CHEIRO DE SACANAGEM NO AR

Contra o Palmeiras, VAR está sempre atento. Mas quando é a favor…

No último domingo, logo após o empate por 2 a 2 com o Bahia/BA, escrevi a todos vocês que, em minha opinião, o VAR havia acertado ao indicar os dois pênaltis que levaram o Palmeiras ao mau resultado em plena Arena Palestra Itália e, desta forma, livrado a cara do fraco árbitro Ígor Benevenutto.

Durante a semana, vários foram os torcedores e até mesmo os colegas de Imprensa que discordaram da minha opinião, sobretudo no lance do segundo penal em que, para estes, foi o atacante da equipe baiana quem derrubou com o zagueiro Luan, e não o contrário. Mesmo assim, mantive minha posição e continuo achando que, daquela vez, o árbitro de vídeo fez justiça.

Ocorre, porém, que a cada rodada me parece mais clara a existência de uma predisposição em prejudicar o nosso time por parte dos caras que ficam vendo o jogo pela telinha. Hoje, em Porto Alegre/RS, talvez não merecêssemos a vitória, mas deveríamos ter vencido porque o gol de empate do Grêmio/RS começou em um lance irregular – um erro simplório do bandeirinha Luiz Cláudio Regazone, que inverteu um lateral (era nosso, e ele marcou para eles). Após a cobrança, David Braz acertou um chute que nunca mais irá acertar na vida e o Weverton, como sempre, saltou com os braços recolhidos, em vez de estendidos.

Mas bastaria ao árbitro de vídeo Émerson de Almeida Ferreira avisar ao árbitro central Vágner do Nascimento Magalhães que houvera a irregularidade no início do lance e o gol gremista seria anulado. Porém nada lhe foi dito e, desta forma, a partida terminou empatada. Mas por que teria o VAR prejudicado o Verdão?

Em meu modo de ver, por dois motivos: inveja e precaução. A inveja se explica pelo fato de sermos o time mais rico do País, que se reforça a cada possibilidade e que, tivesse em seu comando alguém com uma cabeça mais arejada e também mais corajoso, que não colocasse o Palmeiras tão atrás sempre que começa vencendo uma partida (neste sábado, quando ele sacou Dudu para colocar Ramires, tive a certeza de que levaríamos o gol), venceria quase todos os jogos. Já a precaução é ainda mais óbvia: o Brasileirão teve um clube paulista como campeão em suas quatro mais recentes edições, e a última vez que um time carioca levantou a taça desta competição foi em 2012 – ou seja, há quase sete anos!

Será que preciso ser mais claro?

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5
REGULAR

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

ANTÔNIO CARLOS – 6
BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6,5
  MUITO BOM

VICTOR LUÍS – 5
  REGULAR

THIAGO SANTOS – 5,5
  SATISFATÓRIO

MATHEUS FERNANDES – 5
  REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

DUDU – 7,5
  ÓTIMO

BORJA – 5
REGULAR

HYORAN– 6,5
  MUITO BOM

LUIZ FELIPE SCOLARI – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

MARCOS ROCHA – 5
  REGULAR

RAMIRES – 5
REGULAR

Créditos Fotos: César Greco (Palmeiras/Divulgação)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO


11 Responses to CHEIRO DE SACANAGEM NO AR

  1. Bom dia a todos!
    Independente de sermos mais uma vez prejudicados.
    Com este técnico covarde e este time incompetente vai ser difícil ganhar alguma coisa este ano.
    Tivemos chances de matar o jogo e nada como sempre e por incompetência.
    RV muito fraco. Não lembro a última vez que esse cara deu um chute pro gol. Que 10 é esse?
    Wewerton (goleiro leite moça?)
    Borja, artilheiro dos gols perdidos.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … vou ser mais incisivo: MAIS UMA VEZ FOMOS ROUBADOS. Ando analisando muito esse campeonato pós copa américa e pra mim, fica claro que a CBF quer o Flamengo campeão. Sigo sua linha de raciocinio, em 2015, eles- 2016-nós – 2017, eles e 2018, nós. Quatro anos seguidos de clubes paulistas e isso, com certeza incomoda. Outro detalhe, somos tidos como os mais ricos e peitamos a rede globo, falar mais o que? Quanto ao nosso tecnico: Foi covardão mais uma vez. O Dudu estava impondo um certo receio nos caras e jamais deveria ter saido. Talvez ele deveria ter testado o menino Angulo, que com certeza ia impor a maior correria na defesa. Bruno Henrique, merece um banco pra tomar vergonha na cara. Ramires, esta totalmennte sem ritmo. O tecnico? acho que sera o ultimo ano dele no verdão mesmo se formos bi mundiais.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: concordo contigo.

      Mesmo que tudo dê certo e ganhemos os bis da Libertadores e do Mundial, creio que ele se aposentará no ano que vem.

      E nosso novo treinador será Paulo Turra.

      Abs.

  3. Boa noite, Márcio.

    Me permita fazer uma pergunta provocativa: se o gol do David Braz não tivesse acontecido, você manteria a sua opinião?

    Com todo o respeito, acho que um lance equivocado de lateral em que um zagueiro faz um gol daqueles – onde você mesmo disse, jamais na vida acertará outro – não lança dúvidas sobre a integridade nem da arbitragem, nem do torneio. Além do mais, nem sei se em lances como esse o VAR deveria ser acionado.

    A verdade é que o próprio Palmeiras se colocou dentro das dificuldades em que está hoje. Poderíamos facilmente ser campeões desse Brasileiro se não tivéssemos voltado tão mal após o intervalo da Copa América. Culpo apenas o Palmeiras pela situação em que estamos e mais ninguém.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Sim: se David Braz não tivesse acertado o chute que acertou eu teria a mesma opinião sobre a arbitragem.

      E sabe por quê? Porque eu trabalhei cinco anos com esses caras e, embora sejam honestos, são muito incompetentes e sofrem uma pressão dos infernos de todos os lados.

      Respondi sua pergunta?

      Abs.

  4. Roberval Vicente Rosa

    NÃO GANHA UMA !!!!!!!! Técnico COVARDE e RETRANQUEIRO !!!!! Não consigo deixar de lembrar o Brasileirão de 2009: 8 pontos na frente do segundo colocado na tabela e em 5 partidas não conseguiu NEM a classificação para a Libertadores!!!

    • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

      ROBERVAL, mas não era o Muricy o tecnico em 2009? Não tenho certeza.

      • Roberval Vicente Rosa

        Sim, S.E. Presidente Prudente. Era o Muricy. Outro retranqueiro que não tinha comando no time. Deixou uma “panelinha” (Clayton Xavier, Pierre e Diego Souza) sabotar o time para derrubá-lo. Nosso time é uzeiro e vezeiro de situações assim por causa de jogadores sem caráter e técnicos incompetentes.

      • Márcio Trevisan

        Sim, Ildebrando.

        Era ele mesmo.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Verdade, Roberval.

      Mas naquela época o retranqueiro era outro: Muricy Ramalho.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>