Conheça os 10 motivos que levaram o Palmeiras a demitir Róger Machado. Graças a Deus.
Demorou, mas enfim a diretoria do Palmeiras deu um bico nos fundilhos do treinador, algo que deveria ter feito há um bom tempo, mais especificamente após o time perder o título paulista para uma equipe tecnicamente muito inferior. A gota d’água pode até ter sido a derrota desta noite, no Maracanã, para o Fluminense/RJ, um adversário infinitamente mais fraco, mas a verdade é que foram vários os erros cometidos por Róger Machado desde que assumiu o comando do Verdão.
Abaixo, seguem apenas os 10 (isso mesmo: 10!!!) principais:
1 – Assim como acontece com quase todos os treinadores brasileiros, inclusive com o que perdeu a última Copa do Mundo, ele se agarrou em seu esquema tático (o 4-3-3) e dele não abriu mão em um único jogo. Mesmo quando não deu certo, foi mantido, como se tentar algo diferente fosse um pecado mortal.
2 – Suas substituições quase sempre beiram o ridículo. Campeão mundial de trocar seis por meia dúzia e também de promover uma mudança para corrigir outra que acaba de fazer, Róger parece ser incapaz de alterar taticamente uma equipe.
3 – A inacreditável hesitação em mexer na equipe. Se está ganhando, mesmo jogando mal, ele não troca ninguém. Se esta perdendo, demora demais para decidir qual jogador irá sair e qual irá entrar.
4 – A insistência com jogadores que sabidamente não têm condições de jogar no Palmeiras, como Deyverson, por exemplo. Embora com poucos atacantes à disposição, cada vez que mandou a campo o limitadíssimo jogador ele perdeu pontos com a torcida e a direção.
5 – Róger Machado não teve pulso para comandar um grupo repleto de jogadores famosos, experientes e com passagens pelo exterior e pela Seleção Brasileira. Foram várias as vezes em que foi visto orientando o time a se posicionar de uma forma e os jogadores não darem a menor bola para o que ele falava.
6 – A decisão de obrigar Lucas Lima a ajudar demais a marcação. Isso fez com que o futebol do meia, que já não é lá uma brastemp, caísse ainda mais, a ponto de hoje ser apenas reserva do time.
7 – O pouco espaço dado a jogadores mais jovens. Com exceção do tal do Papagaio, que vira e mexe volta para a equipe sub-20, e de Fernando, que até já foi vendido, nenhum outro atleta oriundo da base alviverde teve reais chances com ele. Artur, única opção de velocidade após a venda de Keno, só jogou poucos minutos; Vitinho que voltou do Barcelona, não jogou minuto nenhum em jogos oficiais.
8 – A indecisão quanto ao goleiro titular. Ainda que tenhamos três excelentes profissionais para o setor, ele jamais cravou que um deles seria o dono da posição. Começou com Jaílson, que mais vezes atuou, flertou com Fernando Prass e, por último, vinha dando chances a Weverton. Isso tira a confiança da equipe, que nunca sabe quem será o camisa 1.
9 – A constante troca do capitão do time. Começou com Dudu, passou por Moisés, escolheu Edu Dracena e, por último, optou por Bruno Henrique. Prova que nem mesmo ele sabe quem é o líder do time.
10 – A total passividade após maus resultados. Para o treinador, ganhar ou perder parece ser a mesma coisa, dada a serenidade que mostrava em sua entrevistas depois de resultados negativos ou mesmo da perda do título do Campeonato Paulista.
Por tudo isso, e por muitas outras coisas também, Róger Machado recebeu hoje o que merecia ter levado há muito tempo: um belo de um pé na bunda. Agora, resta à diretoria escolher corretamente o seu substituto, pois não há tempo para errar: no próximo mês, começam os “mata-matas” da Copa do Brasil e da Libertadores, e se espera que à frente da equipe esteja alguém com currículo e personalidade compatíveis com a grandeza do Palmeiras.
Alguém aí pensou em Abel Braga?
WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO
MARCOS ROCHA – 5
REGULAR
ANTÔNIO CARLOS – 6
BOM
EDU DRACENA – 5
REGULAR
DIOGO BARBOSA – 4,5
MUITO RUIM
FELIPE MELO – 5,5
SATISFATÓRIO
BRUNO HENRIQUE – 5,5
SATISFATÓRIO
MOISÉS – 5,5
SATISFATÓRIO
GUSTAVO SCARPA – 4,5
RUIM
WILLIAN BIGODE – 6
BOM
DUDU – 5
REGULAR
RÓGER MACHADO – 5
REGULAR
DEYVERSON – 4,5
RUIM
MAYKE – 5
REGULAR
LUCAS LIMA – 5
REGULAR
Créditos Fotos: César Greco/AG. Palmeiras
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE
27/07/2018 at 9:49
Bom dia Márcio. Só esperando sua opinião sobre o Felipão…
27/07/2018 at 1:24
Felipão…
27/07/2018 at 0:27
pensamos em Abel Braga, e acabamos com o Felipão mesmo…
26/07/2018 at 22:59
Tchau BURRoger! até nunca mais!
Infelizmente demoraram muito para tomar essa atitude,Felipão já está certo, apesar que eu prefiro o Luxemburgo, mas vamos ver no que vai dar. Abraços.
26/07/2018 at 17:07
Sou Luxa apesar de tudo que sabemos!
26/07/2018 at 12:26
Sinceramente pra mim não tem a minima importância quem sera o técnico.
2018 acabou pro Palmeiras, e não foi ontem.
Acabou na RIDÍCULA, ESTAPÁFURDIA E GROTESCA perda do titulo do paulista pro time INACREDITAVELMENTE MEDÍOCRE da avenida marginal sem numero.
O elenco é EXTRAORDINÁRIO, MARAVILHOSO mas sómente na hora do Palmeiras pagar dezenas de milhões de Libras Esterlinas pra adquirir estes pernas de pau, metidos a craques.
Analise do elenco:-
Fernando Prasss, atualmente esta com reflexos prejudicados pela avançada idade.
Jailson, as 2 parentes mentecapitas, idiotas, inergumenas acabaram com sua carreira no Palmeiras.
Weverton, vai ter que lutar contra a igrejinha pra ser titular, isto demora.
Marcos Rocha, lateral no nível do futebol brasileiro, nota 3,5 de 0 a 10.
Mayke, PIADA
Antonio Carlos, beque de fazenda, nota 1,5 de 0 a 10
Edu Dracena, ex jogador de futebol em atividade
Tiago Martins, PIADA
Luan, é o tipico jogador que jogava em algum lugar, e veio pro Palmeiras pra ganhar dinheiro, vai embora e quando chegar em outro time vai jogar bola novamente.
Juninho pé de ferro que esta no momento no Atlético Mineiro, um HORROR.
Diego Barbosa, idem Luan.
Felipe Mello, ex jogador de futebol em atividade
Jean, ex jogador de futebol em atividade
Tiago Santos, volante idem Antonio Carlos, nota 1,5 de 0 a 10.
Bruno Henrique, um dos melhorzinhos, trouxe a malicia como ex jogador do time da av. marginal sem numero, e parece que é o ÚNICO jogador que fica alguns minutos apos a conclusão dos treinos, treinando cobrança de faltas. TODOS os outros, segundo testemun hos de quem cobre o Palmeiras, desaparecem do clube alguns segundos após a conclusão dos treinos, o único que fica treinando cobrança de faltas é o Bruno Henrique !
Lucas Lima. idem Luan e Diego Barbosa !
Scarpa ainda esta começando, incognita.
Moyses, infelizmente as seguias contusões graves, provocadas por aquele ANIMAL que quebrou propositalmente ele 2 vezes, diminuiram muito o futebol do Moyses.
Dudu, esse ser liliputiano somente é valente no Allianz Parque, fora esse gnomo é personagem de desenho animado.
Deyverson, …………………
William , um verdadeiro corredor de maratona, como jogador idem Marcos Rocha
Gerra, jogador frágil fisicamente, depois do episodio até agora inexplicado do filho, nunca mais foi o mesmo.
Hyoran, jogador de condomínio, segundo a gíria dos boleiros, criado pelos avos.
Borja, centroavante fazedor de gols, vai continuar a ser massacrado pela torcida do Palmeiras, que querem por que querem que ele seja um novo Marco Van Bastem, Careca, Coutinho, Tostão, Romario, Evair, etc…
26/07/2018 at 12:04
Marcio….graças a Deus O Roger foi embora, pois ainda temos chances reais de conquistarmos o titulo esse ano. Mas, bato na tecla, nossa zaga é muito ruim e ainda falta um centroavante com habilidade. Espero que o novo tecnico use de forma mais expressiva nossos atletas e exija melhor postura dentro de campo. Ontem parecia que o time ja sabia que a derrota seria a causa da saida do tecnico e eles desejavam isso.
26/07/2018 at 11:58
Bom dia!
Há, aqui e em meu ponto de vista, um paradoxo: dos últimos treinadores desde Gilson Kleina, RM era o com o melhor aproveitamento; com isto, é o que garantiria nossa continuidade em competições; com os outros, estaríamos fora. No entanto, sou obrigado a concordar com a pouca segurança que transmitia aos jogadores, torcida e direção.
Não se pode dizer que ele não chegaria às finais das 03 competições em curso, como não se crava que, com este comportamento em campo, seria campeão de algum (ou dos três) campeonatos. Restou agir, e a ação no Brasil, é sempre pela demissão do técnico.
Com isso, friso não estar convencido de que a demissão foi o melhor no momento.
Porém, o que mais me preocupa é: a direção já estava preparada pra isso? Ou, tomou a decisão de forma política, no desespero do Presidente passar por processo de eleição com o maior orçamento do país nas mãos; totalmente sem dívidas; mas, sem um título em sua gestão?
Se, realmente, for isso, sinto muito, mas, demos vários passos atrás no processo de modernização do Palmeiras como um todo! Voltamos a pensar no curto prazo, em ministrar remédios e esquecendo do tratamento a médio-longo prazo.
Que não venham com apostas; ou com Felipões. O cara tem que chegar e resolver. Abel Braga alegou não fechar com as Sardinhas por não pegar um trabalho no meio do ano. É um dos únicos que tem palavra no futebol Brasileiro, então, espero me enganar, mas, não aceitará o convite que já deve ter sido feito!
Abraços.
26/07/2018 at 10:23
Bom dia, Marcio! Nossa base foi campeã de praticamente tudo que disputou nos últimos anos – exceto a copinha – e não percebemos aproveitamento algum do técnico demitido. Sei que somos passionais e imediatistas, e não culpo a incapacidade do Roger por ainda não termos um projeto de identidade, pois ele não tem o perfil para implantá-la. Estamos reféns de um diretor técnico que não entende bulhufas de futebol – é apenas um executivo que é bom em negociações, e apenas isso. Contratar, contratar e contratar. Não há planejamento a médio e longo prazo, há apenas as oportunidades de mercado. Espero, sinceramente, que a diretoria não esteja pensando em dar oportunidade a alguém que esteja no início da carreira. Precisamos, sim, de uma comissão técnica cascuda e que deseje implantar uma identidade desde a base. Assim espero… Aliás, quem seria o técnico ideal para um projeto a médio e longo prazo?
26/07/2018 at 9:25
Bom dia, muito bom caro Trevisan, não dava mais para este Técnico, escalou o Scarpa na fogueira, deveria deixar para o segundo tempo!!!
Tem que ser Técnico para competir sério, afinal temos 03 competições importantes, da para se levantar com garra e determinação.
Abraço.
26/07/2018 at 7:51
bom dia marcio, é ruim mudar de treinador neste momento, porem não tinha como aguentar mais o roger pelos motivos expostos acima por voce, concordo.Marcio,uma coisa emblematica ontem,quando o marcio rocha pediu substituição,sentiu uma fisgada, saiu rindo com o 4 arbitro, poxa, jogador de qulquer clube quando sai, machucado sai triste , uns até choram, nao queria que chegasse a tanto, mas o descompromisso com o clube é notorio. Para finalizar ,acho o luxemburgo para o momento serias o melhor, abraços
26/07/2018 at 7:36
Caro Márcio e amigos. Não podemos reclamar que o Palmeiras não dá chances para estagiários de técnicos, foram muitos, acho que o Márcio saberia nos citar todos eles: de Bonamigo a RM, passando por muitos… Não dá, não aguentamos mais tanta passividade. Gostaria de perguntar ao Márcio: o Palmeiras demorou para demitir esse último projeto de treinador? Se demorou, em que momento vc acha que deveria ter sido feito? E por fim deixo a minha opinião, concordando com o amigo Ed Sousa, eu também gostaria do profexô Luxa. Abraços.
26/07/2018 at 7:24
Olá Márcio e amigos,
Tudo bem? Sempre achei que teria sido melhor manter o Valentim, se era pra fazer outro teste com técnico em formação…Agora é ver se um novo técnico consegue trazer entusiasmo e vontade a esse time desmotivado e desmotivante. Acho interessante a idéia do Luxemburgo. E espero que dêem uma limada nos perebas tbém. Abs
26/07/2018 at 5:15
Falam muito do Abel Braga e sinceramente não acho ele essa bolacha toda não, tem muita imposição e personalidade nas entrevistas, nessa questão de personalidade ele realmente é bom, é do tipo “quem manda nessa p…sou eu”. Talvez funcionasse. Vejo com bons olhos o Luxemburgo também, acho que viria babando, não iria desperdiçar essa última grande oportunidade na carreira. Enfim, que não venha mais um novato como já estou ouvindo ventilar: Jair Ventura (Deus nos livre), Zé Ricardo também não gosto, Fernando Diniz é outro que não daria, só sobra os medalhões de sempre. Guto Ferreira ? Acho que não né. Tô falando baseado nos nomes que estão disponíveis, não acredito que iriam pra cima de um técnico que está empregado.
26/07/2018 at 5:06
Uma observação: Roger teve na verdade duas pré temporadas. Não tem desculpas pra ele.
26/07/2018 at 5:03
Esse é sem dúvida um dos piores treinadores que eu já vi no futebol brasileiro. Nossa como puderam entregar a pré temporada nas mãos desse amador? A melhor parte é que não vamos mais ver aquele risinho sarcástico nas entrevistas após os jogos.
Não sei quem vai vir? Que não seja outro estagiário. Acho que poderiam trazer o Emerson Leão pra fazer esse time tomar vergonha na cara. Só até o final do ano, apenas pra tirar alguns jogadores dessa depressão infinita.