BRASILEIRÃO/2014: POR QUE NÃO ACREDITAR?

Palmeiras pode, sim, brigar pelo 9º título do Campeonato Brasileiro e o 12º em nível nacional. Basta querer. 

Sempre digo que a diferença entre o jornalista e o torcedor é que aquele, mesmo quando apaixonado, não se permite perder a razão, e este, mesmo quando com razão, não se permite deixar de ser apaixonado. Daí que nem sempre o que escrevo neste site ser apoiado por você, amigo internauta, que a cada dia mais me orgulha com os seus acessos.

É o caso específico deste texto. Sei bem que, ao acabarem de lê-lo, muitos de vocês ficarão bravos comigo, outros me considerarão ingênuo e alguns, até, desconfiarão das minhas reais intenções. Mas de acordo com o juramento que fiz há mais de 25 anos, só posso escrever aquilo que acredito – e eu, de fato, acredito que o Palmeiras poderá brigar por mais um título em nível nacional (por sinal, se ele vier, será o de número 12).

Baseio minha opinião em dois aspectos – um relacionado ao nosso time e outros aos nossos adversários. No que diz respeito ao Verdão, não creio que nos falte muita coisa enquanto este elenco estiver mantido. Prass, Lúcio, Wesley, Valdivia, Leandro e Kardec formam, sim, uma ótima espinha dorsal e, quando juntos, já mostraram que podem render um ótimo futebol. Isso sem falar, claro, em boas opções no banco. Obviamente, quando e se um ou alguns desses jogadores deixarem o time, tal situação poderá mudar, mas isso já é um exercício de futurologia, e como vocês sabem, não ocupo este espaço para tratar de especulações, apenas de fatos.

Valdivia e Kardec: se eles estiverem bem, o Palmeiras estará melhor ainda

Já no tocante aos demais 19 participantes, sinceramente nenhum – repito: nenhum! – me dá medo. Reconheço que alguns, como Cruzeiro/MG, Atlético/MG e Grêmio/RS podem estar, neste momento, em um estágio superior ao nosso, mas daí a cravar, com certeza, que perderíamos uma disputa para um destes três é exagerar nas qualidades alheias. Todas as equipes do atual futebol brasileiro têm limitações, e não há por aqui o que sobra pela Europa – times que estão tão acima de seus oponentes que sequer são incomodados, ainda que levemente.

Mas há um terceiro ponto, também, que gostaria de ressaltar e que, talvez, seja até o mais importante: o torcedor palmeirense, exigente como poucos, espera ainda menos do atual time. Ou a campanha no Paulistão não surpreendeu a maioria de nós? Muitos podem dizer que ela de nada valeu, já que terminamos apenas em 3º lugar, mas sejamos sinceros: se tivéssemos tido apenas um pouquinho menos de falta de sorte e disputássemos o título, não poderíamos também nós termos superado o Santos/SP?

Sim, meus amigos, o palmeirense é, antes de tudo, um otimista, e eu não fujo à regra. Mas gostaria de lembrá-los de que exatamente um ano atrás, nas vésperas da primeira rodada do Brasileirão/2013, a torcida de um certo Palestra Itália não apostava um centavo no time que ela mesma qualificou de “catado”, e foi ele que levantou o caneco.

De repente, esta história pode se repetir com o outro Palestra Itália.

23 Responses to BRASILEIRÃO/2014: POR QUE NÃO ACREDITAR?

  1. PALESTRINO NATO

    Marcio … até que enfim alguem concorda comigo. Acredito que somente em 2015/16 teremos um time digno de grandes elogios, estilo academia ou parmalat (saudades). É necessário nosso Presidente abrir os olhos. Todo clube deve e é nosso centenário. PAULO NOBRE, no inferno esta cheio de bons Presidentes. É hora de vc pensar no Palmeiras … gaste um pouco, todo mundo o faz.

  2. Trevisan, o Jair está correto!

    esses jogadores que ele citou e o kleina covarde compromete muito o elenco e sempre estamos sendos eliminados.

    Segue o grande histórico do nosso treinador que é idêntico do bruno frango (série B não conta):

    - Rebaixamento no Brasileiro 2012;
    - Bi-eliminado VERGONHOSAMENTE no Paulista 2013 e 2014.
    - Eliminado VERGONHOSAMENTE na Copa do Brasil 2013.
    - Eliminado VERGONHOSAMENTE na Libertadores 2013.
    - Eliminado VERGONHOSAMENTE na Sul-Americana 2013.

    ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ATUTAR ESSAS VERGONHAS…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Francesco.

      Não disse que o Jair está errado. Só quis dizer que, já que optaram pela permanência de Kleina (do que fui contra, lembra-se?), temos de entender as suas limitações.

      E, sinceramente, em relação aos seus primeiros meses de trabalho, acho que ele tem melhorado.

      Forte abraço.

      • Trevisan, vai ser sempre assim…o kleina covard oscila muito e na hora do pega pra capar ele vai amarelar e eliminar o Verdão de novo…ex: colocando zagueiro como lateral direito e por ai vai..

        abraços

  3. Essa diretoria está me deixando com raiva, o Kardek louco pra ficar e os caras loucos pra perderem ele. Cansei… Não sei se vou apoiar esses caras mais não… muito burros.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Osni.

      O Kardec ficará. A menos que uma catástrofe aconteça, ele ficará.

      Quanto a apoiar ou não a diretoria, é uma outra história. De minha parte, não apoio diretoria nenhuma – só o Palmeiras.

      Abração.

  4. JOSÉ APARECIDO - MOGI DAS CRUZES

    É MARCIO, SONHAR TODOS NÓS SONHAMOS, MAS A PROBABILIDADE DE PESADELOS É GRANDE.

    • Márcio Trevisan

      Zé: também o era no início deste ano.
      E se não tivéssemos dado o enorme azar que demos, talvez até mesmo campeões teríamos sido.
      Vamos aguardar. E, claro, torcer.
      Abs.

  5. Marcio, A diretoria já está tratando de descaracterizar seu texto. Alan Kardec não deve renovar. Wesley ja foi colocado a venda e Valdivia vai depois da copa. E não deve vir reforços a altura, e nosso técnico se incumbirá de fazer o resto ruir. Miguel, Josimar e Felipe Menezes devem ocupar as vagas. Só para ilustrar, o time desenhado para estreia terá a lenta zaga com Lucio e Thiago Alves. Começou.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Vamos por partes:

      1 – A informação que tenho é que Kardec será adquirido em definitivo e que assinará por cinco anos.
      2 – Wesley está, sim, à venda, mas será difícil encontrar algum clube que aceite pagar por algo que poderá ter de graça dentro de oito meses.
      3 – Para que o Palmeiras negocie Valdivia, o Chile terá de realizar uma ótima Copa do Mundo, e ainda por cima o chileno ser algo que ainda não é – titular de sua seleção. Sei não, mas acho que dificilmente ambas as situações ocorrerão.

      Abs.

  6. Sobre o Gilson Kleina eu não quis comentar de inicio nada. Mas…
    Ontem saiu em diversos sites da Imprensa a afirmação dele que esta bom somente conseguir vaga na “BENDITA” Libertadores.
    Hoje o cidadão afirmou que esta tentando colocar na cabeça dos jogadores que devemos atingir um coeficiente de 60 % dos pontos possíveis.
    Façam as contas e vejam o que o Palmeiras consegue, em que posição vai ficar com 60 % dos pontos na tabela.
    A pá de cal, hoje no treino para o jogo com o Criciuma, Juninho Pampers na lateral titular, e …Bruno mão de alface no gol do time reserva.
    Gilson Kleina é um caso perdido pro futebol!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Se obtivermos 60% dos pontos que disputarmos, c=somaremos algo em torno de 68, 69 pontos.

      É o suficiente para que o Palmeiras se classifique à Libertadores/15.

      Mas concordo: Kleoina foi infeliz demais ao dizer que se contenta com a Libertadores. Creio que ele o tenha feito para tirar um pouco da pressão sobre os jogadores.

      Abs.

      • Fábio P. R.

        Será que ele nunca vai abandonar esse espírito de time pequeno? Fez igualzinho ao Estevão Soares, certa vez… Técnico assim não serve para um gigante do futebol.

  7. Infelizmente temos o pior treinador das 20 equipes que disputaram o Brasileiro 2014 por isso vamos lutar para não cair! ou se ocorrer um milagre buscar uma sul americana! Não pelo elenco, mas pelo treinador! abraços.

  8. Sorte do Cruzeiro que não tem o bruno frango no elenco. Senão meus amigos… já era…jamais teria sido campeão ano passado…. kkkkkkkkkkkkk

  9. Trevisan,

    Enquanto tivermos “profissionais” no elenco como: bruno frango (ISTO MESMO MINHA GENTE ESSE DESGRAÇADO ELIMINOU O PALMEIRAS DE NOVO) e kleina “covarde” nunca o Palmeiras vai ser campeão!!!!!

    pode esquecer! não criem ilusão!!!

    e te digo mais: se o bruno frango pintar em algum jogo da copa do brasil titular SEREMOS ELIMINADOS DE NOVO!

    como sempre o torcedor se f….

  10. Concordo que o Palmeiras completo não perde em qualidade para nenhum time. Mas contra o Ituano ficou provado que Valdivia, Alan Kardec e Fernando Prass fazem muita falta. Além disso alguns jogadores não mantém uma boa regularidade, casos de Wesley e Leandro, que para mim não jogaram nada contra o Ituano. Houve um boato que o goleiro do Ituano poderia vir para o Palmeiras, se for, seria um bom reserva do Fernando Prass. Faltam um bom centroavante na reserva e mais um bom armador para ser reserva do Valdivia, e é claro, um lateral direito.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Moisés.

      Para o lugar de Valdivia – ou para jogar ao lado dele – temos Bruno César e Mendieta, e assima acredito que estamos bem servidos. Nas demais posições citadas, concordo contigo: precisamos de reforços.

      Não acredito na contratação do goleiro do Vágner, goleiro do Ituano/SP, pois o clube tem Fábio e, também, Deola, que está emprestado.

      Obrigado pelo seu depoimento e seja bem-vindo ao nosso site.

      Abs.

  11. Eu tenho lamentado muito que num ano tão importante para o Palmeiras a diretoria tem aceitado ser apenas coadjuvante. A começar pela manutenção do pseudo técnico GK. E vamos ver quais outras kakas virão por aí, por exemplo, perder o Alan K, Wesley, etc.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Tadeu.

      Kardec deverá ficar, isso está quase definido.

      Já com Wesley a ideia é mesmo negociá-lo. Mas está difícil achar algum burro que o compre agora quando poderá tê-lo de graça em janeiro. Ou seja: se não quiser perder ainda mais dinheiro, o Palmeiras terá de renovar seu contrato.

      Abs.

  12. Estava aguardando muito esta matéria, bem como estou aguardando matéria idêntica de outros sites da mídia palestrina pra dar minha opinião:-
    1º) Com o time TITULAR em campo na maioria dos jogos do campeonato brasileiro, vamos disputar vaga na sul-americana, ficaremos entre 8º lugar e 15ºlugar.
    2º) Se houver uma TRAGÉDIA de alguns titulares se contundirem por período relativamente longo (Fernando Prass, Kardec, Lucio), ficaremos numa situação terrível, pois dependeremos do Bruno mão de alface, Miguel, Josimar, Felipe Menezes, jogadores absolutamente medíocres e queridinhos do Kleina. Nessa situação vamos suar sangue pra não “beijarmos a lona” e nocauteados irmos pela 3ª vez pra 2ª divisão.

    Marcio, abusando da sua paciência, eu gostaria de fazer algumas perguntas pra você que já foi Assessor de Imprensa do Palmeiras, e diferentemente de nós que não temos nenhum acesso as informações internas do clube, você pode dar uma luz sobre o que vou comentar e depois perguntar:-
    Lendo todos os comentários dos torcedores do Palmeiras sobre o elenco,tanto na Imprensa esportiva de São Paulo quanto em todos os sites da mídia Palestrina, existe quase que uma unanimidade sobre a falta de qualidade de alguns jogadores que compõem o elenco e que se forem escalados vão comprometer terrivelmente o desempenho da equipe em campo.
    Os mais citados de forma quase que unanime são:- Bruno mão de alface, Miguel, Felipe Menezes, Josimar.
    Perguntas:-
    Na sua opinião a quase unanimidade da torcida esta errada?
    A diretoria do Palmeiras não liga para o que pensa a torcida?
    A diretoria do Palmeiras não enxergue a falta de qualidade desses jogadores?
    É impossível negociar os piores jogadores de um elenco?
    Estarei torcendo pra que aconteça tudo que você esta esperando do Palmeiras no Campeonato Brasileiro e que eu esteja completamento equivocado na minha análise e o nosso amado Palmeiras seja o campeão.
    Um abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Vamos às suas respostas:

      Na sua opinião a quase unanimidade da torcida esta errada?
      R – Sim, mas isso é normal. Torcedor é apaixonado e quase nunca consegue enxergar uma situação com a clareza e a isenção necessárias.

      A diretoria do Palmeiras não liga para o que pensa a torcida?
      R – Não, não liga. O pensamento principal de Paulo Nobre é sanear ao máximo as finanças do clube até o fim do ano e tentar a reeleição para, no bienio 2015/2016, aí sim tentar voos mais altos e dignos da nossa história. Não concordo com isso, mas é assim que ele pensa.

      A diretoria do Palmeiras não enxergue a falta de qualidade desses jogadores?
      R – Até enxerga, mas se diz impedida de resolver todos os problemas. De qualquer forma, creio até que, no geral, conseguiram montar um bom grupo, ainda que precisemos de alguns reforços e que outros nomes, como estes que você citou, de fato deixem a desejar.

      É impossível negociar os piores jogadores de um elenco?
      R – Não, não é impossível. Mas é mai fácil vencer um Prass, um Valdivia ou um Leandro do que vender um Bruno ou um Felipe Menezes.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>