TÁ RUIM. MAS TÁ BOM.

Apesar de doloroso pela forma como aconteceu, empate em BH é positivo para o Palmeiras.

EM SÍNTESE - É óbvio que eu, você e todos os 16 milhões de palmeirenses ficamos com um sabor amargo pelo gol que o time sofreu aos 47 minutos da etapa final. Foi duro, e a verdade é que os dois pontos que nos escaparam poderão, sim, fazer falta no fim do Brasileirão. Mas há o outro lado desta história: fomos dominados durante toda a partida, nosso goleiro foi um dos destaques em campo e jogamos sem o único jogador que temos acima da média. Além disso, empatamos com o mais provável bicampeão brasileiro. Então, amigos, não tem jeito: nosso sofrimento será, se não até o fim do campeonato, com certeza até bem perto dele.

FERNANDO PRASS – 7
ÓTIMO

Não, meus amigos, eu não estou maluco: sei que ele falhou no lance de gol, soltando uma bola defensável. Contudo, antes disso fizera quatro defesas importantíssimas, duas delas no mesmo lance. Assim, culpá-lo pelo empate seria uma grande injustiça, pois se não fosse o nosso goleiro teríamos sofrido mais uma derrota.


    

JOÃO PEDRO – 6
BOM

Com Alysson e, depois, com Marquinhos jogando em seu setor, fez o que tinha de fazer – ou seja: apenas marcou. E foi bem, tanto que nenhum dos dois se destacou. Anote: fará falta durante o tempo em que estiver servindo à Seleção Olímpica Brasileira. 

NATHAN – 7
ÓTIMO

Vacilou apenas em um único lance, permitindo que Ricardo Goulart cabeceasse livre e, para nossa sorte, sem direção. No mais, teve uma atuação elogiável, ajudando Tobio na marcação a Marcelo Moreno, antecipando-se várias vezes e evitando um gol certo, ainda no primeiro tempo. Durante todo o jogo nenhum palmeirense sentiu falta de Lúcio.

TOBIO – 6,5
MUITO BOM

Mais uma apresentação positiva deste rapaz que, como já dissemos, jamais será craque, mas que com o tempo pode até vir a ser um bom nome para o nosso time. Hoje, destacou-se ao anular completamente Marcelo Moreno e teve como ponto mais elogiável as bolas aéreas.

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

Recuperou-se bem da má apresentação que teve no clássico com o Santos/SP. Muito embora não seja bom marcador, hoje acabou se destacando porque, como o Cruzeiro/MG atacou quase que exclusivamente pelo lado direito, pôde dar uma força em nossa intermediária. 

RENATO – 5,5
SATISFATÓRIO

Voltou ao time com uma única função: marcar o melhor jogador do melhor time do Brasil. E o fez a contento – ou Éverton Ribeiro conseguiu se destacar em algum momento?  

VICTOR LUÍS – 5,5
REGULAR

Mais uma vez se entregou em campo, mostrando raça e amor à camisa. Como o time foi pressionado durante toda a partida, apareceu bastante no desarme. Também arriscou alguns chutes de fora da área, mas com o pé descalibrado em nada ajudou.  

WESLEY – 4,5
RUIM

Infelizmente voltou a jogar mal, assim como fizera no domingo. É uma pena, pois diante da carência de bons jogadores que temos ele sempre ajuda muito quando consegue jogar bem. Nesta noite, errou passes, fez lançamentos abaixo da crítica e, talvez percebendo que mais atrapalhava do que ajudava, pediu para ser substituído. E aí, enfim, ajudou um pouco o Verdão.

BERNARDO – 6
BOM

Se fizesse parte da atual diretoria, renovaria o empréstimo deste rapaz pelo menos até o fim do próximo Paulistão. Não que hoje tenha se destacado e nem de longe substituído Valdivia à altura (aliás, nem poderia, pois no esquema montado pelo treinador foi muito mais um volante do que um meia de armação menos ainda um ponta-de-lança), mas percebe-se claramente o seu desejo de acertar e de ajudar a equipe. Além do mais, em nenhum momento cometeu algum erro grave.   

 

MAZINHO – 6
BOM

Mais um jogador escolhido por Júnior para povoar o meio-campo e diminuir ao máximo os espaços do Cruzeiro/MG. Assim, teve de fugir às suas características, mas nem por isso deixou de ajudar a equipe e de desafogar o time com algumas boas saídas de jogo.          

    

HENRIQUE – 6
BOM

Como único atacante do time até os 37 minutos do segundo tempo, ficou sempre isolado e, por isso mesmo, participou pouco da partida. E não é que este detalhe teve um lado positivo? Sem receber muitas bolas, também não perdeu gols e, desta forma, não nos encheu de ódio, como normalmente acontece. Para melhorar, foi perfeito seu passe para Mouche marcar o golaço que abriu o placar. 

DORIVAL JR. – 6,5
MUITO BOM

Mais uma vez gostei da atuação do nosso treinador. Desta vez, parece ter ouvido o clamor das arquibancadas e armou o time em um esquema pra lá de defensivo – o 4-5-1. Tática adotada por equipes pequenas quando atuam fora de casa diante de adversários mais fortes, algo indigno para a tradição de um clube como o Palmeiras, mas infelizmente necessário dada a atual situação da equipe na tabela. E digo mais: este mesmo esquema terá de ser repetido pelo menos mais duas vezes neste Brasileirão – contra o São Paulo/SP no Morumbi e diante do Inter/RS na capital gaúcha. É claro que somamos um ponto nesta noite isso se deve também a uma boa dose de sorte, já que foi grande a quantidade de gols perdidos pelo Cruzeiro/MG, mas isso não tira os méritos de Júnior. Outro ponto que merece destaque foi sua ativa participação à beira do gramado, orientando e incentivando o time durante todo o tempo em que lá esteve (pena ter sido expulso). Nas substituições, apenas demorou demais para sacar Wesley, mas até entendo o motivo: era ele o único palmeirense em campo capaz de realizar alguma jogada de maior qualidade. A opção por Bruninho em seu lugar foi acertada, pois o ex-jogador da Lusa preencheu melhor nossa intermediária defensiva. Já as entradas de Felipe Menezes e Mouche acabaram lhe sorrindo pois, por sorte, um iniciou a jogada que o outro converteu em gol. 

MOUCHE – 6,5
MUITO BOM

Parece que o negócio deste rapaz é começar no banco e entrar no decorrer dos jogos, pois sempre que isso acontece joga um bom futebol. Hoje, em apenas 13 minutos, marcou um golaço e acertou a trave. Muito mais do que fazem muitos dos seus companheiros durante os 90 minutos de quase todos os jogos.

BRUNINHO – 6
BOM

A partir do momento em que entrou, o Cruzeiro/MG diminuiu a presença ofensiva pois passou a ter ainda menos espaços. Taticamente, foi muito importante para o resultado.

Concorda com as notas e as análises acima? Sim? Não? Aproveite o espaço abaixo e avalie você também a atuação do Palmeiras nesta partida.

Quadro de Avaliação

10 – Magnífico
9,5 e 9 – Excepcional
8,5 e 8 – Excelente
7,5 e 7 – Ótimo
6,5 – Muito Bom
6 – Bom
5,5 – Satisfatório
5 – Regular
4,5 – Ruim
4 – Muito Ruim
3,5 e 3 – Péssimo
2,5 e 2 – Horrível
1,5 e 1 – Ofensivo
0,5 e 0 – Vergonhoso

29 Responses to TÁ RUIM. MAS TÁ BOM.

  1. Roberto Alfano

    Difícil diante do Lider do Brasileirão 2014, que por sinal está demonstrando ter condições de Campeão.

    Pena pois deveriamos sair com a vitória, vamos lutar com garra e determinação para as próximas partidas, buscando os pontos que necessitamos e subir na Tabela.

    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Alfano,anote: com mais 10 pontos escaparemos.

      E se destes 10 pontos três forem obtidos contra o Bahia e outros três contra o Coritiba, talvez até mesmo com 9 pontos ficaremos livres de mais um vexame.

      Abs.

  2. Segue a lista do elenco para 2015 Sociedade Esportiva Palmeiras na minha concepção.
    Dispensas: Deola – Bruno Cesar – Bernardo – Mazinho – Diogo – Eguren – Menezes – Lúcio – Marcelo Oliveira – Victorino – Weldinho.
    Empréstimos: Patrik Vieira – Rodolfo – Tiago Martins – Vinícios Goleiro – Wellington – Leandro.
    Vendas: Bruno Goleiro – Mendietta – Vinícius do/pro E. C. Vitória.
    Reintegrações: Luiz Gustavo do Vitória, João Denoni e Maikon Leite Atlas.
    Elenco com contratações 2015:
    Goleiros: Prass – Jailson – Fábio.
    Lateral Direito: João Pedro – Yuri Picachu (Paysandu)
    Zagueiros: Nathan – Luiz Gustavo – Gabriel Dias – Tóbio – Paulo André
    Lateral Esquerdo: Vitor Luiz – Juninho – Carlinhos (Fluminense)
    Votantes: Renato – Washington – Wesley – Wendel – Bruninho – Denoni – Jean (Fluminense).
    Meias: Valdívia – Allione – Bruno Dybal – Cleiton Xavier – Pirlo (Juventus – “Marketing”) Landon Donovan (sem clube ano que vem e possível aposentadoria – 32 anos)
    Atacantes: Henrique – Mouche – Cristaldo – Maikon Leite – Gabriel Fernando de Jesus (Craque da base) – Wellington Nem – Cafú (Ponte Preta) – e uma escolha entre um desses avantes: Roque Santa Cruz (Málaga) ou Ricardo Oliveira – ou Afonso Alves (Al Garafa)
    Total: 34 jogadores e contenção de gastos.
    Os outros que voltariam de empréstimos não citados aqui poderiam ser re-emprestados ou vendidos.
    Time Titular:
    Prass – João Pedro – Nathan – Paulo André – Carlinhos – Denoni – Jean – Pirlo (Cleiton Xavier) – Mago (Donovan) – Ricardo Oliveira (Henrique) Gabriel de Jesus. Tec: Dorival Junior.

  3. Luis Renato Maggio

    Caros Márcio e Irmãos Palmeirenses,

    É verdade, “Tá ruim. Mas tá bom.”
    Caso o placar da partida tivesse sido 0×0 estaríamos considerando um bom resultado diante do líder do BR-2014.
    Como fizemos o gol no final e tomamos o empate nos acréscimos, ficou aquela frustração, pois poderíamos sim ter vencido no Mineirão.
    Gostei muito da dedicação dos jogadores.
    Acredito na vitória no clássico do próximo sábado. Vai ser difícil, mas é possível vencer.
    Precisamos ser mais atentos, inteligentes e precisos do que fomos no último domingo, apesar de termos feito uma boa partida.
    Mudando de assunto Márcio, você sabe por que o Allione não tem sido aproveitado? Ele está machucado? Acho um jogador de grande potencial e espero que fique no Palmeiras no ano que vem.

    Abraços a todos.

  4. Bom o nosso bom Deus nos ajudou sacando o Lucio, Nathan não pode sair do time,forma uma boa dupla com o Tobio dupla nota 8

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Odair.

      Mas se Lúcio se recuperar em tempo de jogar o clássico, pode ter certeza de que jogará.

      Duvido que Júnior abra mão de sua experiência em momento tão delicado, embora tecnicamente ele, às vezes, nos deixe na mão.

      Abs.

  5. Fábio P. R.

    Faltou a nota do Sleep Menezes

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fábio.

      O FM não foi avaliado porque jogou muito pouco tempo.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Mas mesmo assim teve participação ativa, inclusive no gol. Estranho critério.

      • Fábio P. R.

        Aliás, Mouche (que fez o gol, eu sei) entrou depois do Sleep (que por sinal entrou bem acordado – deu o passe para a bola na trave do Mouche, e participou do gol do mesmo depois).

        • Márcio Trevisan

          É verdade, Fábio.

          Felipe Menezes entrou aos 36, e Mouche aos 38.

          Mas o argentino chutou uma na trave e fez o gol…

          Abs.

  6. Márcio,
    boa tarde.
    Ontem apesar do sufoco, foi bom. Se tivermos esta pegada vamos sair ileso do rebaixamento.
    Único detalhe com relação ao time: se vai jogar no contra-ataque, precisa ter um atacante rápido. Entraria com o Mouche no primeiro tempo e depois dos 20 minutos da etapa final com o Henrique.
    Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Édson.

      Jogaremos fechados assim apenas fora de casa e diante de adversários mais fortes.

      Pode ter certeza de que sábado, por exemplo, o esquema será outro.

      Mas vc tem razão: não adianta um atacante caneleiro e pesado se a ideia é jogar no contra-ataque.

      Abs.

  7. Antonio o Verdão

    Oi Márcio, descordo na nota ao João Pedro ou ao Bruninho, pois o no lado direito quem deveria dar o combate para o jogados do cruzeiro sair do campo de defesa até a pouco metros da grande ares e chuatar a gol, acho que um dos dois deveria estar ali pelo menos para faze-lo tocar para alguem ou cruzar, e como nossa zaga estva muitissimo bem no alto, um cruzamento não ia dar em nada.
    Outra questão é: Faltou o Felipe Menezes ser avaliado, e sinceramente acho ele muito ruim, porém ontem emle deu uma de Valdivia e deu duas arrancadas, uma deixando mouche na cara do gol e resultou na bola na tarve que pra mim aquela bola passou da linha sim, e em outre arrancou entre dois jogadores e tocou para Henrique livre e com espaço e tempo suficiente para tocar para o Mouche fazer o Gol. Assim minha nota para o F. Menezes seria 7

    • Márcio Trevisan

      Oi, Verdão.

      O FM não foi avaliado, apesar de ter dado bons passes, porque jogou pouco tempo.

      Abs.

  8. Márcio,fugindo um pouco do tema do pós-jogo,mas queria tirar uma dúvida:
    Porque o Dorival não vem utilizando o Allione?! Não consigo ver porque levar o Menezes e não ele pro jogo!
    Abraço

  9. 2 coisas que esqueci de comentar:-
    Mais uma rodada se foi e continuamos com 4 pontos sobre o 17º colocado. Que beleza!
    Senti muita falta do Leandro ontem. O Dorival Jr. deveria ter colocado ele faltando uns 8 minutos pra partida acabar, pra ele ERRAR todos os passes, tentar dribles displicentes, e entregar todas as bolas pros jogadores do Cruzeiro pra aumentar ainda mais a EMOÇÃO no final da partida em que o Arbitro safado deu 5 minutos absurdos de acréscimo.
    Leandro e Wesley esses caras tem futuro!
    Basta o Barcelona contratar esses dois AMEBAS e colocar pra jogar ao lado do Messi e do Neymar.

    • Márcio Trevisan

      Jair: os cinco minutos de fato foram um exagero.

      Mas sofremos o gol aos 47 – ou seja: apenas dois minutos após o tempo normal.

      Abs.

      • Márcio, acho que não é tão simples assim.
        Não é uma conta matemática de ter tomado o gol aos 47 e não aos 50.
        Acréscimo exagerado muda o emocional dos times. Cria tensão no time que não pode errar para não tomar o gol.
        Essa parte emocional é sempre deixada de lado. A não expulsão do lateral esquerdo (por duas vezes em que poderia ter levado o segundo cartão) foi outro fato marcante que afetou os jogadores dos dois times. Um passa a jogar com confiança e o outro com mais peso ainda.
        Comentei aqui sobre pressão sobre arbitragens e o gol muito bem anulado no primeiro tempo pode ter trazido para o árbitro um peso enorme.
        Se é contra o Palmeiras tem que validar, mesmo sendo irregular!
        Registro também como motivo de piada a participação dos comentaristas da TV que transmitiu. Um nunca deve ter jogado bola na vida e outro sabemos da sua linhagem gambática.

        • Fábio P. R.

          Mais uma vez, concordo. Suas análises da arbitragem são cirúrgicas, sempre bem embasadas. Difícil seria discordar de vc.

  10. Arbitro = Qual a explicação lógica pra dar 5 minutos de acréscimo, sendo que no 2º tempo não houve nenhuma contusão, a maca não entrou nenhuma vez em campo, não houve cera, o jogo foi corrido o tempo todo com o Cruzeiro encurralando o Palmeiras dentro da sua própria área.
    Arbitro safado, mal intencionado, ficou desesperado no final do jogo pro Cruzeiro pelo menos empatar. As explicações pros 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa do Mundo, nos vivenciamos todo dia no CORRUPTO e FALIDO futebol Brasileiro!
    UMA VERGONHA !

    João Pedro não fará falta pois o Wendel é um ótimo marcador e vai ajudar o Lúcio que esta em fim de carreira pra não tomarmos mais dezenas de gols pelo lado direito da defesa.

    Pergunta do Post:-
    Marcio se você fosse eleito Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, tomando posse em 1º de Janeiro de 2.015, você renovaria o contrato do Wesley, pagando alguns milhões de dólares de LUVAS e salários de cerca de 350.000,00 por mês?

  11. Bom dia Marcio e Colegas Palmeirenses,

    Gostaria apenas de manifestar a minha opinião a respeito de algumas análises:

    1. Wesley: que piada esse rapaz. Como um jogador que se mostra completamente apático em todas as partidas consegue vestir a camisa de titular do Palmeiras? Sinceramente, espero que este seja um dos que não fiquem no elenco para a próxima temporada, pois demonstra nitidamente que não tem o menor interesse pelo sucesso do clube. Nota 1.

    2. Bruninho: você realmente acha que ele foi tão bem assim? Para mim, entrou nervoso e seus primeiros 03 toques na bola foram direto para os jogadores do Cruzeiro. Nota 4 para ele.

    3. Dorival Júnior: para mim, merece nota muito maior do que 6,5. Daria um 9. Foi muito inteligente para entender as limitações do nosso time e escolher as peças para um jogo muito difícil.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      As discordâncias nas notas são normais, já que cada um enxerga o futebol de uma maneira pessoal.

      É ótimo tê-lo de novo por aqui.

      Abs.

  12. PALESTRINO NATO

    Concordo contigo, ESTÁ RUIM, MAS ESTA BOM. Vou rezar prá ganharmos no sabado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>