Expulsão de Felipe Melo talvez tenha sido justa, mas só aconteceu porque ele é quem é. Ou já foi.
Meus amigos.
Já vi e revi o lance da expulsão de Felipe Melo umas cem vezes, e até agora não consegui ter uma opinião clara sobre a decisão do fraco árbitro Ígor Benevenuto em expulsá-lo. Às vezes, parece-me que o jogador teve, mesmo, a intenção de atingir o atacante Lucca, ex-Corinthians/SP; noutras, fica-me claro que o volante palmeirense foi apenas imprudente, ou seja, não teve maldade alguma na jogada.
Pesa para mim um pouco mais esta segunda opção porque ficou evidente que o jogador do Bahia/BA valorizou ao máximo o lance, inclusive fingindo ter ficado desacordado por alguns segundos. E por que sei que ele fingiu? Por uma razão simples: se ele de fato tivesse desmaiado, jamais os médicos do time baiano permitiram que ele permanecesse em campo, pois sempre que algo assim acontece o indicado é que o atleta seja imediatamente conduzido a um hospital para que exames comprovem se houve ou não alguma gravidade.
Independentemente se Felipe Melo foi ou não corretamente expulso, o que não se discute é que ele só recebeu o cartão vermelho porque é Felipe Melo. Qualquer outro jogador do Palmeiras que tivesse agido da mesma forma, sem tirar nem por, teria no máximo recebido o amarelo – e olhe lá. O meio-campista do Palmeiras paga por tudo o que já fez de errado, é punido com o cartão quando merece e quando não merece também e acaba sendo vítima de atitudes que tomou no passado e que, hoje, luta para provar que não fazem parte do presente.
O jogo – Apesar de ter conseguido empatar a partida mesmo atuando quase todo o segundo tempo com um jogador a menos, não se pode garantir que, se a expulsão de FM não tivesse acontecido, o Verdão teria vencido o jogo. Mesmo desfalcado, o Bahia/BA é um time bem montado por Róger Machado, que talvez conseguisse um bom resultado de qualquer forma.
Ainda que o resultado final não tenha sido positivo, já que quando se joga em casa a vitória é sempre mais do que esperada, vi mais qualidades do que defeitos no nosso time. É bem raro acontecer, mas hoje concordo com o nosso velho treinador: a equipe errou muito menos do que em jogos anteriores, vem, sim, apresentando uma leve melhora em suas atuações, chegou muito mais perto da vitória (algo que só não aconteceu devido a mais uma excelente atuação do goleiro Douglas) e, afinal de contas, conseguiu empatar uma partida que poderia tranquilamente ter perdido, dadas as circunstâncias.
A estreia de Luís Adriano, ainda que não tenha sido, assim, uma “brastemp”, mostrou que ele pode ser um jogador útil à nossa equipe, seja no comando do ataque, seja atuando pelos lados do campo. O mesmo aconteceu com Vítor Hugo, que reestreou mas, talvez, não venha a ser o titular absoluto que esperamos, sobretudo se Scolari levar em consideração a atuação de Luan neste Domingo dos Pais.
Por fim, e para que não me acusem de ficar em cima do muro, em meu modo de ver ambos os pênaltis marcados para o Bahia/BA aconteceram.
ANÁLISES INDIVIDUAIS
WEVERTON – 5
REGULAR
MARCOS ROCHA – 7
ÓTIMO
LUAN – 8
EXCELENTE
VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO
DIOGO BARBOSA – 4,5
RUIM
FELIPE MELO – 4,5
RUIM
BRUNO HENRIQUE – 6
BOM
GUSTAVO SCARPA – 6,5
MUITO BOM
DUDU – 8,5
EXCELENTE
LUÍS ADRIANO – 5,5
SATISFATÓRIO
ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR
LUIZ FELIPE SCOLARI – 8
EXCELENTE
GUSTAVO SCARPA – 5,5
SATISFATÓRIO
THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO
Créditos Fotos: César Greco (Palmeiras/Divulgação)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO
12/08/2019 at 12:42
Boa tarde, é uma pena pois na minha opinião foi o melhor jogo do Dudu na atual temporada.
Agora temos que buscar a Liderança, jogando fora.
Abraço.
14/08/2019 at 14:55
Verdade, Alfano.
Mas será bem complicado ganhar do Grêmio/RS, mesmo que eles joguem com o time reserva, neste sábado.
Abs.
12/08/2019 at 11:14
A imprensa está bradando que o Palmeiras tem 5 centroavantes e eu pergunto: Para que tantos, se todos que fazem parte do plantel terão de se submeter ao mesmo “esquema ultrapassado” do FELICHÃO? No final nós vamos ver que todos serão descartados e os torcedores que não observam direito o futebol vão ficar criticando os jogadores.
14/08/2019 at 14:54
Farani: na verdade a Imprensa está errada.
O elenco principal tem 6 centroavantes: Borja, Deyverson, Dourado, Luís Adriano, Arthur Cabral e Angulo.
Abs.
12/08/2019 at 11:03
Bom dia, Márcio.
Por mais doloroso que seja, acredito que tudo o que a arbitragem e o VAR indicaram contra o Palmeiras foi absolutamente correto, desde a expulsão do FM até os dois pênaltis marcados.
FM pode não ter sido maldoso e o Lucca pode até ter fingido um pequeno desmaio, mas a expulsão foi absolutamente justificável. Uma cotovelada no queixo do rapaz digno de UFC! No meu ponto de vista, desnecessária a atitude.
Quanto aos pênaltis, DB precisa aprender que – dentro da área – o braço deve ficar junto ao corpo e não em posição de levantamento de vôlei. Já Luan, pegou só o jogador do Bahia em lance dentro da área. Pênaltis claros e bem marcados pelo VAR.
Porém, nem tudo foi ruim. Gostei do time e da estreia do Luiz Adriano. Sinto que, aos poucos, estamos retomando o bom momento vivido antes da Copa América.
Um abraço.
Valter
14/08/2019 at 14:53
Também vejo desta forma, Valter.
O único problema é que este “aos poucos” está aos poucos demais – rs.
Abs.
12/08/2019 at 8:55
Caro amigo Marcio, não entendi a nota do Luan, primeiro vc disse ‘sobretudo se Scolari levar em consideração a atuação de Luan neste Domingo dos Pais’ e depois lhe atribui uma nota excelente, é isso mesmo? Sobre os pênaltis, o primeiro foi indiscutível (aquela anta do Diogo B. foi para a jogada com os bração aberto e prejudicou nós DE NOVO), o segundo parece aqueles pênaltis que os ‘juiz’ davam para os gambás em 2005, um absurdo, o jogador do Baea erra a bola e encontra a perna do Luan, mas quem estava no VAR era o Margarida que gosta de ser o centro das atenções. E depois para mim, o lance capital, o pênalti claro em Marco Rocha, o bandeira deu impedimento do Dudu que não participou do lance, mas considerando que o Dudu tenha participado, porque o juizéco não foi para o VAR? Então estou propenso a concordar com o nosso amigo (Presidente Prudente aqui do grupo) este campeonato já está arrumado e não é para nós.
14/08/2019 at 14:52
Tadeu: vou explicar.
Luan teve uma atuação excelente, pois além de ter salvado um gol em cima da linha ainda foi ótimo em desarmes e antecipações.
Por isso escrevi “Vítor Hugo, que reestreou mas, talvez, não venha a ser o titular absoluto que esperamos, sobretudo se Scolari levar em consideração a atuação de Luan neste Domingo dos Pais”. Ou seja: se levar em conta a bola que Luan jogou, talvez nosso velho treinador o mantenha ao lado de Gustavo Gómez.
Abs.
12/08/2019 at 7:46
MARCIO, em data anterior postei sobre a raça do FM em campo e disse que se metade do time a tivesse, seriamos invenciveis. Pena que a raça as vezes passa a ser um obstaculo e com certeza se fosse outro jogador teria levado uma dura e um amarelo e só. No penultimo jogo do Flamengo, se não me falha a memoria, o Rafinha fez um lance identico e acho que nem amarelo levou.Enfim, estavamos bem a té a expulsão e alem do VAR, acho que ela foi fundamental para esse 2×2. O Santos não ganha do Cruzeiro na proxima rodada e nós vamos empatar com o Gremio. VC ACHA QUE A CBF VAI DEIXAR UM CLUBE PAULISTA SER CAMPEÃO? ACHO QUE NÃO, POIS SERIA A 5 VEZ CONSECUTIVA.
14/08/2019 at 14:50
Tem este detalhe, sim, Ildebrando.
O futebol paulista, por meio “deles” e de nós, tem dominado o cenário nacional.
É preciso que tomemos cuidado para que a CBF não faça do Flamengo/RJ o próximo campeão brasileiro.
Abs.
11/08/2019 at 22:45
Concordo com 95% do que foi dito…somente discordo da nota do Scarpa, pois hoje ao mer ver foi péssimo e do Felipão que deixou a desejar.
14/08/2019 at 14:48
Sérgio: futebol é assim mesmo.
Cada um de nós tem uma visão diferente sobre o mesmo fato.
Abração.