VAR atrapalha, mas eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil é justíssima
De um lado, um Inter/RS querendo a vitória a qualquer custo, disputando todas as jogadas como se fossem a última; do outro, um Palmeiras se arrastando em campo, parecendo estar de saco cheio de ser campeão e incapaz de criar jogadas de qualidade (a única que conseguiu, em todo o primeiro tempo, foi fruto de um contra-ataque).
Apenas o parágrafo acima já bastaria para explicar as duas derrotas que o Verdão sofreu hoje em Porto Alegre/RS – a do tempo normal e a dos pênaltis. Quando um time entra em campo com mais vontade do que o outro, geralmente vence a partida. Por isso, quando Gustavo Gómez (quem inventou que esse cara bate pênalti bem? Todos os que cobra são idênticos: rasteiros e no meio do gol!!!) e Moisés perderam suas cobranças, fiquei triste, mas conformado: afinal, classificava-se a equipe que mais quis a vaga e também a que mais a mereceu.
O Palmeiras, hoje, foi uma sucessão de erros. Com exceção de Weverton, que teve uma atuação digna de Oberdan, Leão e Marcos, quase todos os demais jogadores tiveram atuações que beiraram o ridículo. Nosso velho treinador, então, extrapolou o limite de imbecilidades, começando pela manutenção do horrendo Deyverson no time titular, em seguida demorando demais para sacá-lo do time, passando pela escolha de Moisés (???!!!) para o lugar de Lucas Lima, o que deixou o já lento meio-campo com ares de um cágado manquitola; a opção por não promover a entrada de Gustavo Scarpa, o cara que mais gols fez pelo time neste ano e que também é um bom cobrador de pênaltis, etc.
Mesmo assim, meus amigos, quase que o Verdão chegou às semifinais. Em minha opinião, o pênalti de Edenílson em Felipe Melo foi claríssimo, inquestionável, e a instantânea marcação de Rafael Traci é uma prova disso. Mas aí o tal do VAR entrou em ação, e é claro que os caras que lá estavam não perderiam a chance de aparecer, ainda que para isso tenham que passar a vergonha de errar mesmo após reverem o lance “n” vezes. É verdade que, já nos acréscimos, os mesmos incompetentes prejudicaram demais o time gaúcho ao anularem o legítimo gol de Victor Cuesta, mas a pergunta que fica é muito simples: será que o Inter/RS teria forças físicas e psicológicas para buscar o segundo gol se, aos 37 da etapa final, tivesse sofrido o empate por meio de Bruno Henrique? Ou seja: o VAR induziu o árbitro de campo a errar para os dois lados, mas o lado que acabou sendo mais prejudicado foi o nosso.
De qualquer forma, como eu mesmo previra na semana passada, o que era doce acabou amargo. E isso se deu também devido ao futebol que o Verdão não jogou na primeira partida, quando deveria – e poderia – ter “matado” esta disputa se tivesse tido um pouquinho mais de qualidade, muito mais vontade e um centroavante que não fosse esta eterna piada da qual somente Luiz Felipe Scolari consegue rir.
Por fim, o que se espera disso tudo é que grupo tenha aprendido a lição e fique ciente de que, na Libertadores, situações como a que vivemos hoje poderão, ou até mesmo deverão, se repetir. E que ao contrário do que se dá em uma longa competição por pontos corridos, na qual um elenco maior e melhor é fundamental ao título, em torneios tipo “mata-mata” se torna essencial ter vontade, garra e, sobretudo, culhões.
Ah, sim: e se tivermos um centroavante
decente também será bom!
ANÁLISES INDIVIDUAIS
WEVERTON – 9
QUASE PERFEITO
MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO
LUAN – 6,5
MUITO BOM
GUSTAVO GÓMEZ – 4
MUITO RUIM
DIOGO BARBOSA – 6,5
MUITO BOM
FELIPE MELO – 5
REGULAR
BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR
LUCAS LIMA – 4
RUIM
ZÉ RAFAEL – 3
PÉSSIMO
DEYVERSON – 3
PÉSSIMO
DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO
LUIZ FELIPE SCOLARI – 2
PÉSSIMO
MOISÉS – 3,5
PÉSSIMO
WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO
CARLOS EDUARDO – 3
PÉSSIMO
Créditos Fotos: Vinícius Costa (BF Filmes)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO
19/07/2019 at 15:47
Dudu…por favor não comparem mais ele com o Edmundo. Há um abismo enorme entre os dois. Edmundo decidia jogos sozinho, quantas e quantas vezes vimos ele fazer isso. Final do torneio Rio São Paulo 93 é o maior exemplo, acabou com o primeiro jogo, depois foi expulso, mas já tinha decidido a parada, segundo jogo foi só administrar e ser campeão. Agora eu pergunto, cite um jogo que o Dudu colocou a bola embaixo do braço e falou: Deixa comigo ???
21/07/2019 at 3:06
Ed:quem compara Dudu a Edmundo não viu o Animal jogar.
Mas Dudu é o melhor jogador do nosso time e já teve, sim, grandes atuações.
Só que jamais conseguirá jogar nem 20% do que jogou Edmundo.
Abs.
18/07/2019 at 21:39
Podem ter certeza e não estou brincando, se o Palmeiras contratar o Messi, Felipão vai fazer ele virar banco do Lucas Lima, pois vai querer provar para o mundo que o Lucas Lima é mais útil para o time do que o Messi. Esse é o Felipão.
18/07/2019 at 17:43
De que adianta ter tanto dinheiro, condições de montar o melhor elenco do Brasil, pra manter Deyverson como títular absoluto ???? Isso é rasgar dinheiro. Deyverson na pior das hipóteses seria aceitável naquele time de 2012 que não tinha ninguém. Mantê-lo como titular agora seria como ter o Betinho como titular hoje. É bizarro o que fazem. Tão nem aí pra campeonato, pra título, pra eles basta o estádio cheio e a marca estar em evidência no youtube.
21/07/2019 at 3:05
Perfeito de novo, Ed.
Abs.
18/07/2019 at 17:05
Boa tarde, nunca vi a falta de vontade já muito bem informada pela sua crônica caro Trevisan, me diz uma coisa o Dudu e o Deyverson jogaram!!!!!!
Agora só restam Brasileirão e Libertadores, será que vão acordar!!!!!
Abraço.
21/07/2019 at 3:04
Alfano: se não acordarem por bem, serão acordados por mal.
E tenho certeza de que vc sabe do que estou falando.
Abs.
18/07/2019 at 16:35
E o Lucas Lima hein !!! Que lixoooooooo de jogador. Já vi muitos bagres na vida mas igual a ele e ganhando 800 mil por mês é a primeira vez.
18/07/2019 at 14:58
Esqueçam…..Se tem uma coisa que o Felipão não aprende é com os erros. Arrogante, soberbo e gosta de ser fdp com a torcida. Essa insistência com o Deyverson é só porque ele sabe o tanto que a torcida não o quer, assim como ele fez em 2012 com o Luan. Ele perde o campeonato mas não faz o que a torcida quer. Ou o Palmeiras se torna profissional de verdade ou vai viver de momentos esporádicos. Qualquer empresa profissional analisando o desempenho desse técnico em mata matas e vendo sua postura na escolha de jogadores já o teria demitido.
21/07/2019 at 3:04
Ed: vc foi perfeito em tudo o que escreveu.
Parabéns.
Abs.
18/07/2019 at 14:13
Olá Márcio e amigos !
Tem 03 peças no time que não funcionam e isso prejudica um todo, sobrecarregando os demais. Também não dá para confiar só na defesa o tempo todo, não seria melhor segurar a bola, do quê entregar para o adversário ? Jogos decisivos contra times grandes, haverá necessidade de Felipão arrumar o time.
Abraços.
21/07/2019 at 3:03
Paulo: aí é que está o problema.
Nosso treinador é um velho turrão que não abre mão de sua forma de jogar.
Ou seja: pode dar errado o quanto der, que ele não irá mudar.
Abs.
18/07/2019 at 12:34
A pergunta que fica: qtos centroavantes, na história, você conhece que não pega a bola na hora do pênalti e diz: deixa comigo!!
21/07/2019 at 3:02
Irineu: Deyverson é tão ruim que começa a me dar pena.
Abs.
18/07/2019 at 11:41
Bom dia Márcio. Comentei justamente isso com meu pai ontem. O problema não é a eliminação, mas ser eliminado sem querer jogar. O Scarpa tinha que ter entrado no primeiro tempo ainda. Quando colocou o CE nós quase desistimos de assistir. Pra mim as substituições eram Scarpa, Borja (sim, ele pode estar perdendo gols, mas duvido que erraria tantos passes que matassem os contra-ataques). Outro ponto também, o D’Alessandro. Primeiro, como deixam o cara tão livre durante todo o jogo? Segundo, deveria ter sido expulso há muito tempo de tanto reclamar. Mas vamos torcer para que a casa esteja arrumada na Liberta, pois agora, de fato, virou obrigação. O único consolo é que o cheirinho também foi eliminado. Abraço
21/07/2019 at 3:02
Léo: creio que não teremos problemas na próxima fase da Liberta, até porque decidiremos em casa.
Mas o time precisa recuperar a vontade de vencer, algo que parece ter perdido.
Abs.
18/07/2019 at 10:14
Bom dia!
“Cágado manquitola” foi a única coisa que li e ouvi hoje que me fez rir. Obrigado, Márcio. Você é genial! kkkkkk
Weverton jogou demais, mesmo. E concordo com o amigo Valter, M. Rocha parecia ser o único com vontade de passar às semi-finais.
E duas coisas não se explicam: G. Scarpa reserva e Deyverson titular absoluto. Mais uma vez, a teimosia de Scolari custou caro. Chegou a ser constrangedor ver W. Bigode errar passes e jogadas de meio metro, por nítida falta de ritmo e tamanho do jogo. É um cara de muita entrega, qualidade e dignidade, visto ter sido o melhor pênalti batido. Achei crueldade com o cara. Scarpa, com mais ritmo e sem o peso da lesão, seria muito mais efetivo, com a mesma capacidade nas penalidades.
Enfim, que sirva de lição para a Libertadores. Com Deyverson, é sempre menos um!
Abraços!
21/07/2019 at 2:58
Muito obrigado, Colletti.
Abs.
18/07/2019 at 9:43
Caro Márcio,
Na semana passada após o jogo em SP postei meu comentário concordando totalmente com a sua opinião, fato esse que aconteceu como previsto, na noite de ontem.
Do jeito que esse time vem perdendo verdadeiras decisões no “mata-mata” sobra para nós a preocupação com os jogos da Libertadores que a partir da próxima semana passa a ser desse formato. Só espero que os próximos resultados não se transformem no “morra-morra”
Outra coisa que não consigo entender como um clube que encontra-se “endinheirado” consegue ter alguns atacantes medíocres como os que tem.
21/07/2019 at 2:58
Farani: nossa sorte é que o próximo adversário da Libertadores é uma equipe sem expressão.
Mas das quartas de final em diante será outra conversa.
Em relação aos atacantes, de fato apenas Dudu e Bigode se salvam.
Abs.
18/07/2019 at 8:48
MARCIO, MARCIO, MARCIO … Eu sei que vc possue varios amigos no Conselho do Palmeiras, pelo amor de Deus, peça para eles forçarem a diretoria a contratar um centroavante com maxima urgência. Não da pra vêr o Deyvinho jogar, ele é muito ruim e coloca ruim nisso.E tirar o cara no fim do segundo tempo e colocar C.E? Não da né? Esse é outro horrivel. Moises, depois da lesão, não tem mais cacife pra jogar no verdão. Lucas Limas é morto, deve ter lombriga. Enfim, ou da um choque no elenco ou não ganharemos nenhum mata mata daqui pra frente.
21/07/2019 at 2:56
Ildebrando: o centroavante foi contratado no fim do ano passado.
Mas como é jovem e não foi indicado pelo treinador, não joga.
Simples assim.
Abs.
18/07/2019 at 8:23
Bom dia, Márcio.
O Palmeiras jogou tão mal, mas tão mal, que eu chego a pensar que viajou para Porto Alegre com o intuito de ser desclassificado. Acho que foi um dos piores jogos que eu já assisti do Palmeiras nestes últimos tempos.
Eu nunca vi um jogo valendo vaga para a semi-final de uma competição ser disputado com tamanha falta de vontade. Com exceção do Marcos Rocha, o que vi foi uma tremenda falta de vergonha na cara, um desdém para a competição. Parecia um jogo treino, uma pelada de várzea jogada na roça.
Inadmissível uma apresentação dessas. Atacantes que não batem pênaltis e cedem espaço para que zagueiros o façam, um técnico apático fora de campo e perebas jogando futebol.
Uma vergonha essa eliminação.
Um abraço.
Valter
21/07/2019 at 2:55
O que mais dói, Valter, é que temos um time superior ao do Inter/RS.
Abs.
18/07/2019 at 8:03
Bom dia a todos!
Time de pipoqueiros.
FM,BH,DUDU,MR,ZR, Moisés(oque aconteceu com esse cara?).
Nossa zaga não ganhou uma pelo alto.
Esses sem vergonhas sabiam que estavam disputando uma quarta de final da CB?
Se não mudar a postura e atitudes, também seremos eliminados na Libertadores.
Pra escalar LL e deiverson só pode ser jogo de interesses. Não assistirei jogos do palmeiras quando quando essas perebas forem escalados.
Discordo de vc Márcio, pra mim não foi pênalti. Aquele imbecil do FM deveria ter tentado o gol do que simular falta.
Vergonhoso oque esses vagabundos jogaram ontem.
21/07/2019 at 2:55
Olá, Silva.
Respeito sua opinião, mas mantenho a minha: pênalti claríssimo.
Abs.