Palmeiras vence mais uma no Brasileirão e já ameaça o líder momentâneo da competição
Meus amigos.
Se eu disser que estou feliz da vida com o futebol que o Verdão vem apresentando neste Campeonato Brasileiro, estarei mentindo. Assim como todo palmeirense sou muito exigente e, para mim, não basta vencer – há também que convencer. Por isso, é claro que eu gostaria que além das importantes vitórias que já obtivemos no torneio eu queria ver, também, um show de bola por parte do nosso time, o que evidentemente não tem acontecido.
Ocorre, porém, que o Brasileirão é uma competição extremamente longa, na qual altos e baixo são comuns a quase todas as equipes. Assim, é inegável que ocupar a terceira colocação e, principalmente, ter um aproveitamos de 70.4% dos pontos disputados são números que devem ser comemorados – e muito – por todos nós. Só para que vocês tenham uma ideia, se ao final do torneio mantivermos este percentual de aproveitamento, teremos somado 80 pontos e, com toda a certeza, seremos endecacampeões nacionais.
Outro fator que deve ser enaltecido é que, embora o Sport do Recife/PE seja uma equipe bem fraca, ganhar na casa dos caras é tarefa quase que hercúlea, dada a péssima condição do gramado – ou melhor seria descrevê-lo como “pasto”? – da Ilha do Retiro. É óbvio que o campo atrapalha ambas as equipes, mas a pernambucana está acostumada a ele, e nós, não. Por fim, ainda que neste momento não sejamos o líder do Campeonato Brasileiro, tal condição poderá ser atingida em breve. Para tanto, basta que o Palmeiras continue apresentando a mesma vontade de vencer.
Em outras palavras: o título desta crônica é um aviso direto a quem por ora está à nossa frente.
O MELHOR
Felipe Melo (nota 7,5) foi o grande destaque do Palmeiras e de toda a partida. Mesmo atuando duplamente improvisado – na zaga e no lado esquerdo dela -, não perdeu uma disputa pelo alto, saiu jogando quando foi possível e de seus pés partiu o perfeito lançamento para Danilo, que culminou com o gol da vitória. E ainda tem gente que não quer sua permanência em 2022…
MERECE DESTAQUE
Mais uma ótima partida deste garoto. Seja atuando como primeiro volante, o que fez na maior parte do tempo, seja um pouco mais avançado, função que desempenhou após a entrada de Gabriel Menino, foi fundamental para que o Verdão em nenhum momento perdesse o controle do meio-campo. Além da linda jogada e do exímio cruzamento que deu para Scarpa marcar, no fim do jogo só não balançou as redes porque o zagueiro do Sport/PE salvou quase em cima da linha (nota 7).
PALMAS PRA ELE
Deus queira que Gustavo Scarpa continue nesta fase por muito tempo. Jogando, enfim, em sua real posição, ele não apenas tem sido o principal criador de jogadas e assistências finais da equipe como também, vez ou outra, aparece fazendo um golzinho. Hoje, em Pernambuco, apareceu como se um centroavante fosse e completou, com muita qualidade, excelente cruzamento de Danilo (nota 6,5).
OS DEMAIS
Sei que parece incrível, mas Victor Luís foi (ao lado de Jaílson, mas com a vantagem de ter atuado por apenas 12 minutos) o jogador que mais se destacou com exceção dos três citados acima. Por ter atuado como se um ponta-esquerda fosse, quase fez um belo gol e foi sua a ótima jogada e o perfeito passe para Danilo marcar aquele que seria o segundo gol palmeirense não fosse a zaga do Sport/PE tirar quase em cima da linha (nota 6). Os demais jogadores ficam com as seguintes avaliações:
Jaílson – nota 6
Zé Rafael, Raphael Veiga e Deyverson – nota 5,5
Marcos Rocha, Luan, Renan, Breno Lopes, Gabriel Menino, Rony, Willian Bigode e Breno Lopes – nota 5
Danilo Barbosa – nota 4,5
O TREINADOR
Embora continue com a costumeira impaciência e a já irritante soberba durante as entrevistas coletivas, pelo menos desta vez Abel Ferreira foi relativamente bem. Começou acertando na opção pelo 4-4-2, já que o fato de o jogo ser fora de casa e disputado em um gramado abaixo da crítica indicava dificuldades pela frente e, por isso, reforçar o setor de meio-campo seria mesmo o mais recomendado. É fato que, mais uma vez, demorou um pouco além da conta para promover as mudanças, já que o Sport/PE cresceu em campo desde o primeiro minuto da etapa final, mas ainda assim o fez com tempo não só para diminuir a presença ofensiva adversária em nosso campo mas também manter a velocidade no ataque, com Rony. Sua melhor decisão, porém, foi colocar Victor Luís aberto pela ponta esquerda e, com isso, conseguir jogadas ofensivas até o fim da partida (nota 6).
CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO (AG. PALMEIRAS)
05/07/2021 at 14:03
Boa tarde caro Trevisan, gostei muito do Título desta boa crônica, saia da frente pois o Verdão vem chegando.
Em pontos corridos 1 X 0 ainda fora de casa é goleada, tem que encarar cada jogo uma final pois o Campeonato é longo e não pode bobear.
Abraço.
05/07/2021 at 15:50
Olá, Alfano.
Muito obrigado pelo elogio.
Vc está correto: quanto mais pontos somarmos, mesmo que com vitórias magérrimas, melhor pra nós.
Abs.
05/07/2021 at 11:37
Bom dia Trevisan.
Jogo fraco mas como o que importa são os 03 pontos, ótimo.
Também gostaria de ver o time jogando e convencendo.
Pelo que vi, não há ninguém jogando alguma coisa, logo, os times pequenos na frente dos
tradicionais.
ABs
05/07/2021 at 15:49
De fato, Édson.
Mas normalmente o que acontece é que, mais cedo ou mais tarde,os grandes começam a jogar o que podem.
E será então que teremos de provar nossa força.
Abs.
05/07/2021 at 8:43
Bom dia, Márcio.
Esta é a primeira vez que escrevo depois da sua volta e espero que você tenha cumprido seus compromissos de forma bem sucedida. Só falta conciliar a sua agenda com o site. Como é que nós, sábios torcedores, vamos ditar os rumos do time se não temos o seu espaço?
A vitória de ontem foi excelente para as pretensões de título, mas confesso que não entendi as alterações do Abel. Nas três primeiras, ele simplesmente saca Scarpa e Veiga – dois homens de criação – para colocar Danilo e Rony. Depois tira Deyverson para colocar Victor Luís? Explica-se com isso a queda de rendimento e a pressão sofrida no segundo tempo de um time que, cá entre nós, é tão fraco que só o fato de estar na séria A já é uma conquista.
Não culpo o Abel se os atletas que entram em campo não correspondem, mas acho que que as alterações que ele promove – na grande maioria das vezes – faz o time perder o ritmo.
De qualquer forma, estamos crescendo na competição e com o retorno do Dudu seremos certamente ainda mais fortes.
Um abraço.
Valter
05/07/2021 at 15:48
Olá, Valter.
Fico feliz que tenha sentido falta das bobagens que escrevo – rs…
Vc tem razão quando diz que Abel quase sempre mexe mal ou, então, troca seis por meia dúzia. Mas neste jogo entendi o que ele quis fazer.
Scarpa saiu porque está esgotado – o jogo deste domingo foi o 10º seguido que ele começou como titular, e apenas o segundo que não jogou todo o tempo. A entrada de Rony em seu lugar visou dar velocidade nos contra-ataques.
Veiga saiu porque o meio-campo precisava de mais marcação – daí a entrada de Danilo Barbosa. O problema é que ele não jogou bem.
Por fim, ele colocou Victor Luís não como lateral, mas sim como ponta-esquerda, já que antes Breno Lopes já havia saído e Willian Bigode não ocupou a faixa do gramado como se esperava.
Abs.
05/07/2021 at 7:39
Ótima vitória !
Maravilhosos 3 pontos !
Será que o Abel Ferreira se considera um novo Vasco da Gama ?
Será que ele se considera um novo desbravador, que atravessou o Oceano Atlântico, descobrindo novos caminhos épicos pro futebol brasileiro ?
Que pena, mas que pena mesmo, que não apareça um novo Luis Vaz de Camões pra contar suas aventuras no épico “Os Lusíadas II”.
Brincadeiras a parte que “Figura” é esse Abel.
Abçs.
05/07/2021 at 15:43
Jair: creio que você foi perfeito na descrição.
E a resposta para todas as perguntas que fez é uma só: sim.
Abs.
05/07/2021 at 7:15
Opa, ó eu aqui ó. Caros, como eu não gosto desse timico do Sport, para mim o um a zero de ontem foi uma goleada, só de ganhar desses caras já fiquei feliz. E Márcio vc já comentou sobre o pasto que é gramado deles, que coisa horrível hem. Abraços.
05/07/2021 at 15:42
Então, Tadeu, neste ponto creio que o Abel tem razão.
Não é a primeira vez que o gramado da Ilha está nestas condições.
Abs.