Verdão vai à cidade de Porto Alegre, encara dupla Gre-Nal e volta pra casa com mais uma taça na bagagem.
O ano de 1936 foi bastante positivo para o Palestra Itália. Além de ter voltado a conquistar o título estadual (feito que só obteria em maio do ano seguinte) nossa equipe faturou, também, o título de um torneio triangular disputado na cidade de Porto Alegre/RS e que contou com a participação do Internacional/RS e do Grêmio/RS.
A estréia palestrina se deu diante dos colorados, em jogo disputado no Estádio dos Eucaliptos e que terminou com a vitória palestrina por 2 a 1, gols de Luizinho Mesquita. Aquela foi, também, a primeira partida da história do confronto entre estas duas equipes. No compromisso seguinte, o Verdão encarou o Tricolor gaúcho na Baixada dos Moinhos de Vento e empatou por 1 a 1, gol do ponta-esquerda Mathias.
Na grande final, novamente tivemos pela frente o Internacional/RS mas, ao contrário do que acontecera no primeiro confronto entre ambos, daquela vez o alviverde se impôs e chegou à goleada por 3 a 0. O grande nome do jogo foi o centroavante Moacyr, autor de dois gols – o outro foi marcado pelo meia Rolando.
Confira os dados disponíveis da ficha técnica da histórica partida, que garantiu ao Palestra Itália a taça do Torneio de Porto Alegre/RS:
TORNEIO DE PORTO ALEGRE-RS/1936
ESTÁDIO TIMBAÚVA, EM PORTO ALEGRE/RS
ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA
PÚBLICO NÃO DIVULGADO
OCTAVIO MENEZES PÓVOA
MOACYR AOS 2, ROLANDO AOS 12 E MOACYR AOS 32 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO.
-
CARNERA
BEGLIOMINI
-
TUNGA
DULA
DEL NERO (LUCIANO)
-
LUIZINHO MESQUITA
LARA
MOACYR
ROLANDO
MATHIAS
TÉCNICO: MATTURIO FABBI