Pela segunda vez, Guerra comete erro fatal e ajuda Palmeiras a perder mais um clássico
Itaquera, 22 de fevereiro de 2017. Corinthians/SP e Palmeiras empatam sem gols até os 41 minutos do segundo tempo, quando Guerra comete um erro ridículo (deixa-se enganar pelo quique da bola) e proporciona a Jô a chance de marcar o gol da vitória corintiana.
Arena Palestra Itália, 30 de setembro de 2017. Palmeiras e Santos/SP empatam sem gols até os 30 minutos do segundo tempo, quando Guerra comete um erro ridículo (tenta sair jogando e perde a dividida) e proporciona a Ricardo Oliveira a chance de marcar o gol da vitória santista.
Muito mais do que apenas coincidentes, os dois lances acima descritos mostram o quanto o excesso de confiança pode ser prejudicial a qualquer profissional. Habilidoso e com muito talento, o venezuelano crê por isso estar imune a falhas, e assim as comete em demasia – e o pior é que algumas delas nos têm sido fatais.
Porém, pior do que os erros do meia é a sua impressionante dificuldade de adaptação ao futebol brasileiro. Em entrevista concedida à TV, recentemente, ele reclamou não ter no Brasil o espaço e a liberdade de que dispunha quando desfilava sua classe no Atlético Nacional/COL. Ou seja: bastou ter de encarar um campeonato com um nível maior para mostrar a todos que sua bola, embora longe de ser vazia, também não é tão cheia quanto se acreditava. Aliás, qualquer semelhança com o centroavante que com ele atuava no time colombiano também não terá sido mera coincidência.
Obviamente, Guerra não foi o único responsável pela derrota que sofremos para o Santos/SP, há instantes, nesta pra lá de molhada noite de sábado. As precárias condições de boa parte do gramado, na qual o processo de drenagem esteve longe de funcionar, atrapalharam muito mais o Palmeiras do que o adversário, já que a nossa foi a única equipe a propor o jogo. Além disso, alguns jogadores tiveram atuações decepcionantes, casos de Jean (de novo!), Zé Roberto (é… acho que não vai dar mais pra ele, infelizmente), Moisés (mais uma…) e Deyverson (quem inventou esse cara?).
Diante de um quadro como este, de nada adiantou a brilhante atuação de Cuca. Nosso treinador foi perfeito nas três alterações que promoveu: ao deslocar Tchê Tchê para a lateral esquerda e colocar Thiago Santos, acabou com a festa de Copete e Bruno Henrique pelo lado do campo e melhorou demais a marcação à frente da nossa zaga. Quando mandou a campo Guerra e sacou Jean, deu-nos maior presença na intermediária ofensiva, já que Moisés passou a ser, então, apenas um meia de articulação, e não mais um segundo volante – e isso encurralou o Peixe. Por fim, quando decidiu dar mais uma oportunidade a Borja, visou a um maior poder de finalização - se isso não aconteceu a culpa, claro, não foi do técnico.
O fato, amigos, é que perdemos uma oportunidade de nos mantermos mais vivos na caça ao atual líder do Brasileirão – e nem podemos reclamar muito, pois em termos de chances reais a equipe da Vila Belmiro teve bem mais. Tal perseguição ainda continuará, claro, mas como nesta rodada a distância entre nós e “eles”, na melhor das hipóteses, continuará a mesma, o Verdão terá de buscar fora de casa – e melhor ainda se for no derby – os pontos que mais uma vez perdeu dentro dela.
Por fim, se o Palmeiras sonha com mais um craque venezuelano em seu elenco, sabe muito bem quem é o único deles que de fato sabe jogar bola.
ANÁLISES INDIVIDUAIS
FERNANDO PRASS – 7
ÓTIMO
MAIKE – 6,5
MUITO BOM
LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO
JUNINHO – 5,5
SATISFATÓRIO
ZÉ ROBERTO – 4,5
RUIM
TCHÊ TCHÊ – 6,5
MUITO BOM
JEAN – 4,5
RUIM
MOISÉS – 5
REGULAR
WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR
DEYVERSON – 4,5
RUIM
DUDU – 6
BOM
CUCA – 7,5
ÓTIMO
THIAGO SANTOS – 5
REGULAR
GUERRA – 3,5
PÉSSIMO
BORJA – 5
REGULAR
FOTOS: FÁBIO MENOTTI / AGÊNCIA PALMEIRAS
03/10/2017 at 11:25
ESSE JOGO ERA PRA SER NOSSO. MAS, NÃO DA MAIS PARA O ZÉ ROBERTO JOGAR, AINDA MAIS NUM JOGO DE EXTREMA IMPORTANCIA E O CAMPO PESADO. QUANTO AO DEYVERSON, FALAR O QUE MARCIO? IMPOSSIVEL ENTENDER A CABEÇA DO CUCA. MAS, TENHO CERTEZA QUE PRA LIBERTADORES NÓS IREMOS, MAS FOI SÓ ISSO QUE RESTOU DE UM ANO TÃO ESPERANÇOSO COMO ESSE. QUE VENHA 2018 E LOGO.
05/10/2017 at 2:32
Ildebrando: às vezes, um ano é o de plantio, e a colheira vem logo a seguir.
Houve erros neste ano que, tenho certeza, não se repetirão em 2018.
Abs.
02/10/2017 at 18:31
Márcio e quanto aos batedores de falta.
Ninguém sabe bater falta neste time.
No sábado podíamos ter feito pelo menos 2 gols de falta.
Como esses caras chutam mal
05/10/2017 at 2:31
Então, Zé: de fato, cobrar faltas é resultado de talento nato, mas também de treinamento.
E tempo para treinar tem tido, certo?
Abs.
02/10/2017 at 12:23
Boa tarde, Márcio.
Dois comentários sobre o jogo:
1. Não culpo o Guerra pelo gol. Aquilo é lance de jogo, que poderia ter resultado no gol ou não. A culpa principal foi do Prass. Bola cruzada na pequena área é do goleiro, que tem que sair “socando” a bola e não ficar olhando o cruzamento cair na cabeça do atacante;
2. Cuca foi péssimo. Manter o Deyverson durante todo o jogo e escalar o Zé Roberto foi brincadeira. Aliás, por incrível que pareça, ele quer escalar o mesmo time do ano passado, desprezando as contratações desse ano. Para completar, me dá uma entrevista mequetrefe, dizendo que não sabe se fica até o fim do contrato. Decepcionante! Vá para a China, então, e pare de ficar enchendo o saco!
Um abraço.
Valter
02/10/2017 at 15:00
Oi, Valter.
Respeito sua opinião, mas como salientei considerei o trabalho de Cuca ótimo nesta partida.
Deyverson não sai do time porque se dedica ao máximo em campo, embora não dê um chute a gol. E, também, porque foi indicado por ele, claro.
Abs.
02/10/2017 at 10:58
Bom dia, desculpe, mais um absurdo com os mais de 37700 torcedores que não viram um bom futebol.
Da onde saiu este tal de Deyverson!!!!!!
Se chegar entre os 4 primeiros vai ser bom demais!!!!
Abraço.
02/10/2017 at 14:58
Alfano: Deyverson é invenção de Cuca.
Abs.
02/10/2017 at 9:37
O problema acontece com o Guerra pois não seria ele a voltar para buscar a bola.
Guerra sempre jogou mais adiantado..Jogador que tenta algo difrente, por isso arrisca, porem tem que arriscar longe da meta palmeirense.
Aos que fazem sempre o esmo, sem inovar, tipo jogador carteiro, o erro fica em menor escala.
02/10/2017 at 14:58
Pode ser, PS, pode ser.
Então, que ele não volte mais para buscar o jogo, pois já nos levou a duas derrotas neste anos.
Abs.
01/10/2017 at 17:38
O que esperar de um time que gasta quase 60 milhões com a contratação de atacantes que não fazem gols?
O que esperar de um time que tem problemas nas laterais e ainda tem que improvisar sempre?
O que esperar de um time que quando o Mina e o Edu Dracena não jogam, ficamos ao “Deus dará”?
O que esperar de um time que não sabe tirar proveito dos jogos com torcida única e ainda perdemos pontos dentro de casa para times como Atletico-PR e Chapecoense?
Desse time do Palmeiras eu espero tudo até mesmo acreditar na conversa fiada do departamento de futebol em ganhar 18 pontos consecutivos.
No dia 12/10 vamos enfrentar a “sardinha” do Bahia e voltar a enganar os nosso torcedores, reabilitando os milionários atacantes.
Vamos aguardar para ver qual a classificação final desse time.
02/10/2017 at 14:57
Farani: creio piamente que ficaremos entre os quatro, mais provavelmente em terceiro lugar.
Mas, de repente, quem está à nossa frente pode tropeçar e podemos sonhar com algo melhor.
Acredito que daqui a cinco ou seis rodadas já saberemos o que irá acontecer.
Abs.
01/10/2017 at 15:51
Só vergonha este ano:
Fomos eliminados pela Ponte Preta no Paulista com direito a chocolate.
Fomos eliminados pelo Cruzeiro na CB de maneira absurda…tomamos 3 gols no primeiro tempo em casa e tomamos um gol no finalzinho de cabeça do lateral esquerdo que não tinha feito um gol.
Fomos eliminados na Libertadores onde poderíamos ter ganhado na casa dos caras. E deixaram o pereba do egidio bater um penalti.
Agora esta patifaria no brasileirão.
Bando de vagabundos…a maior folha salarial do futebol brasileiro.
É revoltante.
02/10/2017 at 14:55
Pior é que vc tem razão em tudo o que escreveu.
Com o elenco que montou, o Palmeiras teria a obrigação de ter ido mais longe, sobretudo no Paulista e na Libertadores.
Abs.
01/10/2017 at 10:49
Volta VALDIVIA
02/10/2017 at 14:54
Faço-te coro.
Abs.
01/10/2017 at 10:47
Time ridículo…drenagem vergonhosa…pessimo resultado.
Falta qualidade técnica em vários jogadoras…deiverson que o diga.
ZR…obrigado por tudo.
Se tivéssemos um Marcos Assunção ou um Jorge Mendonça ontem, venceriamos este jogo fácil.
Inadmissível ninguém sabe bater falta.
Moisés não acerta um chute.
Dudu cada 10 passes erra nove e 1/2.
Guerra de novo entregou a paçoca…e depois mayke, TS, Pras e Luan terminaram a lambança no gol das sereias.Alias este luan não antecipa uma.Jean com aqulaaquela bunda grande não tá jogando nada e faz tempo.
Bando de vagabundos.
02/10/2017 at 14:54
É, Zé, esses caras que vc citou de fato não foram bem (com exceção do Mayke).
Mas o caso do Luan é o mais enigmático: no Vasco/RJ, ele era ótimo. Já aqui…
Abs.
01/10/2017 at 8:47
Não estou entendendo mais nada, não assisti a partida, só fiquei sabendo do resultado, mas um outro jornalista palmeirense também, não vou dizer o nome por questões éticas, mas se você quiser Márcio eu digo e provo o que ele disse.
Bom vamos lá esse outro jornalista disse que o Santos só teve uma oportunidade durante o jogo todo e na sua visão Márcio você disse que em termos de chances reais a equipe da Vila Belmiro teve bem mais.
Mas independente disso quero que todos esses jogadores pipoqueiros vão á mer…..
Se é para ficar com esse Deyverson prefiro mil vezes o Luan e quer saber de uma coisa, tomara que nem se classifique para a libertadores para fechar o ano bem na mediocridade mesmo. abraços.
02/10/2017 at 14:53
Maciel: no primeiro tempo Fernando Prass fez duas grandes defesas, uma delas com o pé direito e no último minuto do jogo. Acho que o outro jornalista ao qual vc se refere se deixou levar pela emoção e se esqueceu destes dois lances.
O Palmeiras teve mais volume, porém criou menos oportunidades.
Por isso que o nosso goleiro foi o melhor jogador do nosso time e o segundo do clássico, sendo superado apenas pelo Lucas Veríssimo, que aliás é um p… de um zagueiro.
Abs.
02/10/2017 at 18:40
Márcio como não sou de ficar em cima do muro depois da minha postagem fui ver os melhores momentos e realmente você está com a razão, mas que o nosso goleirinho fica amarrado em baixo das traves isso ninguém pode negar. abraços.
05/10/2017 at 2:31
Maciel: acho que Prass poderia ter tentado sair do gol após o cruzamento.
Mas foi um lance rápido e, talvez, ele tenha confiado em sua zaga.
Aí…
Abs.
01/10/2017 at 8:16
bom dia marcio, pessimas avaliaçoes para contratar, é nisso que da. borja guerra dispenssar , fraquissimos perder pro santos com o gol do pastor é dose . que fim de semana um abraço canuso
02/10/2017 at 14:50
Pois é, Canuso, mas quando ambos foram contratados todos nós comemoramos.
Ninguém poderia imaginar que eles teriam tantas dificuldades por aqui.
Abs.
01/10/2017 at 2:58
Marcio, achei que jogamos bem no segundo tempo e em mais uma bobeira do Guerra tomamosbum unico contra ataque fatal. Jogamos contra um time covarde e retranqueiro e no excesso de ansiedade e confiança perdemos o jogo, mas nada está perdido, ainda tenho esperanças mesmo sendo dificil.
02/10/2017 at 14:44
Concordo, Manara.
Estamos 12 pontos atrás do atual líder, mas temos grandes chances de somarmos 9 pontos nos próximos três jogos.
Dependendo do que “eles” conseguirem, poderemos entrar na briga de novo.
Abs.
01/10/2017 at 0:02
Opa. Ó eu aqui em primeirão hem, de novo. Mas hoje muiiiiiiito chateado. Acho que 2017 já se foi e que ano ruim hem, tal qual 1995. Marcio, hoje gostei do Mayke, acho que ele anulou bem o tal do Bruno Henrique. Abraços.
02/10/2017 at 14:43
Tadeu: vc tem se especializado em ser o primeiro. Legal!
De fato, Mayke – que é ruim – foi muito bem e anulou o principal jogador do Santos.
Pena que não foi o suficiente.
Abs.