando cruzamentos. Na boa: acho que estou sonhando (nota 7).
Os demais jogadores ficam com as seguintes avaliações:
Weverton, Gustavo Scarpa e Dudu – nota 6,5
Danilo – nota 6
Luan, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Patrick de Paula e Breno Lopes – nota 5,5
Marcos Rocha – nota 5
Danilo Barbosa, Deyverson e Willian Bigode – sem nota
O TREINADOR: ABEL FERREIRA
Nosso treinador começou seu trabalho nesta tarde surpreendendo, pois sacou do time e até mesmo do banco o capitão Felipe Melo. Apesar das ótimas atuações que vinha tendo, o experiente jogador de 38 anos foi poupado após cinco partidas seguidas, sendo quatro delas completas e uma em que deixou o gramado já aos 35 do segundo tempo.
Mas esta decisão acabou dando muito certo, pois Zé Rafael foi recuado para o que antigamente se chamava de “cabeça da área” e Danilo – muito mais leve e rápido na saída de jogo – atuou como segundo volante, o que deixou o meio-campo palmeirense bem mais criativo e tão seguro como sempre. Tal estratégia matou qualquer chance de criação no setor adversário, limitando o Peixe a jogar apenas pelas pontas, com Marinho e Lucas Braga.
Outro ponto a favor de Abel Braga foi o posicionamento de Raphael Veiga. Quando tínhamos a bola, ele era o que sempre é – um meia criativo. Mas, quando não a possuíamos, ele ocupava o espaço no comando do ataque, fazendo com que Rony se deslocasse para o lado direito, assim como já acontecia pela ponta esquerda com Dudu. Desta forma, ficou muito mais difícil para o Santos/SP iniciar suas jogadas.
Nas substituições, todas feitas já com o 2 a 0 no placar, agiu mais para poupar titulares – afinal, voltaremos a campo já na próxima quarta-feira – e para ganhar tempo (nota 6,5).
CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS
08/11/2021 at 21:38
marcio amigo …. o werverton merecia uma nota bem melhor… 2 defesas espetaculares.. abração
09/11/2021 at 0:43
Olá, amigo.
Que bom ver você por aqui de novo!!!
Talvez vc tenha razão. É que, como bem sabe, eu sou mais exigente nas notas, mesmo – rs.
Vê se aparece sempre por aqui, hein?
Abs.
08/11/2021 at 13:36
Boa tarde caro Trevisan, e olha que faltam 20 dias para grande decisão da Libertadores e o Palmeiras vem jogando sempre em busca da Vitória, é o que interessa.
Abraço.
09/11/2021 at 0:55
Pois é, Alfano.
Se não tivéssemos perdido pontos bobos, poderíamos ainda ter boas chances de obter o hendeca.
Mas, neste momento, o que mais nos importa é mesmo a Libertadores. Até lá, haja ansiedade.
Abs.
08/11/2021 at 8:53
Bom dia, Márcio.
Começo a pensar que vai dar jogo dia 27/11. Não vai ser aquela moleza que o Flamengo pensava.
Claro que ainda temos que manter os pés no chão e jogar dentro das nossas limitações, mas estamos crescendo no momento certo.
Pergunta para você: o primeiro gol do Verdão foi devidamente anulado? Para mim, gol legítimo e me pergunto como a arbitragem anula um gol daqueles com todos os recursos disponíveis.
Um abraço.
Valter
09/11/2021 at 0:54
Valter, salve.
Com certeza o Flamengo/RJ esperava uma decisão mais fácil, mas dadas as dificuldades pelas quais o time carioca vem passando também começo a achar que vai dar jogo. Mas é como você disse: temos de ter os pés no chão, manter a humildade e reconhecer que os caras são melhores. Se agirmos desta forma, nossas chances serão um pouco maiores.
Em relação à sua pergunta, é uma questão de interpretação. Eu não anularia porque ficou claro que o Dudu não tocou com o braço na bola, e sim que a bola tocou em seu braço. Porém, para o os caras do VAR isso não fez diferença, já que a bola caiu mais à frente e facilitou a jogada do atacante do Palmeiras.
Mas o que me chamou a atenção foram os áudios dos árbitros do VAR: o principal, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, apenas diz ao Raphael Claus: “Sugiro sua revisão, pois o lance pode ser irregular”. Já o safado do Claus berra como um louco: “Ele usou o braço para levar vantagem! Foi falta, foi falta!”.
Graças a Deus este erro não nos prejudicou, porque se tivesse prejudicado daria um enorme pano pra manga.
Abs.
08/11/2021 at 8:11
Caros Sangue VERDE. O jogo de ontem não era fácil não, foi o Palmeiras que fez o jogo parecer fácil. Que seja assim até o final desse ano ou, pelo menos, até o final desse mês. Hehehehe.
09/11/2021 at 0:45
Tadeu: se ficar exatamente assim, tanto pra nós quanto pra eles, ficarei muito, mas muito feliz.
Abs.
08/11/2021 at 8:06
Márcio, acho que você deve ter digitado “6,5″ em vez de “8,5″ na nota do Abel, não foi? Até porque seu texto só contém elogios ao portuga…
08/11/2021 at 7:20
Time se encorpando pra enfrentar o grande adversário na final da Copa Libertadores da América.
Renato Gaúcho sorrateiramente, de tocaia, preservando o time pro grande embate.
Vamos aguardar.
Abçs.
09/11/2021 at 0:41
Pois é, Jair.
Espero que no dia 27 a fase do Palmeiras seja a mesma de hoje. E a do Flamengo/RJ também.
Abs.