Hoje faz 365 dias que Valdivia disputou sua última partida pelo Palmeiras. E até agora não chegou ninguém melhor…
Há exatamente um ano, com gols de Rafael Marques e Zé Roberto, o Palmeiras vencia por 2 a 0 o Corinthians/SP, no “Entulhão”, em jogo válido pela 4ª rodada do Primeiro Turno do Campeonato Brasileiro. Seria apenas mais uma vitória sobre o time “deles” – e a primeira obtida no estádio que “eles” chamam de próprio – não fosse um detalhe: aquele foi, também, o último jogo de Valdivia com a camisa do Verdão.
Todos vocês sabem qual é a minha opinião sobre o Mago. Em inúmeras oportunidades aproveitei o espaço que tenho para dizer o quanto admiro seu futebol, o quanto o Palmeiras ficava melhor quando ele estava em campo e o quanto eu gostaria de vê-lo encerrar sua carreira vestindo a camisa 10 do maior campeão do Brasil. Até porque, e que me perdoem todos os que disso discordam, quem afirma que o Mago não sabe jogar bola prova sua completa ignorância sobre futebol.
Abrir mão do futebol do Mago, porém, acabou não sendo o maior problema para o nosso time. O problema é que, até agora, nenhuma das inúmeras contratações feitas pela diretoria, algumas delas com total acerto, chegou nem mesmo perto do talento que possui o venezuelano naturalizado chileno. Como se sabe, as apostas eram – ou ainda são – todas em Cleiton Xavier, mas como também não é segredo pra ninguém CX10 tem ficado mais tempo no DM do que o próprio ex-dono da camisa 10 alviverde.
Como historiador do Palmeiras, posso garantir ao amigo internauta que jamais na história deste clube houve um jogador que dividisse tanto a torcida, durante tanto tempo, quanto Valdivia. Às vezes, tenho a impressão de que o meia é amado por 8 milhões de palmeirenses e odiado pelos outros 8 milhões. Tal situação, claro, é resultado de tudo o que ele fez pelo Verdão, de bom e de ruim, e também pela paixão, por vezes cega, que impede tanto os que o idolatram quanto os que o execram de enxergarem a situação como de fato ela é, sem as vendas que neblinam e dificultam a límpida análise dos fatos.
Ao todo, o Mago disputou 241 partidas pelo Verdão, o que o torna – ao lado do lateral-direito paraguaio Arce – o estrangeiro a mais vezes ter defendido o nosso clube. Desta forma, ele atingiu um patamar que o coloca para sempre em destaque na mais do que centenária história palmeirense.
Obviamente, nem tudo foram flores na relação jogador/clube e jogador/torcida. Embora sempre tenha me curvado ao talento do atleta Valdivia, jamais estendi tal admiração ao ser humano Valdivia. Dono de uma infinidade de defeitos de caráter, ele deu inúmeras provas – sobretudo em sua segunda passagem pelo clube – de que quase nunca colocou o Palmeiras acima de suas vontades e vaidades pessoais. A exceção, talvez única, tenha se dado nos últimos jogos do Brasileirão/2014, quando atuou sob efeito de infiltrações e, graças a elas, evitou – ao lado de Fernando Prass – um novo rebaixamento verde.
Além disso, ele também foi muito mal quando não aceitou as condições pra lá de vantajosas que lhe foram oferecidas para renovar seu vínculo com o clube, que duraria até 30/06 próximo: R$ 120 mil mensais fixos e mais R$ 60 mil – repito: 60 mil!!! – cada vez que começasse uma partida como titular. Para piorar, ainda deu entrevistas quando seu contrato terminou difamando a direção do clube.
Sei que o meia não tem o melhor caráter do mundo, mas não o queria para ser meu amigo – queria que jogasse no meu time. Sei que ele não teria condições clínicas de disputar todas as partidas (aliás, quem tem?), mas não precisaria vê-lo em campo em todos os jogos – bastar-me-iam apenas os mais decisivos e importantes. Sei que ele desfalcaria a equipe em várias partidas por forçar suspensões ou atender a novas convocações da seleção chilena, mas não importa, pois sempre que estivesse com a nossa camisa 10 saberia que ela estaria sendo vestida por alguém que a merecia. Como eu sempre dizia, “com Valdivia o Palmeiras era sempre melhor”.
Hoje, um ano após vê-lo se despedir do nosso clube, olho para trás, peso todos os prós e o contras e chego a uma inequívoca constatação: que saudades de você, Vadivia!
01/06/2016 at 18:50
PALMEIRAS – SP 1 X 1 ATLETICO – PR
INTERNACIONAL – RS 3 X 1 PALMEIRAS – SP
CORITIBA – PR 2 X 0 PALMEIRAS – SP
PALMEIRAS – SP 0 X 2 SPORT – PE
SÃO PAULO – SP 2 X 0 PALMEIRAS – SP
PALMEIRAS – SP 0 X 2 ATLÉTICO – MG
BAHIA – BA 0 X 1 PALMEIRAS – SP
Márcio olha como o valdívia nos ajudou nos últimos 6 jogos do Brasileiro de 2014, só uma vitória contra o Bahia com um gol do Mazinho se não me engano. abraços.
02/06/2016 at 15:39
Maciel: Valdivia não participou dos jogos contra o São Paulo, o Sport e o Inter.
Abs.
02/06/2016 at 21:08
Se não jogou, não ajudou! Abraços.
01/06/2016 at 18:34
Márcio eu só queria saber quantos gols o Venezuelano fez no último jogo contra o Atlético Paranaense para nos salvar do rebaixamento? pelo que eu me lembro o que salvou o time do rebaixamento foi a mala de dinheiro que foi enviada para o Santos e por incrível que pareça os gols do Henrique ou será que estou mentindo??? abraços.
02/06/2016 at 15:36
Maciel: não importa se ele fez ou não fez gols.
Importa o quanto ele atraiu a marcação, provocou cartões nos adversários, criou jogadas, etc.
Além do mais, estava com o joelho estourado e aceitou jogar.
Ele é mau caráter, amigo, mas não é mau jogador.
Abs.
31/05/2016 at 15:58
Nãããããoooooooo !!! Nãããããooooooooo !!!! Nãããããããããooooooo !!!!!
Abraços !!!
31/05/2016 at 22:16
Ed: eu sabia que esta seria a sua reação – Rs..
Mas atenção: neste ano ele não voltará, porque o Nobre não quer de jeito nenhum.
Só que tenho informações (e juro que não estou mentindo) de que ele já falou com o Cuca e teve o aval do técnico. Assim, se o treinador ficar a partir de 01/01/2017 as chances de retorno são grandes, pois Valdivia já baixou bastante sua pedida salarial.
Abs.
01/06/2016 at 4:37
Não me faça torcer para o Cuca não renovar….rs
Abçs !!!
31/05/2016 at 11:14
Marcio,
Também sou muito fã do futebol do Valdívia. Aliás o que ele jogou nessa última partida foi brincadeira, hein?!
Agora que o Palmeiras tem um bom elenco ele seria realmente o diferencial. É uma pena.
Por outro lado, como bem destacado, estamos com saudades porque não houve uma reposição à altura. Teria que ser alguém como Conca, ou agora esse Lo Celso, que joga muito.
Abraço, Hudson
31/05/2016 at 15:20
São dois nomes muito bons, sem dúvida, mas ainda acho o Mago melhor do que ambos.
Abs.
31/05/2016 at 9:27
Podem me chamar de puxa-saco, de baba ovo do que quiser, mas que post quase PERFEITO.
Nota 9,99 pra você Marcio.
Por que não 10,00?
Só faltou você dizer que o Valdivia, um jogador digno de ENGRAXAR e LUSTRAR a chuteira do MARAVILHOSO, EXTRAORDINÁRIO E LENDÁRIO Ademir da Guia, ele Valdivia, tinha sim 3.745 defeitos de caráter !
Difamou Presidentes, Diretores de Futebol, Técnicos, Médicos, Preparadores físicos, Nutricionistas, Massagistas, Roupeiros, Motorista do ônibus do Palmeiras, Seguranças do Clube, Porteiros, etc…
31/05/2016 at 15:20
Jair: então minha nota é 10.
Leia de novo o texto e você verá que eu salientei as falhas de caráter do dito cujo.
Muito Obrigado pelo elogio.
Abs.
31/05/2016 at 8:32
Bom dia Márcio e Colegas,
O Valdivia é um excelente jogador e, pessoalmente, acho que se houvesse dedicação de sua parte ele seria um dos melhores jogadores em atuação no momento. É inteligente para jogar futebol e enxerga o jogo como poucos.
O problema é um só: o rapaz gosta de uma balada! Meu filho acompanha as redes sociais de muitos jogadores do Palmeiras e, acredite você, na semana passada ele estava com o Victor Hugo e mais outros jogadores em um show sertanejo em São Paulo. O cara sai dos Emirados Árabes para se esbaldar na noite paulistana até hoje.
Com um perfil assim, fica difícil de ser um jogador excepcional. É uma pena.
Um grande abraço.
Valter
31/05/2016 at 15:18
Valter: seria ótimo que algum jogador fosse excepcional mas, diante do atual nível do futebol brasileiro, se algum jogador for ótimo já será excepcional.
Abs.
31/05/2016 at 6:51
Marcio …. eu sempre fui fã do Chileno, mas ele sugava demais nosso time. mas, concordo contigo, que falta faz. A nossa diretoria parece estar cega, precisamos de um meia urgente. Caracas, o Nene do nosso co-irmão Vasco esta deitando e rolando na serie B.
31/05/2016 at 15:16
Bibanco: Nenê não pode jogar no Palmeiras.
Não após ter dito o que disse quando deixou o Verdão e se transferiu para o Santos, logo após a nossa queda para a Série B.
Ele é uma espécie dequele moleque, lateral-direito, que trocou o Palmeiras pelo SPFC (me recuso a escrever o seu nome) e depois nos comparou ao Titanic (e levou a devida resposta deste jornalista) – ou seja: não é digno de vestir a nossa camisa outra vez.
Abs.
31/05/2016 at 17:21
Vc tem razão.