DUDU: AFINAL, QUEM CHAPELOU QUEM?

Começo pra lá de irregular faz com que torcida palmeirense comece a desconfiar da jovem promessa.


Quando o Palmeiras aplicou um duplo chapéu no time “deles” e na equipe “delas” e contratou Dudu, surpreendendo o futebol brasileiro, não houve um único palmeirense que não tenha vibrado. Afinal, a chegada do rápido e arisco atacante foi como que um resgate da honra, à época ainda muito arranhada com o quase rebaixamento à Série B.

Talvez por isso tenha se criado em torno do rapaz uma expectativa acima da que deveria. Dudu nunca foi craque, não é craque e, talvez, jamais chegue a ser craque. Trata-se, sim, de um jogador que, por ora, é apenas bom, e que por ser ainda muito jovem poderá chegar a ser ótimo. Será protagonista em algumas vitórias alviverdes, com toda a certeza, mas também ficará apenas como mero coadjuvante em outras ou, admito, em algumas será até mesmo um simples figurante.

É óbvio que, após investir US$ 3 milhões em sua contratação, o Palmeiras espera mais de Dudu. E é anda mais óbvio que, até agora, o rapaz não correspondeu – ou, talvez, tenha mesmo decepcionado. Só que isso pode ter uma explicação: sua juventude.

O atacante tem apenas 23 anos e, também por isso, ainda é muito suscetível às vicissitudes da vida – ele perdeu o pênalti no primeiro jogo final do Paulistão, e também por isso ficou abaladíssimo emocionalmente, e também por isso agrediu o árbitro na finalíssima, e também por isso foi expulso, e também por isso foi a julgamento, e também por isso pegou um “gancho” altíssimo, e também por isso ficou abaladíssimo emocionalmente, e também por isso não consegue jogar bem, e também por isso começa a ser muito criticado pela torcida, e também por isso…

Não vou, aqui, dizer que temos de passar a mão na cabeça de Dudu a cada jogo ruim que ele fizer ou a cada bobagem que ele cometer, mas tomo a liberdade de citar um dos internautas que diariamente me honram com seus acessos (Marco, de São José do Rio Preto/SP), que com muita correção afirma que nós, os palmeirenses, temos o dom de minar as nossas maiores promessas justamente por não termos a paciência suficiente para lhes dar o devido tempo de maturação. 

Jogar no Palmeiras, meus amigos, não é fácil. E ao contrário do que muitos jogadores fazem quando a fase não é positiva, Dudu não se esconde – tenta jogada após jogada, mesmo que não consiga realizá-la como se esperava.

Portanto, fica aqui minha conclusão a respeito de Dudu: trata-se de uma jovem promessa, e como tal deve ser encarada. Isso significa que, mesmo devendo – e muito – até agora, temos de lhe dar tempo e apoio. Não podemos simplesmente descartá-lo, acreditar que ele não serve pra nada e o deixar escapar assim, sem mais nem menos. 

E pior: correndo o risco de levarmos de volta, seja lá de quem for, o chapéu que com tanto gosto aplicamos. 

Fotos acima e na capa (destaque menor): César Grecco
Foto na capa (destaque maior): Fernando Santos

25 Responses to DUDU: AFINAL, QUEM CHAPELOU QUEM?

  1. Márcio, eu sei que não é o tema dessa matéria, me desculpe se eu estiver escrevendo isso em lugar errado. Mas vendo o jogo do Chile ontem não posso deixar de comentar. Vc viu como o Valdívia jogou ontem ?? Viu a disposição ?? Como corre, como ele não sente nada quando está com a camisa vermelha do Chile ?? Não sente dor, não sente cansaço, não sente falta de ritmo !!! Cade aquele jogador frágil do Palmeiras que a cada jogo tem que ficar 3 foras pra se recuperar ???

    Depois não entendem o porque de minha aversão a essa jogador.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: vi o mesmo e comentei a mesma coisa com amigos.

      É óbvio: ele sonha com uma transferência para um time pequeno da Europa, onde pode ganhar mais (e enrolar mais também).

      Mas tenho que lhe dar uma má notícia: fiz meus contatos e a informação mais recente é que, até agora, o único clube que se manifestou foi o Cruz Azul do México, mas que acabou oferecendo menos do que o Palmeiras ofereceu. Tanto que Valdivia, em suas redes sociais,já deu as boas-vindas a Marcelo Oliveira “ao maior campeão do brasil”, comoe ele definiu.

      Ou seja: ele começa a trabalhar para ficar.

      Abs.

  2. Bom Valeu a tentativa Márcio, vou dar o prazo de 92 partidas para o pipoqueiro provar o contrário.
    Com relação a ser covardia a comparação nada a ver, estou comparando ele com o MK7, outro inútil, ou você quer que eu compare o Dudu com Edmundo, Garrincha, Renato Gaúcho, Euller???? Aí sim seria covardia!
    Este pipoqueiro me lembra mais o Serginho fraldinha, jogou 40 anos e não virou nada, mas cada um tem sua opinião e só o tempo vai dizer quem está com a razão. abraços.

    • Maciel, boa comparação com o Serginho Fraldinha. Obviamente que cada vez que ele estiver em campo com a camisa do Palmeiras eu vou torcer pra ele arrebentar, mas aqui não é jogo, não estamos no estádio, acredito que esse espaço seja justamente pra discutirmos o que pensamos, então, eu não acredito que esse cara vá virar algo no futebol. Ele não tem nem biotipo de jogador.

      Abçs.

      • Ed também torço para que ele faça gol todo jogo, mais tá difícil, essa desculpa que o cara está preocupado com o julgamento não cola mais. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel e Ed, salve.

      Quando o contratou César Sampaio ao Santos, deu em troca um grana alta e mais os passes (na época eles existiam) de Serginho Fraldinha e Ranielle.

      No dia do anúncio, eu apresentei o programa Furacão nos Esportes, na Rádio Difusora Oeste, e minha manchete foi a seguinte: “Agora, sim: Palmeiras já tem César Sampaio. Mas perdeu Serginho…”.

      Pra vcs verem o quão o futebol, às vezes, pode nos enganar.

      Abs.

  3. Márcio concordo contigo. Acho que mais do a nossa torcida neste caso a cobrança vem da imprensa clubista (que são maioria entre os comentaristas esportivos), pois também ficaram doídos com o chapéu que lhes foi aplicado e querem avidamente cutucar, provocar e diminuir o Dudu.

    Para mim é um bom jogador, útil por ter características que no Brasil de hoje são raras, que é velocidade, drible e bom passe além de uma boa visão de jogo. Não chegará a craque, pois lhe falta uma característica fundamental a estes, finalização!!!!

    Também acho que ele está afetado por tudo isso que você disse e que nós devemos apoiá-lo, pois como explicado no post não se esconde e isso é uma virtude. E não entremos nessa da mídia clubista de exaltar o que é deles e denegrir o que é nosso. Dudu é nosso é um bom jogador e nos será muito útil ainda!!!

    Força Dudu que reencontre seu melhor futebol com o Marcelo de Oliveira.

    • Márcio Trevisan

      É por aí, Tiago.

      Claro que ele tem muito a crescer e precisará crescer, mas acho que ainda é cedo para simplesmente abrirmos mão dele assim, tão facilmente.

      Se não render o que se espera, que fique como opção no banco. Mas daí a mandá-lo embora e considerar um mau jogador existe uma longa estrada.

      Abs.

  4. Bagre de primeira linha.

  5. É aí que está o problema, o cara chega pensando que é craque e esquece de jogar o arroz com feijão, se tivesse sido humilde e deixado outro cobrar a penalidade talvez não estaria nessa pindaiba, pelo menos até agora não parece ser jogador de time grande, torço sempre por ele, que jogue bem e faça gols, porque acima de tudo sou Palmeirense, mas o placar até agora aponta:

    MaiKKon Leite 3×0 Dudu pipoqueiro

    Só vou parar de mostrar este placar quando o meio Kilo pipoqueiro pelo mesmos igualar. abraços.

    • * pelo menos*

    • Márcio Trevisan

      Maciel: vc está equivocado duplamente.

      1º) Dudu bateu mal o pênalti,isso é fato, mas contra “eles” havia batido bem e convertido. Ninguém poderia apostar que ele perderia.

      2º) A comparação que vc faz é injusta: MK7 já disputou 92 partidas pelo Palmeiras e nunca convenceu. Dudu, por ora, jogou apenas 23 vezes. Além disso, Maikon Leite está em uma equipe pequena e lá não sofre 1/10 da pressão que sofria no Verdão.

      Como eu disse, Dudu está devendo e, de repente, talvez nem ganhe o título que Maikon Leite ganhou, uma Copa do Brasil, mas esta comparação que vc fez chega a ser covardia.

      Abs.

  6. Assino embaixo, Márcio.
    Dudu é bom jogador, mas foi lançado precocemente no futebol. Ainda carece de maturidade técnica, tática e intelectual.

  7. Emilio Maranga

    Na verdade, PAULO NOBRE não aprende com os erros !! Vide Leandro Calopsita–8 milhões investido por NOBRE . E agora ??Quem vai querer comprar os dois chápeus que tomamos?????

    • Márcio Trevisan

      Emílio: vamos dar mais seis meses de prazo para o Leandro.

      Não é possível que ele tenha desaprendido tudo.

      Abs.

  8. Márcio,
    bom dia.
    O Dudu é bom jogador, não craque, mas que passa um mal momento.
    Chegou num clube que tem, talvez, a maior pressão do mundo, seja ela de torcedores, dos oposicionistas e até também dos situacionistas. Isso, mesmo nos momentos em que o time vai bem.
    Espero que coloque a cabeça no lugar, que treine bem e seja um dos protagonistas para dar alegrias a esta fantástica torcida.
    ABs

  9. Depende da forma que o técnico conduza a situação. Vou explicar. Dudu obviamente não é craque ( como eu já disse várias vezes, pra mim é o novo Maikon Leite ). Mas ok, concordo que o investimento foi alto, que é jovem, e pode melhorar. Mas que isso não seja feito dando cadeira cativa no time. Se tiver que ir pro banco que vá. O Palmeiras tem que pensar em ter um time bom e não sacrificar uma posição importantíssima no ataque apenas pra tentar salvar uma contratação.

    Abraços !!!

    • Só mais uma observação. Jogar aqui é assim mesmo, acredito que não exista mais jogador inocente a ponto de achar que vai vir para o Palmeiras e vai enganar de boa. Aqui nem Evair passou incólume ( quem lembra o começo do Evair sabe ). Ele com certeza veio sabendo e quem aumentou as expectativas foi ele mesmo ao chegar dizendo que iria comemorar gols tirando chapéu.

    • Márcio Trevisan

      Ed: concordo plenamente.

      Ninguém pode ter lugar cativo no time.Se até Ademir da Guia foi reserva no Verdão (apenas em 11 jogos, é verdade, mas foi), todos também podem esquentar o banco.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        …provavelmente nos primeiros 11 jogos, quando o titular era o Chinesinho, não?

        • Márcio Trevisan

          Não, Fábio.

          Enquanto estiveram no Palmeiras, o Divino e o Chinês jogaram juntos.

          Confira quando Ademir foi reserva no Verdão:

          17/05/62 – Palmeiras 1 x 0 Ferroviária de Botucatu/SP (substituiu Flávio)
          20/05/62 – Ferroviária/SP 6 x 2 Palmeiras (substituiu Flávio)
          28/06/62 – Botafogo/RJ 1 x 0 Palmeiras (substituiu Zequinha)
          23/03/63 – Santos/SP 3 x 2 Palmeiras (substituiu Dudu)
          05/06/63 – Standard Liège/BEL 2 x 3 Palmeiras (substituiu Tupãzinho)
          07/07/63 – Port. Serrana/SP 0 x 3 Palmeiras (substituiu Tupãzinho)
          18/12/65 – Linense/SP 0 x 2 Palmeiras (substituiu Zequinha)
          19/03/66 – Botafogo/RJ 0 x 0 Palmeiras (substituiu Dudu)
          21/03/66 – Corinthians/SP 1 x 2 Palmeiras (substituiu Dudu)
          16/03/66 – Fluminense/RJ 0 x 1 Palmeiras (substituiu Suingue)
          27/12/67 – Palmeiras 1 x 2 Náutico/PE (substituiu Lula)

          Detalhe pra lá de importante: a partir de 1968 e até setembro de 1977, quando se despediu do futebol, Ademir da Guia disputou 618 partidas pelo Verdão, tendo sido titular em absolutamente todas.

          Abs.

  10. PALESTRINO NATO

    Concordo contigo Marcio e falo isso aos meus amigos. O Dudu não é um craque e apesar de toda a pressão que sofre é guerreiro. Assim que as pressões forem amenizadas seu jogo aparecera de uma forma melhor. Nesse mesmo prisma, cito o Gabriel de Jesus, assim que marcar seu primeiro gol pelo profissional, vai deslanchar e virara nosso idolo, pois o menino é bom. Realmente nós palmeirenses temos o péssimo hábito de crucificar nossas promessas antes da hora. Um velho ditado já dizia: ” O tempo é o senhor dos remédios”. Portanto, cabe a nós esperar, confiar, incentivar, elogiar e no futuro “VIBRAR”. Avanti Dudu !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>